15648
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Tempos verbais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Tempos verbais

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.

Materiais necessários: Fotocópias da notícia Mundo das guloseimas; Cartaz da linha do tempo em papel peso 40; canetinhas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do verbo.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

CAMPOS, Elísia Paixão. Por um ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.

TAVARES, Maria Alice. O verbo no texto jornalístico. Working papers em Linguística. UFSC. n. 1. jul./dez. 1997. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/1490/1631. Acesso em 12/09/18

TUFANO, Douglas. Tira-dúvidas: Conjugação verbal. Parte integrante dos livros de 6º. a 9º. ano da coleção Gramática Fundamental. São Paulo: Moderna, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Compartilhe a finalidade da aula para que os alunos possam colaborar e entender a proposta.
  • Questione os alunos acerca das atividades diárias que eles se envolveram/envolverão no dia da aula, do acordar até a hora de dormir. Anote algumas delas no quadro, para isso, pode ser escolhido o cotidiano de um aluno. Anote as ações no passado (pretérito), como por exemplo em “José acordou às sete da manhã, levantou e fez xixi…”; ações do presente, como em “Ele estuda e observa a professora na aula de português"; ações no futuro, como em “Também José jantará e fará as tarefas durante a noite.”
  • Questione a turma:
  • Quem praticou as ações do texto? Resposta: José (nome do aluno escolhido)
  • Quando foram praticadas as ações do agente (José)? Possível resposta: Durante o dia de hoje.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Junto com os alunos, revise o conceito de verbos. Aponte para as frases escritas no quadro e proponha aos alunos que descubram quais palavras podem ser modificadas de acordo com o tempo (passado, presente e futuro) aplicado? Caso necessário, defina “tempo verbal” como “quando” o evento a que nos referimos foi, é ou será concretizado. Exemplo: A palavra “acordei” pode ser modificada para “acordo” ou “acordarei”; já “café” independente da data - presente, passado ou futuro - permanece inalterada.
  • Pergunte aos alunos se conhecem as palavras destacadas e se sabem a qual classe morfológica (classe de palavras) elas pertencem - os verbos. Caso necessário, esclareça o que significa morfologia - definição dos tipos de palavras de uma língua, suas partes e classificações.
  • A partir das apresentações feitas acima, conduza o grupo a definir VERBO como a única palavra que pode ser modificada para expressar mudança em relação ao tempo. (FERRAREZI JUNIOR/2014, p. 14). Neste momento, anotar no caderno a definição de verbo para futuras consultas.
  • Apresente aos alunos como identificar os verbos fazendo testes de flexão. Faça alguns exemplos, pedindo que eles citem algumas palavras que sejam verbos ou substantivos. Casos como a palavra “casa” deve ser bem explicada - relações de sentido (ação de casar e a moradia, nome casa).
  • Aproveite para apresentar os modos verbais: a forma como imaginamos a realização/concretização do evento que estamos descrevendo. (FERRAREZI JUNIOR) - Indicativo: Exprime coisas que damos como “reais”, “certas de acontecer”, mesmo que estejam no futuro e ainda não tenham acontecido; Subjuntivo: Exprime coisas que damos apenas como “possíveis” ou “desejáveis” sobre as quais temos alguma “previsão” ou “esperança” de que aconteçam ou não;

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua fotocópias da notícia “Mundo das guloseimas”, do site Guten News e peça que identifiquem dez verbos (o façam nos seus textos) destacando de lápis de cor. Chame a atenção para o fato da escolha do tempo verbal no gênero notícia e qual efeito de sentido ele proporciona. Verifique o verbo do lide e do corpo da notícia. Promova análise:
  • O que é uma notícia? Possível resposta: Um gênero que apresenta fatos reais de uma comunidade.
  • Quais a importância de verbos na notícia? Possível resposta: A notícia é o relato de uma série de fatos a partir de um fato mais importante[...] (LAGE apud TAVARES). Sendo assim, é necessário a presença de verbos de ação e de estado capazes de descrever os fatos na sua objetividade.
  • Façamos a organização dos verbos destacados para descobrirmos qual tempo verbal predomina nas notícias?

