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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Vocabulário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Vocabulário

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a regularidade na escrita de palavras com correspondências fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas, além da escrita de palavras com correspondências irregulares.

Materiais necessários: Palavras com correspondências regulares e irregulares, quadro, pincel, roleta de palavras, dicionários, folhas de papel, listas, lápis, borrachas, pedaços de papel, envelopes, fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades com a identificação do som de palavras com correspondências regulares e irregulares, bem como com a escrita destas palavras.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Comece a aula ditando para os alunos nove palavras, que serão: Impressão, comparar, exercitar, generalizar, conclusão, xerox, jeito, corrijam, exercício.
  • Em seguida, escreva no quadro cinco colunas, com os seguintes títulos: "N" e "m" como sinal de nasalização, "x" com som de /z/, "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/.
  • Peça que nove alunos escrevam as palavras no quadro, de acordo com os títulos das colunas.
  • Depois, pergunte para eles:
  • Como podemos distribuir essas palavras de acordo com as suas correspondências regulares e irregulares?

(Espera-se que os alunos escrevam cada palavra na coluna adequada, observando as correspondências regulares e irregulares entre grafema e fonema presentes nas palavras).

  • Junto com os alunos, revise a grafia das palavras, verificando se os escribas distribuíram-nas nas colunas adequadas.

Materiais complementares: A resolução da atividade está disponível neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em cinco grupos e explique para eles que será realizado um jogo chamado Roleta de palavras.
  • Entregue para cada grupo uma roleta, que conterá dez palavras com correspondências regulares e irregulares. Dessas dez palavras, cinco estarão com as hipóteses de escrita incorretas. As roletas entregues para os grupos serão as mesmas e o jogo terá duas rodadas.
  • Explique para os grupos que o jogo funcionará da seguinte maneira: Os alunos dos grupos, por vez, deverão girar a roleta e esperar o movimento cessar por completo. Em seguida, deverão ler a palavra sorteada e dizer se a hipótese de escrita está correta ou incorreta. Cada grupo receberá uma folha de papel, na qual cada um deverá escrever a palavra sorteada, formando uma lista. Se a hipótese de escrita da palavra estiver correta, o aluno deverá escrevê-la da forma como está na roleta; caso não esteja, o aluno deverá corrigi-la e reescrevê-la. As palavras serão:
  • Compor, exame, arranjar, pesquisar, caixa, lembrar, executar, gestão, quase, faixa.
  • As palavras com as hipóteses de escrita incorretas serão: "Conpor" (compor), "pesquizar" (pesquisar), "caicha" (caixa), "ezecutar" (executar), "jestão" (gestão).
  • Diga à turma que o grupo ganhador será aquele que obtiver mais acertos. Cada acerto valerá três pontos e cada erro tirará um ponto.
  • Entregue dicionários para os alunos, caso demonstrem dificuldades na escrita correta das palavras.
  • Ao final da atividade, recolha as listas dos grupos, verifique a pontuação de cada um deles no quadro e corrija as palavras, quando necessário. O modelo para a roleta está disponível em material complementar.
  • Durante a correção das palavras, pergunte para os alunos:
  • Por que essa palavra está com a hipótese de escrita incorreta?

(Espera-se que eles apontem que as palavras "conpor" (compor), "pesquizar" (pesquisar), "caicha" (caixa), "ezecutar" (executar) e "jestão" (gestão) estão com as hipóteses de escrita incorretas, porque "conpor" deve ser escrita com "m" antes do "p" e, nesta palavra, o "m" possui som nasal, a palavra "caicha" deve ser escrita com "x", a palavra "ezecutar" deve ser escrita com "x", mesmo tendo som de /z/ e a palavra "jestão" deve ser escrita com "g").

  • Como vocês identificaram as palavras com as hipóteses de escrita corretas e incorretas?

(Deseja-se que os alunos respondam que foi percebido que as palavras "conpor" (compor), "pesquizar" (pesquisar), "caicha" (caixa), "ezecutar" (executar) e "jestão" (gestão) estavam com as hipóteses de escrita incorretas, tendo em vista que apresentam correspondências regulares e irregulares entre o som (fonema) e a escrita (grafema). Espera-se, também, que os alunos falem sobre as dificuldades encontradas e/ou façam uso do dicionário para grafar corretamente as palavras.

Materiais complementares: O modelo para a roleta de palavras está disponível neste link.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula pedindo que os alunos organizem, dentro de cinco envelopes, as palavras trabalhadas na roleta, de acordo com as correspondências estudadas, que foram: "N" e "m" como sinal de nasalização, "x" com som de /z/, "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/.
  • Escreva, no verso de cada envelope, as correspondências citadas anteriormente e, em seguida, anexe os envelopes no quadro.
  • Distribua pequenos pedaços de papel para que os alunos escrevam as palavras. A resolução da atividade está disponível em material complementar.
  • Ao final, retire alguns papéis dos envelopes, leia algumas palavras e pergunte para os alunos se eles concordam com a postagem das palavras.

(Deseja-se que, a essa altura, os alunos tenham poucas dificuldades em distribuir as palavras nos envelopes e, ainda, que reconheçam as correspondências regulares e irregulares entre fonemas e grafemas trabalhadas nessa aula).

