15643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estudo dos verbos associado às situações comunicativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Estudo dos verbos associado às situações comunicativas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp, para enviar as propostas de atividade e orientações que contribuam para a autonomia dos alunos na realização das mesmas.

Introdução
Faça uma orientação através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, e envie aos alunos pelo WhatsApp. Atente-se para a clareza das orientações e para o envio de informações que contribuam para que os alunos resolvam a atividade com autonomia. Envie aos alunos a lista de verbos proposta na atividade, disponível aqui. Proponha que leiam os verbos e pensem em aplicações para eles. Dê um exemplo de frase usando um dos verbos para que os alunos consigam realizar a atividade com os demais.

Desenvolvimento
Retome o conceito de verbo discutindo sua função e modos, de acordo com as descobertas da aula anterior. Proponha aos alunos que criem frases utilizando os verbos da lista da atividade. Uma opção de integração para essa atividade é sugerir aos alunos que falem o verbo a um familiar e solicite que ele crie a frase. Oriente os alunos a escreverem as frases no caderno. Disponibilize a tabela proposta na atividade e no slide do Desenvolvimento da aula e solicite que os alunos analisem cada frase e preencham a tabela. Ao enviar a tabela, dê um exemplo para contribuir com a compreensão dos alunos. Oriente aos alunos que troquem as frases com algum colega para comparar e ver se escreveram frases parecidas. Uma opção para garantir a socialização e sistematização da atividade é realizar uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e proporcionar aos alunos um diálogo sobre as frases construídas. Aproveite para preencher coletivamente a tabela a partir das frases ditas pelos alunos e fazer uma breve explicação sobre a função e os modos dos verbos das frases.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam uma anotação sobre o que aprenderam com esta atividade. Para isso, proponha as seguintes questões norteadoras:
     - Quais as formas dos verbos?
     - Quais funções o verbo adquire nas situações comunicativas?

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para criarem frases com os verbos indicados na Introdução da aula.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_05ATS02

(EF05LP05) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas