15654
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Marcas temporais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Marcas temporais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que possibilitem aos alunos a realização das tarefas com autonomia;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui;
Formulários Google (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie através de WhatsApp ou e-mail uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade para os alunos. Realize a proposta da Introdução do plano original, enviando o texto pelo WhatsApp ou e-mail. Utilize as questões propostas na orientação da Introdução do plano para guiar a análise e solicite que os alunos respondam no caderno. Envie um áudio ou vídeo explicando a função de cada palavra destacada no texto e o que são marcadores temporais.

Desenvolvimento
Crie um Formulário Google com o texto e as questões propostas na atividade e compartilhe com os alunos, solicitando que leiam o texto e respondam às questões da atividade. Dê devolutivas aos alunos. Envie um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura do texto em voz alta e discute as respostas da atividade, exemplificando-as no texto.

Fechamento
Proponha aos alunos que, com base nas atividades realizadas, criem uma lista de marcadores temporais que pode utilizar na produção de textos narrativos. Solicite que enviem a lista pelo WhatsApp e crie uma lista única, enviando-a novamente aos alunos, ou crie um documento no Google Docs (tutorial disponível aqui) e compartilhe com os alunos para que insiram os marcadores temporais. Monitore e organize de modo que não haja palavras repetidas.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam o conto "A queda da casa de Usher" para os familiares e convidem-nos para brincarem de história na sequência: um membro da família começa a contar uma história, para em um ponto e passa a história para outro familiar continuá-la.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos e Geovana Achtschin Silva


Código: LPO5_20ATS01

(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas