15650
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Tempos verbais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Tempos verbais

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.

Materiais necessários: Folhas com o conto impresso e numerado.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento dos tempos verbais presente, passado e futuro.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

COSTA, Maria Luiza Monteiro Sales. O tempo nos verbos do português. São Paulo: Parábola editorial, 2005.

ROCHA, Ruth. Sobrou pra mim. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3229/sobrou-pra-mim. Acesso em 08 de dezembro de 2018, às 21:50

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos os objetivos da aula.
  • Investigue o conhecimento dos alunos acerca do verbo e os tempos verbais presente, pretérito perfeito e futuro do modo indicativo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o título do conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha. Questione os alunos a criarem oralmente hipóteses acerca do que será discorrido no enredo. Reforçe o conhecimento sobre o conto:
  • Algum de vocês já disse essa frase? Possível resposta: Sim.
  • O que essa frase significa? Possível resposta: Algumas pessoas aprontaram, fizeram algo de errado e somente uma teve que dar explicações.
  • A frase-título expressa uma ação em que tempo? Qual palavra indica essa ação? Possível resposta: Tempo passado, expressa pela forma verbal “sobrou”.
  • O título faz parte de um conto da autora Ruth Rocha. O que vocês sabem do gênero conto? Possível resposta: O conto é um gênero textual narrativo literário de curta duração que apresenta um só conflito e um número limitado de personagens
  • Vamos imaginar de que trata o conto? Possível resposta: Para a criação de hipóteses, as respostas serão pessoais.
  • Na opinião de vocês, qual a importância do verbo em um conto? Possível resposta: O verbo é muito importante porque ele traz para a narrativa muitas informações, como por exemplo: os acontecimentos, o tempo em que estes aconteceram e, ainda, se foi um ou mais personagens que participaram desses acontecimentos. (Caso os alunos apresentem dificuldade nessa questão, ajude-os a refletirem sobre a função dos verbos).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.

Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.

  • Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
  • Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
  • Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais, geralmente, não são usados para narrar fatos acontecidos e terminados no passado.

OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.

Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.

Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.

  • Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
  • Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
  • Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais representam um evento não concluído, sendo assim, incapaz de dar conta da narração.

OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.

Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.

Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.

  • Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
  • Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
  • Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais representam um evento não concluído, sendo assim, incapaz de dar conta da narração.

OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.

Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Segue as orientações do slide 6.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide com os verbos no pretérito perfeito.
  • Peça aos alunos que tentem construir uma das frases do texto no futuro do presente. Que impressões teriam a partir dessa mudança? Relembre-os de que o futuro do presente apresenta uma ação em um futuro bem próximo.
  • Em duplas, solicite que escrevam, em uma única frase, o que foi possível compreender a respeito dos tempos verbais no gênero conto. Em seguida, realize a leitura em voz alta e fixe os papéis no mural da sala. Espera-se que os alunos escrevam sobre o uso do pretérito perfeito nos contos, pois, geralmente são narrativas que acontecem no passado com fatos acabados, terminados.

Materiais complementares: Para acesso ao texto com o gabarito, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.

Materiais necessários: Folhas com o conto impresso e numerado.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento dos tempos verbais presente, passado e futuro.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

COSTA, Maria Luiza Monteiro Sales. O tempo nos verbos do português. São Paulo: Parábola editorial, 2005.

ROCHA, Ruth. Sobrou pra mim. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3229/sobrou-pra-mim. Acesso em 08 de dezembro de 2018, às 21:50

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos os objetivos da aula.
  • Investigue o conhecimento dos alunos acerca do verbo e os tempos verbais presente, pretérito perfeito e futuro do modo indicativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o título do conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha. Questione os alunos a criarem oralmente hipóteses acerca do que será discorrido no enredo. Reforçe o conhecimento sobre o conto:
  • Algum de vocês já disse essa frase? Possível resposta: Sim.
  • O que essa frase significa? Possível resposta: Algumas pessoas aprontaram, fizeram algo de errado e somente uma teve que dar explicações.
  • A frase-título expressa uma ação em que tempo? Qual palavra indica essa ação? Possível resposta: Tempo passado, expressa pela forma verbal “sobrou”.
  • O título faz parte de um conto da autora Ruth Rocha. O que vocês sabem do gênero conto? Possível resposta: O conto é um gênero textual narrativo literário de curta duração que apresenta um só conflito e um número limitado de personagens
  • Vamos imaginar de que trata o conto? Possível resposta: Para a criação de hipóteses, as respostas serão pessoais.
  • Na opinião de vocês, qual a importância do verbo em um conto? Possível resposta: O verbo é muito importante porque ele traz para a narrativa muitas informações, como por exemplo: os acontecimentos, o tempo em que estes aconteceram e, ainda, se foi um ou mais personagens que participaram desses acontecimentos. (Caso os alunos apresentem dificuldade nessa questão, ajude-os a refletirem sobre a função dos verbos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.

Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.

  • Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
  • Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
  • Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais, geralmente, não são usados para narrar fatos acontecidos e terminados no passado.

OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.

Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.

Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.

  • Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
  • Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
  • Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais representam um evento não concluído, sendo assim, incapaz de dar conta da narração.

OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.

Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.

Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.

  • Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
  • Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
  • Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais representam um evento não concluído, sendo assim, incapaz de dar conta da narração.

OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.

Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

Segue as orientações do slide 6.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide com os verbos no pretérito perfeito.
  • Peça aos alunos que tentem construir uma das frases do texto no futuro do presente. Que impressões teriam a partir dessa mudança? Relembre-os de que o futuro do presente apresenta uma ação em um futuro bem próximo.
  • Em duplas, solicite que escrevam, em uma única frase, o que foi possível compreender a respeito dos tempos verbais no gênero conto. Em seguida, realize a leitura em voz alta e fixe os papéis no mural da sala. Espera-se que os alunos escrevam sobre o uso do pretérito perfeito nos contos, pois, geralmente são narrativas que acontecem no passado com fatos acabados, terminados.

Materiais complementares: Para acesso ao texto com o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano