15645
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Aplicando enquete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre aplicação de enquetes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciana Barros
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Aplicando enquete

Finalidade da aula: Elaborar texto reivindicatório, a partir da análise de resultados da enquete, a ser apresentado à comunidade escolar. (Etapa de reflexão e planejamento dos elementos argumentativos e modalizadores a serem utilizados)

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Propaganda política

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP21

 

Sobre esta aula: esta é décima quarta  aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: cópias das enquetes elaboradas pelos alunos.

Informações sobre o gênero: Nesta aula, falaremos sobre enquete.

Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.

Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.


Código: LPO8_10SQA14

(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas