Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar os saberes construídos sobre a função e as formas dos verbos.
Materiais necessários: envelope, tabela para impressão.
Dificuldades antecipadas: Aplicar os saberes construídos nas atividades de descoberta.
Referências sobre o assunto:
MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações: Informe a finalidade da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Antes da aula, coloque verbos de uso cotidiano e de diferentes formas e conjugações em um envelope (os verbos estão disponíveis na atividade para impressão).
2. Explique para os alunos que eles, em grupos, irão participar do jogo “Qual é o verbo?”.
3. Divida a sala em cinco grupos (dessa maneira, acredita-se que um aluno ajuda o outro na consolidação do conhecimento).
4. Entregue para cada grupo cópia da tabela, conforme modelo disponibilizado na atividade para impressão (Essa atividade é importante para sistematizar os saberes construídos).
Materiais complementares: Essa atividade pode ser encontrada aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça para um membro do grupo pegar um verbo no envelope e, sem dizer para os outros membros do grupo qual o verbo sorteado, inseri-lo numa frase trocando o verbo sorteado por TIBITAR. Ex: se o verbo for “andei”, o aluno pode construir a frase “tibitei hoje pela manhã, vou tibitar meio dia e à noite”.
- Informe a cada grupo que o colega poderá construir três frases. Caso a equipe não consiga adivinhar, passa a atividade para o próximo grupo que poderá ficar com o verbo do grupo anterior ou sortear um outro verbo. Determine um tempo para essa atividade (1 minuto para cada equipe).
- Peça para os grupos colocarem o verbo sorteado na primeira coluna da tabela e escreva uma das frases criadas para a adivinhação na coluna ao lado (segunda coluna).
- Depois que todos os verbos forem descobertos, peça para os grupos terminarem de preencher a tabela de acordo com a pessoa e o tempo verbal.
Ganha pontuação a equipe que:
- Conseguir adivinhar o maior número de verbos.
- Preencher corretamente a tabela.
Perde ponto a equipe que:
· O membro escolhido pelo grupo para fazer o sorteio trocar o verbo TIBITAR pelo verbo sorteado na construção da frase.
Observação: essa atividade é uma adaptação do “Jogo tibitar”
Materiais complementares: caso você não tenha nenhum material complementar para linkar neste item, apague-o.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se foi interessante participar do jogo “Qual é o verbo?” (o feedback é importante para avaliação do trabalho).
- Interrogue sobre os conhecimentos assimilados sobre o verbo. (esse momento é imprescindível para saber se o aluno assimilou os conhecimentos).
- O verbo sofre alterações (flexões) na sua forma? Explique.
- O verbo concorda com algum termo da frase? Qual?
Possíveis resposta para os questionamentos do item 3 e 4:
- O verbo é importantíssimo para a interação verbal, quer seja na oralidade, quer seja no texto escrito. Ele apresenta não só o acontecimento em si como também os participantes do acontecimento. Tratam-se das flexões de número e de pessoa Ex: Estudamos verbos com a professora. Nesse caso, o verbo estudar comunicou não só o fato, mas também quem participou dele. Podemos escrever também a mesma frase usando o pronome nós antes da forma verbal.
- O verbo assinala ainda a relação temporal do acontecimento expresso em uma situação comunicativa: presente, passado e futuro.
Exs: estudo/estudei/estudarei
- O verbo expressa a posição do falante em relação a ação verbal: pode considerar um fato certo (Indicativo), fato incerto (subjuntivo), expressar uma ordem ou desejo (imperativo).