Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.
Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz e folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Compreender como se usa as conjunções na produção textual.
Referências sobre o assunto:
AMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos. Ao utilizar corretamente esses elementos, o texto torna-se mais claro, facilitando o entendimento do leitor.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula perguntando aos alunos se já ouviram a frase: “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Converse sobre o gênero textual conto, estabelecendo quais são os conhecimentos prévios da turma. Faça perguntas como: “Você sabe o que é um conto? Como podemos diferenciar um conto de outro tipo de texto? Quais contos você conhece?”. Espera-se que os alunos digam que conto é uma narrativa literária que possui um conflito central, apresenta poucos personagens e, geralmente, utiliza verbos no passado (pretérito perfeito) para narrar fatos já acontecidos e terminados. Caso os alunos apresentem dificuldade em falar sobre as características gerais do conto, ajude-os.
- Acrescente, ainda, que o conto é um gênero textual literário que narra um fato ou acontecimento, geralmente, fantasioso. Apresenta um narrador e tem começo, meio e fim.
Introdução
Orientações:
- Mostre a imagem no slide e faça a leitura do trecho ao lado. Em seguida, pergunte: qual conto está representado na ilustração e no trecho? Espera-se que os alunos percebam que trata-se de “Chapeuzinho Vermelho”.
- Peça que observem as palavras destacadas no texto: e, mas e por isso.
- Pergunte qual é a função delas no texto. Espera-se que percebam que a conjunção e adiciona uma informação, mas exprime uma ressalva ou oposição e a locução por isso inicia uma conclusão.
- Explique que, nesta aula, iremos analisar o uso das conjunções na produção de textos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Faça a leitura do trecho do conto “Chapeuzinho Vermelho”, na versão dos Irmãos Grimm, disponível em: SÃO PAULO. Irmãos Grimm. Secretaria de Educação. Ler e Escrever: Chapeuzinho Vermelho. 2010. pág. 88. Disponível em: <http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018.
- Converse sobre a história fazendo perguntas: “Como a história inicia? O termo “Era uma vez” é usado, muitas vezes, em qual gênero literário? Você sabe como termina essa história?“. Espera-se que os alunos respondam que a história inicia com “Era uma vez”, indicando um tempo indefinido, típico dos contos de fadas. Quanto ao final da história, várias versões poderão ser citadas pelos alunos. Nesta versão, dos Irmãos Grimm, o caçador salva a avó e a Chapeuzinho.
- Pergunte aos alunos se é possível perceber o uso de conjunções nesse conto. Explique que as conjunções são palavras invariáveis que ligam orações ou termos de uma oração, introduzindo uma relação de sentido entre eles.
Desenvolvimento
Orientações:
- Em duplas, solicite que os alunos localizem, no texto, as seguintes conjunções: e, tão/quanto, senão, mas e quando.
- Após localizarem, peça que observem com qual finalidade essas conjunções foram utilizadas no texto e registrem suas ideias no caderno.
- Proponha uma exposição oral das duplas sobre a finalidade de cada conjunção. A conjunção e é utilizada para acrescentar ou adicionar uma informação a mais à oração. Tão/quanto são usados na mesma oração para fazer uma comparação. As conjunções mas e senão indicam exprimem oposição, contraste. Quando indica temporalidade.
- Explique que as conjunções auxiliam na organização e na construção de sentidos do texto, estabelecendo relações de adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade, entre outras. Por isso, as conjunções são elementos articuladores do texto, que auxiliam na coesão textual, isto é, na harmonia e equilíbrio entre as partes do texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite que os alunos, coletivamente, criem um final para o conto “Chapeuzinho Vermelho”, que deverá ser registrado no quadro pelo professor e, no caderno, pelos alunos. Eles darão ideias, falarão frases e você será o escriba, fazendo as adaptações necessárias. Aproveite este momento para mostrar o uso adequado dos articuladores.
- Peça que observem as sugestões de conjunções do slide anterior e que utilizem algumas delas na produção do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Destaque as conjunções que foram utilizadas na produção do final do conto “Chapeuzinho Vermelho” e converse sobre as ideias que expressam.
- Conclua a aula com a questão do slide.
- Elaborar junto com os alunos a resposta para a questão proposta e registrá-la no caderno. Espera-se que os alunos concluam que as conjunções são elementos importantes na construção do texto, pois funcionam como elos que conectam várias partes do texto. Elas funcionam como recursos articuladores que estabelecem relações de sentido entre essas partes. Quando se usa de forma incorreta esses conectores, o texto torna-se confuso e de difícil entendimento. As conjunções estabelecem relações como adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade, entre outras.