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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Vocabulário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Vocabulário

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a regularidade na escrita de palavras com correspondências fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas, além da escrita de palavras com correspondências irregulares.

Materiais necessários: Quadro, pincel, tabuleiros de palavras, dados, dicionários, folhas de papel ofício, listas, lápis, borrachas, cartolina, cola.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento dos sons de palavras com correspondências regulares e irregulares, bem como com a escrita destas palavras.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo um rápido Jogo da forca, escrevendo no quadro os traços do jogo.
  • Explique para os alunos que eles deverão desvendar qual é a palavra da brincadeira.
  • Diga aos alunos que a palavra é escrita com determinada letra, mas possui som de outra. A palavra será: Enxergar.
  • Oriente os alunos a dizerem, por vez, letras que eles acreditam compor a palavra.

(Deseja-se que os alunos percebam que toda sílaba, em português, possui uma vogal, acompanhada ou não de uma semivogal. Desse modo, em jogos de adivinhação como o da forca, eles devem começar a adivinhar a palavra citando, primeiramente, as vogais. Caso não percebam, explique para eles).

  • Ao final, pergunte para os alunos:
  • Quais são as correspondências regulares e irregulares, entre grafema e fonema (som), que esta palavra possui?

(Espera-se que os alunos respondam que as correspondências presentes na palavra são "n" como sinal de nasalização e "x" com som de /ch/).

Materiais complementares: A resolução da atividade está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em cinco grupos e distribua, para cada um deles, um tabuleiro de palavras, além de dicionários. O tabuleiro será o mesmo para cada grupo e eles deverão identificar as letras que estão faltando nas palavras de cada casa do jogo.
  • Explique que o jogo acontecerá da seguinte maneira: Cada grupo terá um dado e cada aluno o jogará para avançar no tabuleiro. Cada casa do tabuleiro terá palavras com correspondências regulares e irregulares, no entanto, as palavras estarão com letras ausentes. Os alunos só poderão avançar no jogo se preencherem corretamente as palavras. Cada grupo terá um aluno designado como escriba, para listar as respostas dadas por cada integrante do grupo, ou seja, este aluno escreverá as palavras já com as letras indicadas pelos jogadores.
  • Ressalte que, por conta do tempo, o jogo terá, apenas, uma rodada. O tabuleiro terá vinte e duas casas, incluindo a casa de largada e a de chegada.
  • Caso os alunos tenham dificuldades com a escrita das palavras, oriente-os a utilizarem o dicionário.
  • As palavras usadas no jogo serão:
  • "Conhecime_to" (Conhecimento), "e_altar" (exaltar), "e_ecutar" (executar), "fra_e" (frase), "me_er" (mexer), "leva_tar" (levantar), "e_ame" (exame), "está_io" (estágio), "preci_ar" (precisar), "fei_e" (feixe), "sí_bolo" (símbolo), "ê_ito" (êxito), "_ustificar" (justificar), "pesqui_a" (pesquisa), "dei_ar" (deixar), "leva_tame_to" (levantamento), "e_ercer" (exercer), "via_em" (viagem - nome/substantivo), "ba_e" (base), "ta_ar" (taxar).
  • O modelo do tabuleiro e a resolução da atividade estão disponíveis em material complementar.
  • Ao final, recolha as listas dos grupos e verifique a escrita das palavras no quadro, corrigindo-as e explicando, quando necessário.

Materiais complementares: O modelo para o tabuleiro está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula pedindo que os grupos organizem as palavras do jogo, de acordo com as correspondências "n" e "m" como sinal de nasalização, "x" com som de /z/, "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/.
  • Elenque cada grupo com uma correspondência e peça que eles escrevam, em uma folha de papel ofício, o cabeçalho com o título da correspondência e as palavras trabalhadas na atividade anterior, que apresentam a correspondência determinada para o grupo.
  • Ao final, peça que os alunos colem as folhas em uma cartolina.
  • Anexe a cartolina em um local visível para os alunos.

