15653
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão e articuladores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Coesão e articuladores

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.

Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz e folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Compreender como se usa as conjunções na produção textual.

Referências sobre o assunto:

AMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos. Ao utilizar corretamente esses elementos, o texto torna-se mais claro, facilitando o entendimento do leitor.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando aos alunos se já ouviram a frase: “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Converse sobre o gênero textual conto, estabelecendo quais são os conhecimentos prévios da turma. Faça perguntas como: “Você sabe o que é um conto? Como podemos diferenciar um conto de outro tipo de texto? Quais contos você conhece?”. Espera-se que os alunos digam que conto é uma narrativa literária que possui um conflito central, apresenta poucos personagens e, geralmente, utiliza verbos no passado (pretérito perfeito) para narrar fatos já acontecidos e terminados. Caso os alunos apresentem dificuldade em falar sobre as características gerais do conto, ajude-os.
  • Acrescente, ainda, que o conto é um gênero textual literário que narra um fato ou acontecimento, geralmente, fantasioso. Apresenta um narrador e tem começo, meio e fim.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre a imagem no slide e faça a leitura do trecho ao lado. Em seguida, pergunte: qual conto está representado na ilustração e no trecho? Espera-se que os alunos percebam que trata-se de “Chapeuzinho Vermelho”.
  • Peça que observem as palavras destacadas no texto: e, mas e por isso.
  • Pergunte qual é a função delas no texto. Espera-se que percebam que a conjunção e adiciona uma informação, mas exprime uma ressalva ou oposição e a locução por isso inicia uma conclusão.
  • Explique que, nesta aula, iremos analisar o uso das conjunções na produção de textos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura do trecho do conto “Chapeuzinho Vermelho”, na versão dos Irmãos Grimm, disponível em: SÃO PAULO. Irmãos Grimm. Secretaria de Educação. Ler e Escrever: Chapeuzinho Vermelho. 2010. pág. 88. Disponível em: <http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018.
  • Converse sobre a história fazendo perguntas: “Como a história inicia? O termo “Era uma vez” é usado, muitas vezes, em qual gênero literário? Você sabe como termina essa história?“. Espera-se que os alunos respondam que a história inicia com “Era uma vez”, indicando um tempo indefinido, típico dos contos de fadas. Quanto ao final da história, várias versões poderão ser citadas pelos alunos. Nesta versão, dos Irmãos Grimm, o caçador salva a avó e a Chapeuzinho.
  • Pergunte aos alunos se é possível perceber o uso de conjunções nesse conto. Explique que as conjunções são palavras invariáveis que ligam orações ou termos de uma oração, introduzindo uma relação de sentido entre eles.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em duplas, solicite que os alunos localizem, no texto, as seguintes conjunções: e, tão/quanto, senão, mas e quando.
  • Após localizarem, peça que observem com qual finalidade essas conjunções foram utilizadas no texto e registrem suas ideias no caderno.
  • Proponha uma exposição oral das duplas sobre a finalidade de cada conjunção. A conjunção e é utilizada para acrescentar ou adicionar uma informação a mais à oração. Tão/quanto são usados na mesma oração para fazer uma comparação. As conjunções mas e senão indicam exprimem oposição, contraste. Quando indica temporalidade.
  • Explique que as conjunções auxiliam na organização e na construção de sentidos do texto, estabelecendo relações de adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade, entre outras. Por isso, as conjunções são elementos articuladores do texto, que auxiliam na coesão textual, isto é, na harmonia e equilíbrio entre as partes do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos, coletivamente, criem um final para o conto “Chapeuzinho Vermelho”, que deverá ser registrado no quadro pelo professor e, no caderno, pelos alunos. Eles darão ideias, falarão frases e você será o escriba, fazendo as adaptações necessárias. Aproveite este momento para mostrar o uso adequado dos articuladores.
  • Peça que observem as sugestões de conjunções do slide anterior e que utilizem algumas delas na produção do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Destaque as conjunções que foram utilizadas na produção do final do conto “Chapeuzinho Vermelho” e converse sobre as ideias que expressam.
  • Conclua a aula com a questão do slide.
  • Elaborar junto com os alunos a resposta para a questão proposta e registrá-la no caderno. Espera-se que os alunos concluam que as conjunções são elementos importantes na construção do texto, pois funcionam como elos que conectam várias partes do texto. Elas funcionam como recursos articuladores que estabelecem relações de sentido entre essas partes. Quando se usa de forma incorreta esses conectores, o texto torna-se confuso e de difícil entendimento. As conjunções estabelecem relações como adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade, entre outras.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.

Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz e folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Compreender como se usa as conjunções na produção textual.

Referências sobre o assunto:

AMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos. Ao utilizar corretamente esses elementos, o texto torna-se mais claro, facilitando o entendimento do leitor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando aos alunos se já ouviram a frase: “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Converse sobre o gênero textual conto, estabelecendo quais são os conhecimentos prévios da turma. Faça perguntas como: “Você sabe o que é um conto? Como podemos diferenciar um conto de outro tipo de texto? Quais contos você conhece?”. Espera-se que os alunos digam que conto é uma narrativa literária que possui um conflito central, apresenta poucos personagens e, geralmente, utiliza verbos no passado (pretérito perfeito) para narrar fatos já acontecidos e terminados. Caso os alunos apresentem dificuldade em falar sobre as características gerais do conto, ajude-os.
  • Acrescente, ainda, que o conto é um gênero textual literário que narra um fato ou acontecimento, geralmente, fantasioso. Apresenta um narrador e tem começo, meio e fim.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre a imagem no slide e faça a leitura do trecho ao lado. Em seguida, pergunte: qual conto está representado na ilustração e no trecho? Espera-se que os alunos percebam que trata-se de “Chapeuzinho Vermelho”.
  • Peça que observem as palavras destacadas no texto: e, mas e por isso.
  • Pergunte qual é a função delas no texto. Espera-se que percebam que a conjunção e adiciona uma informação, mas exprime uma ressalva ou oposição e a locução por isso inicia uma conclusão.
  • Explique que, nesta aula, iremos analisar o uso das conjunções na produção de textos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura do trecho do conto “Chapeuzinho Vermelho”, na versão dos Irmãos Grimm, disponível em: SÃO PAULO. Irmãos Grimm. Secretaria de Educação. Ler e Escrever: Chapeuzinho Vermelho. 2010. pág. 88. Disponível em: <http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018.
  • Converse sobre a história fazendo perguntas: “Como a história inicia? O termo “Era uma vez” é usado, muitas vezes, em qual gênero literário? Você sabe como termina essa história?“. Espera-se que os alunos respondam que a história inicia com “Era uma vez”, indicando um tempo indefinido, típico dos contos de fadas. Quanto ao final da história, várias versões poderão ser citadas pelos alunos. Nesta versão, dos Irmãos Grimm, o caçador salva a avó e a Chapeuzinho.
  • Pergunte aos alunos se é possível perceber o uso de conjunções nesse conto. Explique que as conjunções são palavras invariáveis que ligam orações ou termos de uma oração, introduzindo uma relação de sentido entre eles.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em duplas, solicite que os alunos localizem, no texto, as seguintes conjunções: e, tão/quanto, senão, mas e quando.
  • Após localizarem, peça que observem com qual finalidade essas conjunções foram utilizadas no texto e registrem suas ideias no caderno.
  • Proponha uma exposição oral das duplas sobre a finalidade de cada conjunção. A conjunção e é utilizada para acrescentar ou adicionar uma informação a mais à oração. Tão/quanto são usados na mesma oração para fazer uma comparação. As conjunções mas e senão indicam exprimem oposição, contraste. Quando indica temporalidade.
  • Explique que as conjunções auxiliam na organização e na construção de sentidos do texto, estabelecendo relações de adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade, entre outras. Por isso, as conjunções são elementos articuladores do texto, que auxiliam na coesão textual, isto é, na harmonia e equilíbrio entre as partes do texto.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos, coletivamente, criem um final para o conto “Chapeuzinho Vermelho”, que deverá ser registrado no quadro pelo professor e, no caderno, pelos alunos. Eles darão ideias, falarão frases e você será o escriba, fazendo as adaptações necessárias. Aproveite este momento para mostrar o uso adequado dos articuladores.
  • Peça que observem as sugestões de conjunções do slide anterior e que utilizem algumas delas na produção do texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Destaque as conjunções que foram utilizadas na produção do final do conto “Chapeuzinho Vermelho” e converse sobre as ideias que expressam.
  • Conclua a aula com a questão do slide.
  • Elaborar junto com os alunos a resposta para a questão proposta e registrá-la no caderno. Espera-se que os alunos concluam que as conjunções são elementos importantes na construção do texto, pois funcionam como elos que conectam várias partes do texto. Elas funcionam como recursos articuladores que estabelecem relações de sentido entre essas partes. Quando se usa de forma incorreta esses conectores, o texto torna-se confuso e de difícil entendimento. As conjunções estabelecem relações como adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade, entre outras.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano