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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo texto reivindicatório

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre produção de textos reinvidicatórios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).

Tema
Encaminhe o tema da aula aos alunos (pelo WhatsApp) e questione se estão satisfeitos com a estrutura e o funcionamento da escola e dos serviços do bairro. Pergunte se compreendem o significado da palavra reivindicar. Se houver necessidade, contextualize alguma situação do cotidiano em que tiveram de solicitar algo a alguém.

Introdução
Professor, compartilhe com os alunos o slide desta etapa (veja no plano original) e peça que reflitam um pouco sobre as indagações. Nesse momento eles não precisam se manifestar. Peça que elenquem algumas propostas de melhorias para a escola e anotem em seus cadernos.

Desenvolvimento
Solicite que os alunos socializem suas respostas às questões acima. A socialização pode ser por meio de mensagem escrita, áudio ou vídeo, no grupo da turma no WhatsApp. Analise com os alunos as respostas. Converse sobre a importância de se usar o destinatário correto e o meio apropriado para que se obtenha resultado positivo de uma reivindicação. Pergunte aos alunos se já aderiram a alguma reivindicação em redes sociais. Nesse momento relembre que, ao utilizar hashtags nas redes sociais, eles estão aderindo também a campanhas e/ou reivindicações. Então, mostre que com o abaixo-assinado acontece algo parecido, só que no lugar de utilizar o símbolo # as pessoas assinam o nome abaixo de um texto de reivindicação. Explique que o abaixo-assinado não requer melhorias pessoais/individuais, mas é utilizado para interesses coletivos. Professor, ao estudar com os alunos a estrutura do abaixo-assinado, explique cada uma das etapas. Atente para o uso adequado dos pronomes de tratamento na ocasião da escrita do vocativo. Esclareça que no corpo do texto devem constar claramente as reivindicações e a fundamentação que justifique sua solicitação. Para a área de assinaturas, explique que as linhas numeradas são importantes para uma contabilização mais hábil dos participantes. Esclareça ainda que em alguns abaixo-assinados são requeridos números de documentos como RG e CPF. Para esta etapa, sugerimos que você crie uma apresentação com PowerPoint narrado (veja como inserir narração em PowerPoint em Recursos Opcionais). Encaminhe a apresentação aos alunos, pelo WhatsApp.

Fechamento
Professor, para esta etapa os alunos utilizarão os dados da enquete que deverá ser feita antecipadamente, apontando para as necessidades de melhorias na escola. Proponha que a turma se divida em trios e que cada trio direcione uma solicitação de melhoria detectada na enquete realizada pelos alunos. Peça que cada trio elabore a estrutura de um abaixo-assinado a partir das orientações dadas no desenvolvimento da aula. Escolha dois trios para socializarem com a turma os textos elaborados. Seus textos poderão ser postados no grupo da turma. Peça que os alunos opinem sobre os textos dos colegas e, considerando as colocações, cada trio deve revisar seus textos e aprimorá-los.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser os primeiros leitores dos abaixo-assinados dos alunos, podendo assim pontuar o que compreenderam, se concordam ou não, se a escrita está de fácil entendimento, coerente etc.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_10SQA15

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.


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