Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.
Materiais necessários: Quadro de giz ou projetor e folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Perceber a função da conjunção no texto.
Referências sobre o assunto:
AMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos. Ao utilizar corretamente esses elementos, o texto torna-se mais claro, facilitando o entendimento do leitor.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Inicie a aula perguntando se alguém sabe a qual história pertence esse final. Espera-se que os alunos percebem por meio do trecho “despertada do longo sono de cem anos” que trata-se da história “A bela adormecida”.
- Pergunte qual o sentido das palavras destacadas no texto.
- Explique que a palavra logo, indica uma conclusão. A palavra e adiciona mais informações à frase. Diga que essas palavras são chamadas de conjunções e que possuem a função de ligar orações ou termos de uma oração, unindo palavras e/ou orações no texto, e ainda introduzindo diferentes sentidos, como por exemplo, adição, oposição, explicação, conclusão, finalidade etc.
- Fale que, na aula, serão trabalhadas palavras como essas e qual função exercem no texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente o trecho do texto “A Bela Adormecida”, disponível em: SÃO PAULO. Irmãos Grimm. Secretaria de Educação. Ler e Escrever: A bela adormecida. 2010. Disponível em: <http://rede.novaescolaclube.org.br/pdf/textos-ler-escrever.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018. Disponível também na atividade para impressão.
- Solicite que realizem leitura silenciosa e, depois, leitura compartilhada do texto. Converse brevemente sobre essa versão do conto de fadas que, certamente, eles já devem conhecer. Geralmente, os contos de fada iniciam-se com a expressão “Era uma vez” e apresenta um final feliz. Além disso, possuem início, meio e fim bem delimitados.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize os alunos em duplas e explique que as palavras que estão destacadas no texto são conjunções e que, assim como as palavras apresentadas no primeiro slide, apresentam a função de ligar orações ou termos de uma oração. Chamar a atenção dos alunos para o fato das conjunções serem um recurso articulador importante nas produções textuais.
- Peça que as duplas analisem as conjunções apresentadas no conto e classifiquem-as de acordo com a sua função no texto: se dão ideia de adição, exprimem oposição, impõem uma condição ou se indicam temporalidade ou, ainda se indicam uma conclusão.
- Exponha oralmente as conclusões a que as duplas chegaram, fazendo as intervenções necessárias. Espera-se que os alunos percebam que as conjunções e e nem dão ideia de adição, mas exprime oposição, porque precede uma explicação, se exprime condição, a palavra quando, tempo e a palavra assim é uma conjunção conclusiva. Dê outros exemplos de conjunções por meio de frases: ou, porém, todavia, contudo, pois, porque, portanto, logo, enquanto, caso, conforme, segundo,...Exemplos de frases: Caso a fada tivesse sido convidada, não teria jogado o feitiço na princesa. Quando o príncipe beijou a moça, ela acordou do sono de cem anos. A princesa só foi enfeitiçada porque a fada desejou vingança.
- Convide os alunos a lerem novamente o final do conto apresentado no primeiro slide.
Fechamento
Tempo sugerido:10 minutos
Orientações:
- Proponha que as duplas criem uma frase sobre o conto “A Bela Adormecida” usando pelo menos trê conjunções citadas. Dê alguns exemplos de frases: “A Bela Adormecida dormiu por cem anos, mas o príncipe a acordou e quando isso aconteceu, eles viveram felizes para sempre.”, “A fada madrinha não foi convidada para a festa porque faltava um prato de ouro. Portanto, ficou furiosa e castigou a princesa.”
- Escolha com a turma a frase mais criativa e significativa, destacando o uso das conjunções.