Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane de Souza Pereira
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.
Objetivos específicos: Reconhecer e resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.
Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Recursos necessários: Atividade impressa para as duplas, planificação do cubo impressa, tesoura e lápis.
Material de uso coletivo: Pincel e/ou giz para lousa.
Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.
Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.
Discuta com a turma
- Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
- Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa e/ou entregar uma folha com as instruções para cada dupla. Peça que inicialmente pensem individualmente na atividade. Após desenvolverem uma estratégia oportunize um momento para que eles discutam com o colega de dupla. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Conseguem destacar todas as orientações que precisarão seguir para realizar a atividade?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa e/ou entregar uma folha com as instruções para cada dupla. Peça que inicialmente pensem individualmente na atividade. Após desenvolverem uma estratégia oportunize um momento para que eles discutam com o colega de dupla. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Para acessá-lo clique aqui.
Propósito: Resolver problemas que envolvam os elementos de prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Conseguem destacar todas as orientações que precisarão seguir para realizar a atividade?
Materiais complementares para impressão:
Discusão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Convide um aluno para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno registre na lousa o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. A criação de um painel integrado propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução.
Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para enumerar as faces do cubo e identificar se eles conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Discuta com a turma:
- Qual a estratégia vocês utilizaram para enumerar as faces do cubo?
- Alguém pensou em uma estratégia diferente?
- Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.
Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Materiais complementares para download:
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.
Materiais complementares para download: