Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: cópias das enquetes elaboradas pelos alunos.
Informações sobre o gênero: Nesta aula, falaremos sobre enquete.
Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.
Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula com os alunos e explique a eles que nesta aula eles visitarão alguns setores da escola para aplicar enquetes, com o objetivo de levantar dados relacionados à escola, que possam contribuir para elaboração de propostas de melhorias, relacionadas às temáticas das perguntas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente as orientações do slide para os alunos, explicando cada ponto para que os alunos desenvolvam bem o processo.
- Apresente-se para o seu interlocutor (nome/série/turma).
- Apresente o objetivo da pesquisa.
- Pergunte se a pessoa se disponibiliza a responder às suas perguntas.
- Entregue o formulário de perguntas ao interlocutor, espere que eles responda.
- Agradeça a participação do seu interlocutor.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Após as orientações dadas na introdução desta aula, divida turma em quatro grupos. Os alunos devem se organizar de modo que cada componente do grupo tenha em mãos uma cópia das perguntas elaboradas:
GRUPO 1: Aplicará enquete para os professores para levantarem dados sobre as satisfações e insatisfações desses sujeitos, relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem.
GRUPO 2: Aplicará enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura da escola.
GRUPO 3: Aplicará enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura ao processo de ensino e aprendizagem.
GRUPO 4: Aplicará enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura a projetos e/ou atividades extra-classe.
- Oriente os alunos em quais espaços da escola eles devem transitar para aplicarem as enquetes (os espaços devem ser deliberados conforme a estrutura e horários da sua escola)
- Oriente o tempo que os alunos terão para aplicar os questionários e que eles deverão retornar à sala de aula ao término.
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Após o retorno dos alunos à sala de aula, oriente os alunos a voltar para os grupos para fazer o levantamento das respostas.
- Oriente que eles deverão contabilizar as respostas iguais e registrar as respostas enumerando de acordo com a numeração das perguntas. Determine 10 minutos para esta atividade
- Após a tabulação dos dados levantados, os grupos deverão socializar com a turma as respostas encontradas.