15651
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão e articuladores

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Coesão e articuladores

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.

Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, cartolina ou papel pardo.

Dificuldades antecipadas: Perceber a relação de sentido dos articuladores: tempo, causa, oposição, conclusão e comparação.

Referências sobre o assunto:

CAMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando os alunos se algum dia já tiveram e/ou guardaram um segredo de alguém. Peça que digam o que para eles significa a palavra segredo. Espera-se que os alunos falem que segredo é algo que nos é contado e que não se deve revelar para ninguém ou podem dizer também que só se conta para quem realmente confiamos.
  • Leia a afirmação apresentada no slide e pergunte se é possível entender a mensagem que ela traz, pois algumas palavras foram borradas. Explique que fardo significa algo difícil de suportar e, que, muitas vezes, é difícil guardar um segredo.
  • Desafie os alunos a descobrirem as palavras que estão faltando. Faça os registros das sugestões e, só depois, apresente o próximo slide com o trecho completo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Realize a leitura do trecho novamente e pergunte aos alunos se reconhecem as palavras que foram acrescentadas. Espera-se que eles percebam que surgiram, no e slide, as palavras: quando, mas, e, caso e ou.
  • Pergunte se agora ficou mais fácil entender o trecho e se eles concordam com o que a frase diz. Compare o texto com o slide anterior.
  • Explique que as palavras retiradas são articuladores de sentido e, que sem elas, o sentido fica incompleto e o trecho, sem coesão. São chamadas de conjunções e serão trabalhadas na aula de hoje. Retorne ao slide anterior e faça a comparação.
  • Conjunção é uma palavra invariável que liga as orações ou termos de uma oração. As conjunções podem ser coordenativas ou subordinativas. A conjunção coordenativa liga as orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira. Exemplos de conjunções coordenativas: e, mas porém, caso, segundo, etc. A conjunção subordinativa liga duas orações que se complementam uma à outra e faz que a segunda dependa da primeira. Exemplos de conjunções subordinativas: porque, pois, embora, ou, logo, portanto, etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o trecho do texto: SIDNEY, Abel. Conto ou não conto? Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2018. (texto disponível no slide e também em folhas impressas, disponível no material para impressão.)
  • Solicite que realizem a leitura silenciosa e depois a leitura compartilhada do texto.
  • Converse sobre o texto lido: “Quem será que está conversando? Qual será o segredo?”. Os alunos perceberão que a conversa acontece entre duas meninas, porém o segredo não é revelado.
  • Peça que localizem no texto, palavras como as que foram retiradas da frase anterior (quando, mas, e, caso, ou). Explique que essas palavras são chamadas de conjunções e que auxiliam na construção e na organização de sentidos do texto. A atividade deverá ser desenvolvida em duplas
  • Após conclusão da atividade pelas duplas, peça que exponham oralmente quais palavras eles destacaram no texto. Só depois dessa conversa, mostre o próximo slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique que as conjunções apresentadas no texto são as que estão em negrito e explique a função de cada uma delas. Mas: indica oposição, apresenta uma ideia contrária. Se: apresenta uma condição. E: dá ideia de adição, acrescenta mais uma informação. Tanto/quanto: faz uma comparação.
  • Peça que os alunos falem que outras conjunções poderiam substituir as usadas no texto sem modificar o significado. A conjunção mas poderia ser substituída por: porém, no entanto, entretanto, contudo. A conjunção se poderia ser substituída por caso. Tanto/quanto pode ser trocado por tal/qual.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para concluir a aula, proponha que, coletivamente, descubram qual é o segredo revelado no texto.
  • Apresente o trecho lacunado: “Minha mãe saiu para fazer compras e eu fiz um bolo. Eu quebrei dois ovos, misturei com a farinha de trigo e o açúcar. Não deu nada certo. Com medo, eu arrumei tudo, joguei o bolo fora e até hoje minha mãe não sabe de nada… Meu Deus, sua doida! Você teve coragem de fazer uma coisa dessas?! Tive. Se a minha mãe descobrir, eu não quero nem imaginar o que ela fará comigo!!! Posso ficar uma semana de castigo. Ou até mais...” Faça a leitura do texto e vá completando com as palavras que os alunos sugerirem.
  • Converse sobre a importância dessas palavras na construção do sentido texto.
  • Faça um registro coletivo das principais palavras que usamos para unir as ideias do texto, deixando-o coeso e coerente. Esse registro poderá ser feito no caderno com o título: Palavras que podem ajudar na produção de bons textos. Sugestões de conjunções que podem ser citadas: e, mas, porém, se, ou, quando, para, entretanto, enquanto, como, pois, porque, caso, logo, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer e utilizar os recursos articuladores de relação de sentido nas produções textuais.

Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, cartolina ou papel pardo.

Dificuldades antecipadas: Perceber a relação de sentido dos articuladores: tempo, causa, oposição, conclusão e comparação.

Referências sobre o assunto:

CAMARA JUNIOR, Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis: Vozes, 1986.

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

MACHADO, Nilson José. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008. (Educação linguística).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Informe que o tema da aula será o trabalho com os articuladores textuais que contribuem decisivamente tanto para a produção de textos coesos e coerentes quanto para o entendimento dos mesmos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula questionando os alunos se algum dia já tiveram e/ou guardaram um segredo de alguém. Peça que digam o que para eles significa a palavra segredo. Espera-se que os alunos falem que segredo é algo que nos é contado e que não se deve revelar para ninguém ou podem dizer também que só se conta para quem realmente confiamos.
  • Leia a afirmação apresentada no slide e pergunte se é possível entender a mensagem que ela traz, pois algumas palavras foram borradas. Explique que fardo significa algo difícil de suportar e, que, muitas vezes, é difícil guardar um segredo.
  • Desafie os alunos a descobrirem as palavras que estão faltando. Faça os registros das sugestões e, só depois, apresente o próximo slide com o trecho completo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Realize a leitura do trecho novamente e pergunte aos alunos se reconhecem as palavras que foram acrescentadas. Espera-se que eles percebam que surgiram, no e slide, as palavras: quando, mas, e, caso e ou.
  • Pergunte se agora ficou mais fácil entender o trecho e se eles concordam com o que a frase diz. Compare o texto com o slide anterior.
  • Explique que as palavras retiradas são articuladores de sentido e, que sem elas, o sentido fica incompleto e o trecho, sem coesão. São chamadas de conjunções e serão trabalhadas na aula de hoje. Retorne ao slide anterior e faça a comparação.
  • Conjunção é uma palavra invariável que liga as orações ou termos de uma oração. As conjunções podem ser coordenativas ou subordinativas. A conjunção coordenativa liga as orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira. Exemplos de conjunções coordenativas: e, mas porém, caso, segundo, etc. A conjunção subordinativa liga duas orações que se complementam uma à outra e faz que a segunda dependa da primeira. Exemplos de conjunções subordinativas: porque, pois, embora, ou, logo, portanto, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o trecho do texto: SIDNEY, Abel. Conto ou não conto? Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2018. (texto disponível no slide e também em folhas impressas, disponível no material para impressão.)
  • Solicite que realizem a leitura silenciosa e depois a leitura compartilhada do texto.
  • Converse sobre o texto lido: “Quem será que está conversando? Qual será o segredo?”. Os alunos perceberão que a conversa acontece entre duas meninas, porém o segredo não é revelado.
  • Peça que localizem no texto, palavras como as que foram retiradas da frase anterior (quando, mas, e, caso, ou). Explique que essas palavras são chamadas de conjunções e que auxiliam na construção e na organização de sentidos do texto. A atividade deverá ser desenvolvida em duplas
  • Após conclusão da atividade pelas duplas, peça que exponham oralmente quais palavras eles destacaram no texto. Só depois dessa conversa, mostre o próximo slide.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique que as conjunções apresentadas no texto são as que estão em negrito e explique a função de cada uma delas. Mas: indica oposição, apresenta uma ideia contrária. Se: apresenta uma condição. E: dá ideia de adição, acrescenta mais uma informação. Tanto/quanto: faz uma comparação.
  • Peça que os alunos falem que outras conjunções poderiam substituir as usadas no texto sem modificar o significado. A conjunção mas poderia ser substituída por: porém, no entanto, entretanto, contudo. A conjunção se poderia ser substituída por caso. Tanto/quanto pode ser trocado por tal/qual.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para concluir a aula, proponha que, coletivamente, descubram qual é o segredo revelado no texto.
  • Apresente o trecho lacunado: “Minha mãe saiu para fazer compras e eu fiz um bolo. Eu quebrei dois ovos, misturei com a farinha de trigo e o açúcar. Não deu nada certo. Com medo, eu arrumei tudo, joguei o bolo fora e até hoje minha mãe não sabe de nada… Meu Deus, sua doida! Você teve coragem de fazer uma coisa dessas?! Tive. Se a minha mãe descobrir, eu não quero nem imaginar o que ela fará comigo!!! Posso ficar uma semana de castigo. Ou até mais...” Faça a leitura do texto e vá completando com as palavras que os alunos sugerirem.
  • Converse sobre a importância dessas palavras na construção do sentido texto.
  • Faça um registro coletivo das principais palavras que usamos para unir as ideias do texto, deixando-o coeso e coerente. Esse registro poderá ser feito no caderno com o título: Palavras que podem ajudar na produção de bons textos. Sugestões de conjunções que podem ser citadas: e, mas, porém, se, ou, quando, para, entretanto, enquanto, como, pois, porque, caso, logo, etc.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano