Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.
Materiais necessários: Fotocópias da notícia Mundo das guloseimas; Cartaz da linha do tempo em papel peso 40; canetinhas coloridas.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do verbo.
Referências sobre o assunto:
BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
CAMPOS, Elísia Paixão. Por um ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone Editorial, 2014.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.
TAVARES, Maria Alice. O verbo no texto jornalístico. Working papers em Linguística. UFSC. n. 1. jul./dez. 1997. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/1490/1631. Acesso em 12/09/18
TUFANO, Douglas. Tira-dúvidas: Conjugação verbal. Parte integrante dos livros de 6º. a 9º. ano da coleção Gramática Fundamental. São Paulo: Moderna, 2013.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Distribua fotocópias da notícia “Mundo das guloseimas”, do site Guten News e peça que identifiquem dez verbos (o façam nos seus textos) destacando de lápis de cor. Chame a atenção para o fato da escolha do tempo verbal no gênero notícia e qual efeito de sentido ele proporciona. Verifique o verbo do lide e do corpo da notícia. Promova análise:
- O que é uma notícia? Possível resposta: Um gênero que apresenta fatos reais de uma comunidade.
- Quais a importância de verbos na notícia? Possível resposta: A notícia é o relato de uma série de fatos a partir de um fato mais importante[...] (LAGE apud TAVARES). Sendo assim, é necessário a presença de verbos de ação e de estado capazes de descrever os fatos na sua objetividade.
- Façamos a organização dos verbos destacados para descobrirmos qual tempo verbal predomina nas notícias?
Materiais complementares: Notícia fotocopiada. Para acesso à notícia Mundo das guloseimas, por Melissa Schröder / Edição de André Schröder.
https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/993/arte-deliciosa
Desenvolvimento
Orientações:
- Exponha a linha do tempo feita em papel peso 40 com pontos distantes um do outro e escrito acima do ponto: passado (pretérito)/presente/futuro.
- Em seguida, distribua abaixo de cada tempo os verbos circulados. Peça ajuda dos alunos, que eles ditem os verbos circulados. Pare ao preencher pelo menos três em cada tempo. Destaque que os tempos verbais definidos em uma notícia precisam deixar claro o tempo dos acontecimentos, pois convergem com o objetivo do gênero, a permanência e atualidade dos fatos.
- Com o uso de canetinhas coloridas, circule o radical dos verbos destacados - explique que os verbos possuem uma parte que se repetem em todas as flexões.
Exemplo: radical - vend (em)
- Apresente, usando canetinha de outra cor, a desinência modo-temporal e explique que esta parte do verbo se refere ao modo e tempo verbal.
Exemplo: estuda(RÁ)
5. Defina modo verbal: a forma como imaginamos a realização/concretização do evento que estamos descrevendo. No caso da notícia, há uma exigência de se exprimir ações como certas de acontecer, sem nenhuma dúvida; portanto, modo indicativo.
Materiais complementares: Notícia fotocopiada. Para acesso à notícia Mundo das guloseimas, por Melissa Schröder / Edição de André Schröder.
https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/993/arte-deliciosa
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Ainda fazendo uso da linha do tempo, pergunte aos alunos:
- Qual modo verbal é mais usado nessa notícia lida? Possível resposta: Os verbos no modo indicativo, pois tem que passar certeza no que expõe.
- Quais tempos verbais são predominantes? Possível resposta: Os verbos no presente e pretérito perfeito;
- Qual seria a explicação para esse fato? Possível resposta: Os verbos no presente podem indicar ações permanentes ou habituais, como tornar presente e dar vivacidade a fatos ocorridos no passado. Já no pretérito perfeito, o verbo expressa um fato ocorrido e totalmente acabado.
2. Peça que os alunos anotem as observações acerca do estudo dos tempos verbais.
Materiais complementares: Caderno de anotações.