Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade, orientações e devolutivas que deem aos alunos autonomia para resolver as tarefas;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: Flippity, ferramenta para criar o jogo (tutorial disponível aqui).
Introdução
Oriente os alunos através de áudio ou vídeo explicando a atividade, e envie pelo WhatsApp. Diga que eles devem convidar um familiar para jogarem juntos o jogo da forca. Solicite que os alunos façam 8 traços no caderno e explique que em cada traço deverá ser colocada uma letra. Explique para os alunos as regras do jogo da forca ou envie as regras escritas pelo WhatsApp. Envie a palavra ao aluno, junto com dicas sobre ela. Disponibilize um tempo para o jogo e envie aos alunos o seguinte questionamento: “Quais são as correspondências regulares e irregulares, entre grafema e fonema (som), que esta palavra possui?”. Solicite que escrevam a resposta no caderno. Outra opção para o jogo da forca é criá-lo através da ferramenta Flippity e enviar o link aos alunos.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o tabuleiro do jogo de trilha proposto no Desenvolvimento do plano de aula (caso seja possível, imprima o jogo na escola para que os familiares possam retirar ou, caso não seja possível, envie o modelo proposto na atividade para que os alunos façam a impressão, ou oriente-os a confeccionarem o fogo utilizando um pedaço de papelão e canetas coloridas). Disponibilize as regras do jogo para os alunos e proponha que convidem um familiar para jogarem juntos. Diga aos alunos para que enumerem pequenos pedaços de papel de 1 a 6, dobrem e coloquem em uma caixinha para sortear as casas, caso não tenham um dado. Diga que, a cada casa que chegarem, devem escrever as palavras no caderno. Oriente os alunos a usarem um dicionário impresso ou digital, caso tenham dificuldades com a escrita das palavras.
Fechamento
Proponha aos alunos que organizem as palavras em uma tabela com as correspondências sonoras regulares e irregulares, de acordo com o seguinte modelo:
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para participarem dos jogos propostos neste plano.