Materiais complementares: A resolução da atividade está disponível neste link.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a regularidade na escrita de palavras com correspondências fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas, além da escrita de palavras com correspondências irregulares.

Materiais necessários: Palavras com correspondências regulares e irregulares, quadro, pincel, roleta de palavras, dicionários, folhas de papel, listas, lápis, borrachas, pedaços de papel, envelopes, fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades com a identificação do som de palavras com correspondências regulares e irregulares, bem como com a escrita destas palavras.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Comece a aula ditando para os alunos nove palavras, que serão: Impressão, comparar, exercitar, generalizar, conclusão, xerox, jeito, corrijam, exercício.
  • Em seguida, escreva no quadro cinco colunas, com os seguintes títulos: "N" e "m" como sinal de nasalização, "x" com som de /z/, "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/.
  • Peça que nove alunos escrevam as palavras no quadro, de acordo com os títulos das colunas.
  • Depois, pergunte para eles:
  • Como podemos distribuir essas palavras de acordo com as suas correspondências regulares e irregulares?

(Espera-se que os alunos escrevam cada palavra na coluna adequada, observando as correspondências regulares e irregulares entre grafema e fonema presentes nas palavras).

  • Junto com os alunos, revise a grafia das palavras, verificando se os escribas distribuíram-nas nas colunas adequadas.

Materiais complementares: A resolução da atividade está disponível neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em cinco grupos e explique para eles que será realizado um jogo chamado Roleta de palavras.
  • Entregue para cada grupo uma roleta, que conterá dez palavras com correspondências regulares e irregulares. Dessas dez palavras, cinco estarão com as hipóteses de escrita incorretas. As roletas entregues para os grupos serão as mesmas e o jogo terá duas rodadas.
  • Explique para os grupos que o jogo funcionará da seguinte maneira: Os alunos dos grupos, por vez, deverão girar a roleta e esperar o movimento cessar por completo. Em seguida, deverão ler a palavra sorteada e dizer se a hipótese de escrita está correta ou incorreta. Cada grupo receberá uma folha de papel, na qual cada um deverá escrever a palavra sorteada, formando uma lista. Se a hipótese de escrita da palavra estiver correta, o aluno deverá escrevê-la da forma como está na roleta; caso não esteja, o aluno deverá corrigi-la e reescrevê-la. As palavras serão:
  • Compor, exame, arranjar, pesquisar, caixa, lembrar, executar, gestão, quase, faixa.
  • As palavras com as hipóteses de escrita incorretas serão: "Conpor" (compor), "pesquizar" (pesquisar), "caicha" (caixa), "ezecutar" (executar), "jestão" (gestão).
  • Diga à turma que o grupo ganhador será aquele que obtiver mais acertos. Cada acerto valerá três pontos e cada erro tirará um ponto.
  • Entregue dicionários para os alunos, caso demonstrem dificuldades na escrita correta das palavras.
  • Ao final da atividade, recolha as listas dos grupos, verifique a pontuação de cada um deles no quadro e corrija as palavras, quando necessário. O modelo para a roleta está disponível em material complementar.
  • Durante a correção das palavras, pergunte para os alunos:
  • Por que essa palavra está com a hipótese de escrita incorreta?

(Espera-se que eles apontem que as palavras "conpor" (compor), "pesquizar" (pesquisar), "caicha" (caixa), "ezecutar" (executar) e "jestão" (gestão) estão com as hipóteses de escrita incorretas, porque "conpor" deve ser escrita com "m" antes do "p" e, nesta palavra, o "m" possui som nasal, a palavra "caicha" deve ser escrita com "x", a palavra "ezecutar" deve ser escrita com "x", mesmo tendo som de /z/ e a palavra "jestão" deve ser escrita com "g").

  • Como vocês identificaram as palavras com as hipóteses de escrita corretas e incorretas?

(Deseja-se que os alunos respondam que foi percebido que as palavras "conpor" (compor), "pesquizar" (pesquisar), "caicha" (caixa), "ezecutar" (executar) e "jestão" (gestão) estavam com as hipóteses de escrita incorretas, tendo em vista que apresentam correspondências regulares e irregulares entre o som (fonema) e a escrita (grafema). Espera-se, também, que os alunos falem sobre as dificuldades encontradas e/ou façam uso do dicionário para grafar corretamente as palavras.

Materiais complementares: O modelo para a roleta de palavras está disponível neste link.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula pedindo que os alunos organizem, dentro de cinco envelopes, as palavras trabalhadas na roleta, de acordo com as correspondências estudadas, que foram: "N" e "m" como sinal de nasalização, "x" com som de /z/, "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/.
  • Escreva, no verso de cada envelope, as correspondências citadas anteriormente e, em seguida, anexe os envelopes no quadro.
  • Distribua pequenos pedaços de papel para que os alunos escrevam as palavras. A resolução da atividade está disponível em material complementar.
  • Ao final, retire alguns papéis dos envelopes, leia algumas palavras e pergunte para os alunos se eles concordam com a postagem das palavras.

(Deseja-se que, a essa altura, os alunos tenham poucas dificuldades em distribuir as palavras nos envelopes e, ainda, que reconheçam as correspondências regulares e irregulares entre fonemas e grafemas trabalhadas nessa aula).

Materiais complementares: A resolução da atividade está disponível neste link.

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