Materiais complementares: A resolução da atividade está disponível neste link.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a regularidade na escrita de palavras com correspondências fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas, além da escrita de palavras com correspondências irregulares.

Materiais necessários: Quadro, pincel, tabuleiros de palavras, dados, dicionários, folhas de papel ofício, listas, lápis, borrachas, cartolina, cola.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento dos sons de palavras com correspondências regulares e irregulares, bem como com a escrita destas palavras.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo um rápido Jogo da forca, escrevendo no quadro os traços do jogo.
  • Explique para os alunos que eles deverão desvendar qual é a palavra da brincadeira.
  • Diga aos alunos que a palavra é escrita com determinada letra, mas possui som de outra. A palavra será: Enxergar.
  • Oriente os alunos a dizerem, por vez, letras que eles acreditam compor a palavra.

(Deseja-se que os alunos percebam que toda sílaba, em português, possui uma vogal, acompanhada ou não de uma semivogal. Desse modo, em jogos de adivinhação como o da forca, eles devem começar a adivinhar a palavra citando, primeiramente, as vogais. Caso não percebam, explique para eles).

  • Ao final, pergunte para os alunos:
  • Quais são as correspondências regulares e irregulares, entre grafema e fonema (som), que esta palavra possui?

(Espera-se que os alunos respondam que as correspondências presentes na palavra são "n" como sinal de nasalização e "x" com som de /ch/).

Materiais complementares: A resolução da atividade está disponível neste link.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em cinco grupos e distribua, para cada um deles, um tabuleiro de palavras, além de dicionários. O tabuleiro será o mesmo para cada grupo e eles deverão identificar as letras que estão faltando nas palavras de cada casa do jogo.
  • Explique que o jogo acontecerá da seguinte maneira: Cada grupo terá um dado e cada aluno o jogará para avançar no tabuleiro. Cada casa do tabuleiro terá palavras com correspondências regulares e irregulares, no entanto, as palavras estarão com letras ausentes. Os alunos só poderão avançar no jogo se preencherem corretamente as palavras. Cada grupo terá um aluno designado como escriba, para listar as respostas dadas por cada integrante do grupo, ou seja, este aluno escreverá as palavras já com as letras indicadas pelos jogadores.
  • Ressalte que, por conta do tempo, o jogo terá, apenas, uma rodada. O tabuleiro terá vinte e duas casas, incluindo a casa de largada e a de chegada.
  • Caso os alunos tenham dificuldades com a escrita das palavras, oriente-os a utilizarem o dicionário.
  • As palavras usadas no jogo serão:
  • "Conhecime_to" (Conhecimento), "e_altar" (exaltar), "e_ecutar" (executar), "fra_e" (frase), "me_er" (mexer), "leva_tar" (levantar), "e_ame" (exame), "está_io" (estágio), "preci_ar" (precisar), "fei_e" (feixe), "sí_bolo" (símbolo), "ê_ito" (êxito), "_ustificar" (justificar), "pesqui_a" (pesquisa), "dei_ar" (deixar), "leva_tame_to" (levantamento), "e_ercer" (exercer), "via_em" (viagem - nome/substantivo), "ba_e" (base), "ta_ar" (taxar).
  • O modelo do tabuleiro e a resolução da atividade estão disponíveis em material complementar.
  • Ao final, recolha as listas dos grupos e verifique a escrita das palavras no quadro, corrigindo-as e explicando, quando necessário.

Materiais complementares: O modelo para o tabuleiro está disponível neste link.

A resolução da atividade está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula pedindo que os grupos organizem as palavras do jogo, de acordo com as correspondências "n" e "m" como sinal de nasalização, "x" com som de /z/, "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/.
  • Elenque cada grupo com uma correspondência e peça que eles escrevam, em uma folha de papel ofício, o cabeçalho com o título da correspondência e as palavras trabalhadas na atividade anterior, que apresentam a correspondência determinada para o grupo.
  • Ao final, peça que os alunos colem as folhas em uma cartolina.
  • Anexe a cartolina em um local visível para os alunos.

Materiais complementares: A resolução da atividade está disponível neste link.

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