15652
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão e articuladores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Coesão e articuladores

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.

Materiais necessários: Quadro de giz ou projetor e folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Perceber a função da conjunção no texto.

Referências sobre o assunto:

AMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos. Ao utilizar corretamente esses elementos, o texto torna-se mais claro, facilitando o entendimento do leitor.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando se alguém sabe a qual história pertence esse final. Espera-se que os alunos percebem por meio do trecho “despertada do longo sono de cem anos” que trata-se da história “A bela adormecida”.
  • Pergunte qual o sentido das palavras destacadas no texto.
  • Explique que a palavra logo, indica uma conclusão. A palavra e adiciona mais informações à frase. Diga que essas palavras são chamadas de conjunções e que possuem a função de ligar orações ou termos de uma oração, unindo palavras e/ou orações no texto, e ainda introduzindo diferentes sentidos, como por exemplo, adição, oposição, explicação, conclusão, finalidade etc.
  • Fale que, na aula, serão trabalhadas palavras como essas e qual função exercem no texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o trecho do texto “A Bela Adormecida”, disponível em: SÃO PAULO. Irmãos Grimm. Secretaria de Educação. Ler e Escrever: A bela adormecida. 2010. Disponível em: <http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018. Disponível também na atividade para impressão.
  • Solicite que realizem leitura silenciosa e, depois, leitura compartilhada do texto. Converse brevemente sobre essa versão do conto de fadas que, certamente, eles já devem conhecer. Geralmente, os contos de fada iniciam-se com a expressão “Era uma vez” e apresenta um final feliz. Além disso, possuem início, meio e fim bem delimitados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas e explique que as palavras que estão destacadas no texto são conjunções e que, assim como as palavras apresentadas no primeiro slide, apresentam a função de ligar orações ou termos de uma oração. Chamar a atenção dos alunos para o fato das conjunções serem um recurso articulador importante nas produções textuais.
  • Peça que as duplas analisem as conjunções apresentadas no conto e classifiquem-as de acordo com a sua função no texto: se dão ideia de adição, exprimem oposição, impõem uma condição ou se indicam temporalidade ou, ainda se indicam uma conclusão.
  • Exponha oralmente as conclusões a que as duplas chegaram, fazendo as intervenções necessárias. Espera-se que os alunos percebam que as conjunções e e nem dão ideia de adição, mas exprime oposição, porque precede uma explicação, se exprime condição, a palavra quando, tempo e a palavra assim é uma conjunção conclusiva. Dê outros exemplos de conjunções por meio de frases: ou, porém, todavia, contudo, pois, porque, portanto, logo, enquanto, caso, conforme, segundo,...Exemplos de frases: Caso a fada tivesse sido convidada, não teria jogado o feitiço na princesa. Quando o príncipe beijou a moça, ela acordou do sono de cem anos. A princesa só foi enfeitiçada porque a fada desejou vingança.
  • Convide os alunos a lerem novamente o final do conto apresentado no primeiro slide.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações:

  • Proponha que as duplas criem uma frase sobre o conto “A Bela Adormecida” usando pelo menos trê conjunções citadas. Dê alguns exemplos de frases: “A Bela Adormecida dormiu por cem anos, mas o príncipe a acordou e quando isso aconteceu, eles viveram felizes para sempre.”, “A fada madrinha não foi convidada para a festa porque faltava um prato de ouro. Portanto, ficou furiosa e castigou a princesa.”
  • Escolha com a turma a frase mais criativa e significativa, destacando o uso das conjunções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.

Materiais necessários: Quadro de giz ou projetor e folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Perceber a função da conjunção no texto.

Referências sobre o assunto:

AMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos. Ao utilizar corretamente esses elementos, o texto torna-se mais claro, facilitando o entendimento do leitor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando se alguém sabe a qual história pertence esse final. Espera-se que os alunos percebem por meio do trecho “despertada do longo sono de cem anos” que trata-se da história “A bela adormecida”.
  • Pergunte qual o sentido das palavras destacadas no texto.
  • Explique que a palavra logo, indica uma conclusão. A palavra e adiciona mais informações à frase. Diga que essas palavras são chamadas de conjunções e que possuem a função de ligar orações ou termos de uma oração, unindo palavras e/ou orações no texto, e ainda introduzindo diferentes sentidos, como por exemplo, adição, oposição, explicação, conclusão, finalidade etc.
  • Fale que, na aula, serão trabalhadas palavras como essas e qual função exercem no texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o trecho do texto “A Bela Adormecida”, disponível em: SÃO PAULO. Irmãos Grimm. Secretaria de Educação. Ler e Escrever: A bela adormecida. 2010. Disponível em: <http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018. Disponível também na atividade para impressão.
  • Solicite que realizem leitura silenciosa e, depois, leitura compartilhada do texto. Converse brevemente sobre essa versão do conto de fadas que, certamente, eles já devem conhecer. Geralmente, os contos de fada iniciam-se com a expressão “Era uma vez” e apresenta um final feliz. Além disso, possuem início, meio e fim bem delimitados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas e explique que as palavras que estão destacadas no texto são conjunções e que, assim como as palavras apresentadas no primeiro slide, apresentam a função de ligar orações ou termos de uma oração. Chamar a atenção dos alunos para o fato das conjunções serem um recurso articulador importante nas produções textuais.
  • Peça que as duplas analisem as conjunções apresentadas no conto e classifiquem-as de acordo com a sua função no texto: se dão ideia de adição, exprimem oposição, impõem uma condição ou se indicam temporalidade ou, ainda se indicam uma conclusão.
  • Exponha oralmente as conclusões a que as duplas chegaram, fazendo as intervenções necessárias. Espera-se que os alunos percebam que as conjunções e e nem dão ideia de adição, mas exprime oposição, porque precede uma explicação, se exprime condição, a palavra quando, tempo e a palavra assim é uma conjunção conclusiva. Dê outros exemplos de conjunções por meio de frases: ou, porém, todavia, contudo, pois, porque, portanto, logo, enquanto, caso, conforme, segundo,...Exemplos de frases: Caso a fada tivesse sido convidada, não teria jogado o feitiço na princesa. Quando o príncipe beijou a moça, ela acordou do sono de cem anos. A princesa só foi enfeitiçada porque a fada desejou vingança.
  • Convide os alunos a lerem novamente o final do conto apresentado no primeiro slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações:

  • Proponha que as duplas criem uma frase sobre o conto “A Bela Adormecida” usando pelo menos trê conjunções citadas. Dê alguns exemplos de frases: “A Bela Adormecida dormiu por cem anos, mas o príncipe a acordou e quando isso aconteceu, eles viveram felizes para sempre.”, “A fada madrinha não foi convidada para a festa porque faltava um prato de ouro. Portanto, ficou furiosa e castigou a princesa.”
  • Escolha com a turma a frase mais criativa e significativa, destacando o uso das conjunções.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano