Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.
Materiais necessários: Jornais impressos, cartelas do bingo, cartaz com notícia, saquinho para as pistas e pistas em papeletas.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento acerca do verbo.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Laiz B. de. Gramática: uso e interação. São Paulo: Saraiva, 2006.
KÖCHE, Vanilda Salton. MARINELLO, Adiane Fogali. BOFF, Odete Maria Brenetti. Estudo e produção de textos: gêneros textuais do relatar, narrar e descrever. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Distribua, preferencialmente,jornais locais para que os alunos manuseiem e possam escolher uma manchete. Explique o que é uma manchete: título em letras grandes localizada na capa (primeira folha) do jornal. Tem por objetivo chamar a atenção do leitor quanto às notícias do jornal. Geralmente expõem os fatos de maneira a suscitar a curiosidade utilizando letras coloridas e uma linguagem objetiva e, por vezes, incompleta - propositalmente.
- Apresente a frase do slide: Extra, extra! Eis que fez-se o verbo… Relacionar com a importância do verbo para o gênero jornalístico (aqui representado pelo chamamento “Extra, extra!”) - o verbo promove a descrição das ações relatadas pelos textos jornalísticos.
Materiais complementares: Jornais impressos em número suficiente para a turma.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente as seguintes manchetes para a turma: “Estudantes ocupam Colégio Dantes”/ Alunos invadem Colégio Dantes contra reorganização.” (manchete criada para fins didáticos/ situação fictícia).
- Quais situações elas apresentam? São iguais ou diferentes? Resposta: Estudantes/alunos instalam-se sem a devida autorização em uma escola para reivindicar algo, as duas manchetes apresentam a mesma ação, embora as manchetes induzam o leitor a interpretações diferentes.
- Quais palavras das manchetes indicam as ações praticadas? Resposta: ocupam e invadem.
- A qual classe morfológica essas palavras pertencem? Resposta: Verbos.
- A escolha dos verbos também pode despertar maior ou menor simpatia do público quanto à atitude dos estudantes? Explique sua resposta. Resposta: Sim, neste caso os verbos “ocupar e invadir” carregam interpretações mais (invadir) ou menos violenta (ocupar).
- Qual o tempo verbal selecionada para a manchete? Qual motivo da escolha? Resposta: Presente, para conferir atualidade ao fato, produzindo a impressão de que ele está acontecendo ou acabou de acontecer.
Introdução
Orientações:
- Sugira que escolham uma manchete de um dos jornais que foi visto no início da aula. Anote-a no quadro branco.
- Após a seleção do verbo, peça que transformem o verbo para o pretérito perfeito e o futuro do presente. Solicite-os que falem sobre os efeitos de sentido que os verbos causam no entendimento da manchete. Para isso, mostre a tabela do slide.
- Chame a atenção para o fato de que qualquer verbo regular - cujos radicais, vogais temáticas e desinências funcionam sem qualquer modificação dentro da conjugação. Suscite nos alunos algumas curiosidades na observação das desinências, como na primeira pessoa do plural do presente e pretérito perfeito -AMOS/-EMOS/_IMOS. O que vai diferir o sentido será o contexto.
- Treine com os verbos da manchete escolhida, colocando-os em situação de pretérito perfeito e futuro do pretérito. Apresente aos alunos a estrutura: radical+vogal temática+desinências.
5. Reforce que as escolhas de verbos de ação nas manchetes são para dinamizar os fatos e estimular o leitor. Encontram-se geralmente no presente do modo indicativo porque precisam repassar a noção de ação acontecida no momento da leitura, recente.
Introdução
Orientações:
Seguir orientações do slide 4.
- Neste slide, promover a comparação entre a 3ª. pessoa do plural do tempo pretérito perfeito e o futuro do presente, comparando o som e a grafia de ambas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o Bingo dos Verbos: distribua cartelas com alguns verbos conjugados em tempos verbais diferentes - passado, presente e futuro - do indicativo. Os verbos estarão conjugados em pessoas e números diferentes. O jogo funciona como um bingo normal, a não ser pela forma como será “cantada” as fichas. Deverá tirar de um saquinho a pista do verbo a ser marcado: verbo subir no presente do indicativo… quem estiver com a forma verbal correta, marca um X. A pista deverá ser colada em um cartaz, nas lacunas de uma notícia. Ganha quem marcar o X nas quatro palavras e estiver correto.
- Assim que o ganhador gritar Bingo! confira coletivamente verificando as possibilidades para que o texto mantenha o sentido original da notícia. Neste momento, é importante confirmar o sentido do tempo e modo verbal escolhido.
Materiais complementares: Cartaz com a notícia em lacunas, cartelas com os verbos - clique aqui; pistas para a “cantada” - clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Realize a leitura integral do texto no cartaz e confirme o gabarito.
- Peça que um aluno relate ao grupo a memória da aula, as atividades e o que aprendeu, como também as dúvidas.