Materiais complementares: Notícia fotocopiada. Para acesso à notícia Mundo das guloseimas, por Melissa Schröder / Edição de André Schröder.

https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/993/arte-deliciosa

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Siga as orientações do slide 4.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exponha a linha do tempo feita em papel peso 40 com pontos distantes um do outro e escrito acima do ponto: passado (pretérito)/presente/futuro.
  • Em seguida, distribua abaixo de cada tempo os verbos circulados. Peça ajuda dos alunos, que eles ditem os verbos circulados. Pare ao preencher pelo menos três em cada tempo. Destaque que os tempos verbais definidos em uma notícia precisam deixar claro o tempo dos acontecimentos, pois convergem com o objetivo do gênero, a permanência e atualidade dos fatos.
  • Com o uso de canetinhas coloridas, circule o radical dos verbos destacados - explique que os verbos possuem uma parte que se repetem em todas as flexões.

Exemplo: radical - vend (em)

  • Apresente, usando canetinha de outra cor, a desinência modo-temporal e explique que esta parte do verbo se refere ao modo e tempo verbal.

Exemplo: estuda(RÁ)

5. Defina modo verbal: a forma como imaginamos a realização/concretização do evento que estamos descrevendo. No caso da notícia, há uma exigência de se exprimir ações como certas de acontecer, sem nenhuma dúvida; portanto, modo indicativo.

Materiais complementares: Notícia fotocopiada. Para acesso à notícia Mundo das guloseimas, por Melissa Schröder / Edição de André Schröder.

https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/993/arte-deliciosa

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ainda fazendo uso da linha do tempo, pergunte aos alunos:
  • Qual modo verbal é mais usado nessa notícia lida? Possível resposta: Os verbos no modo indicativo, pois tem que passar certeza no que expõe.
  • Quais tempos verbais são predominantes? Possível resposta: Os verbos no presente e pretérito perfeito;
  • Qual seria a explicação para esse fato? Possível resposta: Os verbos no presente podem indicar ações permanentes ou habituais, como tornar presente e dar vivacidade a fatos ocorridos no passado. Já no pretérito perfeito, o verbo expressa um fato ocorrido e totalmente acabado.

2. Peça que os alunos anotem as observações acerca do estudo dos tempos verbais.

Materiais complementares: Caderno de anotações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer os morfemas constituintes da forma verbal presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo.

Materiais necessários: Fotocópias da notícia Mundo das guloseimas; Cartaz da linha do tempo em papel peso 40; canetinhas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do verbo.

Referências sobre o assunto:

BORTONI-RICARDO, Stella Maris… [et al.]. Por que a escola ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

CAMPOS, Elísia Paixão. Por um ensino de gramática: orientações didáticas e sugestões de atividades. Goiânia: Cânone Editorial, 2014.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.

TAVARES, Maria Alice. O verbo no texto jornalístico. Working papers em Linguística. UFSC. n. 1. jul./dez. 1997. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/viewFile/1490/1631. Acesso em 12/09/18

TUFANO, Douglas. Tira-dúvidas: Conjugação verbal. Parte integrante dos livros de 6º. a 9º. ano da coleção Gramática Fundamental. São Paulo: Moderna, 2013.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Compartilhe a finalidade da aula para que os alunos possam colaborar e entender a proposta.
  • Questione os alunos acerca das atividades diárias que eles se envolveram/envolverão no dia da aula, do acordar até a hora de dormir. Anote algumas delas no quadro, para isso, pode ser escolhido o cotidiano de um aluno. Anote as ações no passado (pretérito), como por exemplo em “José acordou às sete da manhã, levantou e fez xixi…”; ações do presente, como em “Ele estuda e observa a professora na aula de português"; ações no futuro, como em “Também José jantará e fará as tarefas durante a noite.”
  • Questione a turma:
  • Quem praticou as ações do texto? Resposta: José (nome do aluno escolhido)
  • Quando foram praticadas as ações do agente (José)? Possível resposta: Durante o dia de hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Junto com os alunos, revise o conceito de verbos. Aponte para as frases escritas no quadro e proponha aos alunos que descubram quais palavras podem ser modificadas de acordo com o tempo (passado, presente e futuro) aplicado? Caso necessário, defina “tempo verbal” como “quando” o evento a que nos referimos foi, é ou será concretizado. Exemplo: A palavra “acordei” pode ser modificada para “acordo” ou “acordarei”; já “café” independente da data - presente, passado ou futuro - permanece inalterada.
  • Pergunte aos alunos se conhecem as palavras destacadas e se sabem a qual classe morfológica (classe de palavras) elas pertencem - os verbos. Caso necessário, esclareça o que significa morfologia - definição dos tipos de palavras de uma língua, suas partes e classificações.
  • A partir das apresentações feitas acima, conduza o grupo a definir VERBO como a única palavra que pode ser modificada para expressar mudança em relação ao tempo. (FERRAREZI JUNIOR/2014, p. 14). Neste momento, anotar no caderno a definição de verbo para futuras consultas.
  • Apresente aos alunos como identificar os verbos fazendo testes de flexão. Faça alguns exemplos, pedindo que eles citem algumas palavras que sejam verbos ou substantivos. Casos como a palavra “casa” deve ser bem explicada - relações de sentido (ação de casar e a moradia, nome casa).
  • Aproveite para apresentar os modos verbais: a forma como imaginamos a realização/concretização do evento que estamos descrevendo. (FERRAREZI JUNIOR) - Indicativo: Exprime coisas que damos como “reais”, “certas de acontecer”, mesmo que estejam no futuro e ainda não tenham acontecido; Subjuntivo: Exprime coisas que damos apenas como “possíveis” ou “desejáveis” sobre as quais temos alguma “previsão” ou “esperança” de que aconteçam ou não;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Distribua fotocópias da notícia “Mundo das guloseimas”, do site Guten News e peça que identifiquem dez verbos (o façam nos seus textos) destacando de lápis de cor. Chame a atenção para o fato da escolha do tempo verbal no gênero notícia e qual efeito de sentido ele proporciona. Verifique o verbo do lide e do corpo da notícia. Promova análise:
  • O que é uma notícia? Possível resposta: Um gênero que apresenta fatos reais de uma comunidade.
  • Quais a importância de verbos na notícia? Possível resposta: A notícia é o relato de uma série de fatos a partir de um fato mais importante[...] (LAGE apud TAVARES). Sendo assim, é necessário a presença de verbos de ação e de estado capazes de descrever os fatos na sua objetividade.
  • Façamos a organização dos verbos destacados para descobrirmos qual tempo verbal predomina nas notícias?

Materiais complementares: Notícia fotocopiada. Para acesso à notícia Mundo das guloseimas, por Melissa Schröder / Edição de André Schröder.

https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/993/arte-deliciosa

Slide Plano Aula

Orientações:

Siga as orientações do slide 4.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exponha a linha do tempo feita em papel peso 40 com pontos distantes um do outro e escrito acima do ponto: passado (pretérito)/presente/futuro.
  • Em seguida, distribua abaixo de cada tempo os verbos circulados. Peça ajuda dos alunos, que eles ditem os verbos circulados. Pare ao preencher pelo menos três em cada tempo. Destaque que os tempos verbais definidos em uma notícia precisam deixar claro o tempo dos acontecimentos, pois convergem com o objetivo do gênero, a permanência e atualidade dos fatos.
  • Com o uso de canetinhas coloridas, circule o radical dos verbos destacados - explique que os verbos possuem uma parte que se repetem em todas as flexões.

Exemplo: radical - vend (em)

  • Apresente, usando canetinha de outra cor, a desinência modo-temporal e explique que esta parte do verbo se refere ao modo e tempo verbal.

Exemplo: estuda(RÁ)

5. Defina modo verbal: a forma como imaginamos a realização/concretização do evento que estamos descrevendo. No caso da notícia, há uma exigência de se exprimir ações como certas de acontecer, sem nenhuma dúvida; portanto, modo indicativo.

Materiais complementares: Notícia fotocopiada. Para acesso à notícia Mundo das guloseimas, por Melissa Schröder / Edição de André Schröder.

https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/993/arte-deliciosa

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ainda fazendo uso da linha do tempo, pergunte aos alunos:
  • Qual modo verbal é mais usado nessa notícia lida? Possível resposta: Os verbos no modo indicativo, pois tem que passar certeza no que expõe.
  • Quais tempos verbais são predominantes? Possível resposta: Os verbos no presente e pretérito perfeito;
  • Qual seria a explicação para esse fato? Possível resposta: Os verbos no presente podem indicar ações permanentes ou habituais, como tornar presente e dar vivacidade a fatos ocorridos no passado. Já no pretérito perfeito, o verbo expressa um fato ocorrido e totalmente acabado.

2. Peça que os alunos anotem as observações acerca do estudo dos tempos verbais.

Materiais complementares: Caderno de anotações.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano