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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando a escrita de um Estatuto a partir da discussão de regras de convivência

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre planejamento de escrita de um estatuto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos o vídeo de Thiago de Mello, Estatutos do Homem, e, por meio de um áudio, as questões propostas no slide Introdução. Peça que os alunos as respondam rapidamente e coloquem suas respostas no grupo de WhatsApp da turma. Por fim, diga a eles que, na aula de hoje, irão planejar a escrita de um estatuto que contemple regras de convivência para ao ensino remoto.

Desenvolvimento
Em um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando um grupo de WhatsApp para que discutam as atividades em conjunto. Oriente que os grupos listem problemas de convivência no contexto de ensino remoto e possíveis regras de convivência para resolver esses problemas (para isso, peça que cada grupo crie um arquivo no Google Docs). Quando acabarem, peça que um integrante de cada grupo disponibilize a todos da turma o documento do Google Docs com a listagem criada, compartilhando os itens apontados pelos grupos. Peça que todos os alunos, de forma individual, leiam as regras criadas por todos os grupos e inicie, pelo whastApp, uma rápida discussão (por áudio ou mensagem de texto) para selecionar quais regras devem ir ao Estatuto de Convivência entre os alunos no ensino remoto. Se puder, faça essa discussão de forma síncrona, via Zoom ou Google Meet.

Fechamento
Para fechar a aula, peça, em um áudio, que os alunos registrem as regras em seus cadernos.

Convite às famílias
A família pode sugerir problemas recorrentes no ensino remoto, uma vez que muitos pais acompanham seus filhos nas atividades em casa.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA13

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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