15660
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo texto reivindicatório

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre produção de textos reinvidicatórios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciana Barros
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Produzindo texto reivindicatório

Finalidade da aula: Elaborar texto propositivo, a partir da análise de resultados da enquete, a ser apresentado à autoridade escolar. (Etapa de textualização, revisão e edição do texto)

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Propaganda política

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP22

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Folhas pautadas, material multimídia.

Informações sobre o gênero: Professor, nesta aula trabalharemos a produção de abaixo-assinado, que trata-se de um texto reivindicatório discursivo. Para saber mais sobre o gênero, leia aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade na expressão das reivindicações.

Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.


Código: LPO8_10SQA15

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas