15648
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Tempos verbais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Tempos verbais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que contribuam para a autonomia dos alunos na realização da atividades;
Texto para leitura, disponível aqui;
Videoaula disponível aqui.

Introdução
Envie aos alunos por áudio, vídeo ou mensagem de texto, uma orientação explicando as atividades. Inicie a aula falando que eles estudarão sobre tempo verbal e convide-os a refletirem sobre o tema. Diga algumas frases de acontecimentos da rotina dos estudantes, como, por exemplo: “Ana acordou, levantou da cama e escovou os dentes”; “Pedro está na escola e assiste à aula de Língua Portuguesa neste momento”; “Júlia estudará para a prova de Língua Portuguesa depois da aula, por isso, ela não brincará com sua prima hoje”. Solicite que os alunos escrevam as frases no caderno e oriente que localizem os verbos em cada uma, explicando o conceito de verbo e dizendo quais palavras das frases são verbos. Solicite que organizem os verbos das frases da seguinte forma:

Desenvolvimento
Envie uma videoaula sobre tempos verbais aos alunos e solicite que assistam e façam anotações no caderno para consultar quando for necessário. Envie, pelo WhatsApp ou por e-mail, a notícia Mundo das Guloseimas, e solicite aos alunos que leiam e destaquem os verbos do texto, copiando-os no caderno. Mostre a eles o modelo de linha do tempo disponível no terceiro slide do Desenvolvimento do plano de aula, solicite que o copiem no caderno e escrevam sob cada tempo verbal os verbos destacados.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem as aprendizagens sobre os tempos verbais a partir das seguintes questões:
     - Qual modo verbal é mais usado nessa notícia lida?
     - Quais tempos verbais são predominantes?
     - Qual seria a explicação para esse fato?

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem um familiar para lerem juntos a notícia Mundo das Guloseimas e procurarem os verbos presentes em outras notícias.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_17ATS01

(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas