Atividade para impressão - Texto lacunado
Plano de Aula
Plano de aula: Tempos verbais
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Tempos verbais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.
Materiais necessários: Folhas com o conto impresso e numerado.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento dos tempos verbais presente, passado e futuro.
Referências sobre o assunto:
BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
COSTA, Maria Luiza Monteiro Sales. O tempo nos verbos do português. São Paulo: Parábola editorial, 2005.
ROCHA, Ruth. Sobrou pra mim. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3229/sobrou-pra-mim. Acesso em 08 de dezembro de 2018, às 21:50
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Compartilhe com os alunos os objetivos da aula.
- Investigue o conhecimento dos alunos acerca do verbo e os tempos verbais presente, pretérito perfeito e futuro do modo indicativo.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o título do conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha. Questione os alunos a criarem oralmente hipóteses acerca do que será discorrido no enredo. Reforce o conhecimento sobre o conto:
- Algum de vocês já disse essa frase? Possível resposta: Sim.
- O que essa frase significa? Possível resposta: Algumas pessoas aprontaram, fizeram algo de errado e somente uma teve que dar explicações.
- A frase-título expressa uma ação em que tempo? Qual palavra indica essa ação? Possível resposta: Tempo passado, expressa pela forma verbal “sobrou”.
- O título faz parte de um conto da autora Ruth Rocha. O que vocês sabem do gênero conto? Possível resposta: O conto é um gênero textual narrativo literário de curta duração que apresenta um só conflito e um número limitado de personagens
- Vamos imaginar de que trata o conto? Possível resposta: Para a criação de hipóteses, as respostas serão pessoais.
- Na opinião de vocês, qual a importância do verbo em um conto? Possível resposta: O verbo é muito importante porque ele traz para a narrativa muitas informações, como por exemplo: os acontecimentos, o tempo em que estes aconteceram e, ainda, se foi um ou mais personagens que participaram desses acontecimentos. (Caso os alunos apresentem dificuldade nessa questão, ajude-os a refletirem sobre a função dos verbos).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.
Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.
- Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
- Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
- Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais, geralmente, não são usados para narrar fatos acontecidos e terminados no passado.
OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.
Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.
Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.
- Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
- Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
- Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais representam um evento não concluído, sendo assim, incapaz de dar conta da narração.
OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.
Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua o conto Sobrou pra mim, de Ruth Rocha e peça que os alunos tentem ler, apesar das lacunas. O texto apresenta-se com ausência de alguns verbos para que os alunos preencham de acordo com os verbos do banco de palavras. Destaque que as palavras encontram-se no infinitivo, os alunos precisam flexionar para o tempo adequado.
Banco de palavras: 1. amarrar, 2. voar, 3. levar, 4. inventar, 5. amarrar, 6. ver, 7. chamar, 8. ver, 9. ligar, 10. olhar, 11. mexer, 12. deixar, 13. ver, 14. agarrar, 15. levar.
- Solicite que alguns alunos leiam o texto com as escolhas feitas. Promova a devida comparação e elabore perguntas a respeito do tempo verbal.
- Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador? Justifique. Resposta: Pretérito perfeito, pois ele tem esse nome por que representa um evento acabado, começado e encerrado no passado.
- Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto? Possível resposta: Esses tempos verbais representam um evento não concluído, sendo assim, incapaz de dar conta da narração.
OBS. O termo Light, usada no último parágrafo do slide, refere-se a uma empresa privada de geração e comercialização de energia elétrica que atua no estado do Rio de Janeiro.
Materiais complementares: Para acesso ao texto com o conto lacunado, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
Segue as orientações do slide 6.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Mostre o slide com os verbos no pretérito perfeito.
- Peça aos alunos que tentem construir uma das frases do texto no futuro do presente. Que impressões teriam a partir dessa mudança? Relembre-os de que o futuro do presente apresenta uma ação em um futuro bem próximo.
- Em duplas, solicite que escrevam, em uma única frase, o que foi possível compreender a respeito dos tempos verbais no gênero conto. Em seguida, realize a leitura em voz alta e fixe os papéis no mural da sala. Espera-se que os alunos escrevam sobre o uso do pretérito perfeito nos contos, pois, geralmente são narrativas que acontecem no passado com fatos acabados, terminados.
Materiais complementares: Para acesso ao texto com o gabarito, clique aqui.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que contribuam para a autonomia dos alunos na realização da atividades;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e envie pelo WhatsApp aos alunos. Inicie a orientação dizendo que eles farão atividades usando os tempos verbais e retome os conceitos de verbo e tempo verbal, trabalhados nas aulas anteriores. Fale ou escreva o título do conto “Sobrou pra mim”. Proponha as questões sugeridas na orientação da Introdução do plano de aula para que os alunos reflitam sobre o título e façam antecipações sobre o conteúdo do texto. Proponha aos alunos que reflitam sobre o verbo presente no título através das seguintes questões:
- Qual o verbo da frase “Sobrou pra mim”?
- Em qual tempo está o verbo?
Desenvolvimento
Envie aos alunos, pelo WhatsApp ou e-mail, a atividade com o texto lacunado. Proponha que tentem ler o conto “Sobrou pra mim”, de Ruth Rocha e, em seguida, utilizando as palavras do banco de dados, preencham as lacunas do texto de modo a dar sentido a ele (o texto pode ser impresso e enviado aos alunos, caso seja possível, ou você pode enviá-lo por e-mail ou WhatsApp e solicitar que os alunos copiem, ou ainda organizar o texto no Google Jamboard e enviar aos alunos, orientando-os a preenchê-lo com a caneta disponível na ferramenta). Explicite para os alunos que os verbos do banco de dados estão no infinitivo e que eles deverão fazer a flexão para o tempo verbal adequado ao texto. Dê um exemplo para que os alunos compreendam a finalidade da atividade. Proporcione um tempo para a realização da atividade e envie aos alunos um áudio ou vídeo em que você lê o texto em voz alta, solicitando que acompanhem também lendo o texto completado por eles e observando se preencheram corretamente as lacunas, corrigindo o que for necessário.
Fechamento
Proponha uma reflexão sobre tempo verbal enviando aos alunos as seguintes questões. Solicite que respondam no caderno:
- Que tempo verbal foi mais usado pelo narrador?
- Se tivesse usado o presente ou futuro faria alguma diferença no sentido do texto?
- Construa uma das frases do texto no futuro do presente. Que impressões teriam a partir dessa mudança? Relembre-os de que o futuro do presente apresenta uma ação em um futuro bem próximo.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o texto lacunado com os familiares e convidem-nos para completarem o texto juntos, falando para eles a escolha e a flexão do verbo para cada lacuna e pedindo a opinião sobre o sentido gerado pelo verbo escolhido.