15660
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo texto reivindicatório

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre produção de textos reinvidicatórios

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Folhas pautadas, material multimídia.

Informações sobre o gênero: Professor, nesta aula trabalharemos a produção de abaixo-assinado, que trata-se de um texto reivindicatório discursivo. Para saber mais sobre o gênero, leia aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade na expressão das reivindicações.

Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 04 minutos

Orientações:

  • Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles pensem se estão satisfeitos com a estrutura e o funcionamento da escola e dos serviços do bairro.
  • Pergunte se eles compreendem o significado da palavra reivindicar. Se houver necessidade, leia o significado da palavra para os alunos e contextualize com a turma sobre alguma situação do cotidiano em que eles tiveram de solicitar algo a alguém.
  • Anote algumas respostas no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Professor, leia as perguntas do slide para a turma e peça que eles reflitam um pouco sobre as indagações. Neste momento eles não precisam se manifestar.
  • Peça que eles elenquem, oralmente, algumas propostas de melhorias para a escola e anote algumas no quadro. Em seguida, refaça a primeira pergunta do slide para a turma e peça que eles respondam. Anote algumas respostas no quadro.
  • Passe para a segunda pergunta e também anote algumas respostas no quadro.
  • Em seguida, faça a terceira pergunta e anote algumas respostas no quadro.

Materiais complementares: material multimídia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Professor, com as anotações no quadro, analise com os alunos as respostas. Converse com a turma sobre a importância de se usar o destinatário correto e o meio apropriado para que se obtenha resultado positivo em uma reivindicação.
  • Pergunte aos alunos se eles já aderiram a alguma reivindicação em redes sociais. Provavelmente os alunos responderão que não. Neste momento, relembre aos alunos que aos utilizar hashtags nas redes sociais, eles estão aderindo também a campanhas e/ou reivindicações. Então, mostre que com o abaixo-assinado acontece parecido, só que no lugar de utlizar o símbolo #, as pessoas assinam seu nome abaixo de um texto de reivindicação.
  • Explique que o abaixo-assinado não requer melhorias pessoais/individuais, mas é utilizado para interesses coletivos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Professor, ao estudar com os alunos a estrutura do abaixo-assinado, explique cada uma das etapas.
  • Atente para o uso adequado dos pronomes de tratamento na ocasião da escrita do vocativo.
  • Esclareça que no corpo do texto devem constar claramente as reivindicações, bem como a fundamentação que justifique sua solicitação.
  • Para a área de assinaturas, explique que as linhas numeradas são importantes para a mais hábil contabilização dos participantes. Esclareça, ainda, que em alguns abaixo-assinados são requeridos números de documentos como RG e CPF.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Professor, para esta etapa, os alunos utilizarão dados de enquete que deverá ser feita antecipadamente para o levantamento de dados que apontem para as necessidades de melhorias na escola.
  • Proponha que a turma se divida em trios e para cada trio direcione uma solicitação de melhoria detectada na enquete realizada pelos alunos.
  • Peça que cada trio elabore a estrutura de um abaixo-assinado, a partir das orientações dadas no desenvolvimento da aula. Caso seja necessário, permita aos alunos que pesquisem (em seus celulares ou computadores da escola) os pronomes de tratamento adequados para a composição dos vocativos. Para esta etapa, disponibilize 8 minutos.
  • Escolha dois trios para socializar com a turma os textos elaborados. Peça que os alunos opinem sobre os textos dos colegas e, considerando as colocações, cada trio deve revisar seus textos e aprimorá-los.
  • Faça uma exposição dos textos na sala de aula.

Materiais complementares: folhas pautadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Folhas pautadas, material multimídia.

Informações sobre o gênero: Professor, nesta aula trabalharemos a produção de abaixo-assinado, que trata-se de um texto reivindicatório discursivo. Para saber mais sobre o gênero, leia aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade na expressão das reivindicações.

Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 04 minutos

Orientações:

  • Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles pensem se estão satisfeitos com a estrutura e o funcionamento da escola e dos serviços do bairro.
  • Pergunte se eles compreendem o significado da palavra reivindicar. Se houver necessidade, leia o significado da palavra para os alunos e contextualize com a turma sobre alguma situação do cotidiano em que eles tiveram de solicitar algo a alguém.
  • Anote algumas respostas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Professor, leia as perguntas do slide para a turma e peça que eles reflitam um pouco sobre as indagações. Neste momento eles não precisam se manifestar.
  • Peça que eles elenquem, oralmente, algumas propostas de melhorias para a escola e anote algumas no quadro. Em seguida, refaça a primeira pergunta do slide para a turma e peça que eles respondam. Anote algumas respostas no quadro.
  • Passe para a segunda pergunta e também anote algumas respostas no quadro.
  • Em seguida, faça a terceira pergunta e anote algumas respostas no quadro.

Materiais complementares: material multimídia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Professor, com as anotações no quadro, analise com os alunos as respostas. Converse com a turma sobre a importância de se usar o destinatário correto e o meio apropriado para que se obtenha resultado positivo em uma reivindicação.
  • Pergunte aos alunos se eles já aderiram a alguma reivindicação em redes sociais. Provavelmente os alunos responderão que não. Neste momento, relembre aos alunos que aos utilizar hashtags nas redes sociais, eles estão aderindo também a campanhas e/ou reivindicações. Então, mostre que com o abaixo-assinado acontece parecido, só que no lugar de utlizar o símbolo #, as pessoas assinam seu nome abaixo de um texto de reivindicação.
  • Explique que o abaixo-assinado não requer melhorias pessoais/individuais, mas é utilizado para interesses coletivos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Professor, ao estudar com os alunos a estrutura do abaixo-assinado, explique cada uma das etapas.
  • Atente para o uso adequado dos pronomes de tratamento na ocasião da escrita do vocativo.
  • Esclareça que no corpo do texto devem constar claramente as reivindicações, bem como a fundamentação que justifique sua solicitação.
  • Para a área de assinaturas, explique que as linhas numeradas são importantes para a mais hábil contabilização dos participantes. Esclareça, ainda, que em alguns abaixo-assinados são requeridos números de documentos como RG e CPF.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Professor, para esta etapa, os alunos utilizarão dados de enquete que deverá ser feita antecipadamente para o levantamento de dados que apontem para as necessidades de melhorias na escola.
  • Proponha que a turma se divida em trios e para cada trio direcione uma solicitação de melhoria detectada na enquete realizada pelos alunos.
  • Peça que cada trio elabore a estrutura de um abaixo-assinado, a partir das orientações dadas no desenvolvimento da aula. Caso seja necessário, permita aos alunos que pesquisem (em seus celulares ou computadores da escola) os pronomes de tratamento adequados para a composição dos vocativos. Para esta etapa, disponibilize 8 minutos.
  • Escolha dois trios para socializar com a turma os textos elaborados. Peça que os alunos opinem sobre os textos dos colegas e, considerando as colocações, cada trio deve revisar seus textos e aprimorá-los.
  • Faça uma exposição dos textos na sala de aula.

Materiais complementares: folhas pautadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano