Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciana Barros
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Aplicando enquete
Finalidade da aula: Elaborar texto reivindicatório, a partir da análise de resultados da enquete, a ser apresentado à comunidade escolar. (Etapa de reflexão e planejamento dos elementos argumentativos e modalizadores a serem utilizados)
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda política
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP21
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: cópias das enquetes elaboradas pelos alunos.
Informações sobre o gênero: Nesta aula, falaremos sobre enquete.
Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.
Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
Código: LPO8_10SQA14
(EF89LP21) Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.
AULA 04
AULA 09
AULA 11
AULA 13
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes