15643
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estudo dos verbos associado às situações comunicativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Estudo dos verbos associado às situações comunicativas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar os saberes construídos sobre a função e as formas dos verbos.

Materiais necessários: envelope, tabela para impressão.

Dificuldades antecipadas: Aplicar os saberes construídos nas atividades de descoberta.

Referências sobre o assunto:

MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Informe a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Antes da aula, coloque verbos de uso cotidiano e de diferentes formas e conjugações em um envelope (os verbos estão disponíveis na atividade para impressão).

2. Explique para os alunos que eles, em grupos, irão participar do jogo “Qual é o verbo?”.

3. Divida a sala em cinco grupos (dessa maneira, acredita-se que um aluno ajuda o outro na consolidação do conhecimento).

4. Entregue para cada grupo cópia da tabela, conforme modelo disponibilizado na atividade para impressão (Essa atividade é importante para sistematizar os saberes construídos).

Materiais complementares: Essa atividade pode ser encontrada aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para um membro do grupo pegar um verbo no envelope e, sem dizer para os outros membros do grupo qual o verbo sorteado, inseri-lo numa frase trocando o verbo sorteado por TIBITAR. Ex: se o verbo for “andei”, o aluno pode construir a frase “tibitei hoje pela manhã, vou tibitar meio dia e à noite”.
  • Informe a cada grupo que o colega poderá construir três frases. Caso a equipe não consiga adivinhar, passa a atividade para o próximo grupo que poderá ficar com o verbo do grupo anterior ou sortear um outro verbo. Determine um tempo para essa atividade (1 minuto para cada equipe).
  • Peça para os grupos colocarem o verbo sorteado na primeira coluna da tabela e escreva uma das frases criadas para a adivinhação na coluna ao lado (segunda coluna).
  • Depois que todos os verbos forem descobertos, peça para os grupos terminarem de preencher a tabela de acordo com a pessoa e o tempo verbal.

Ganha pontuação a equipe que:

  • Conseguir adivinhar o maior número de verbos.
  • Preencher corretamente a tabela.

Perde ponto a equipe que:

· O membro escolhido pelo grupo para fazer o sorteio trocar o verbo TIBITAR pelo verbo sorteado na construção da frase.

Observação: essa atividade é uma adaptação do “Jogo tibitar”

Materiais complementares: caso você não tenha nenhum material complementar para linkar neste item, apague-o.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se foi interessante participar do jogo “Qual é o verbo?” (o feedback é importante para avaliação do trabalho).
  • Interrogue sobre os conhecimentos assimilados sobre o verbo. (esse momento é imprescindível para saber se o aluno assimilou os conhecimentos).
  • O verbo sofre alterações (flexões) na sua forma? Explique.
  • O verbo concorda com algum termo da frase? Qual?

Possíveis resposta para os questionamentos do item 3 e 4:

  • O verbo é importantíssimo para a interação verbal, quer seja na oralidade, quer seja no texto escrito. Ele apresenta não só o acontecimento em si como também os participantes do acontecimento. Tratam-se das flexões de número e de pessoa Ex: Estudamos verbos com a professora. Nesse caso, o verbo estudar comunicou não só o fato, mas também quem participou dele. Podemos escrever também a mesma frase usando o pronome nós antes da forma verbal.
  • O verbo assinala ainda a relação temporal do acontecimento expresso em uma situação comunicativa: presente, passado e futuro.

Exs: estudo/estudei/estudarei

  • O verbo expressa a posição do falante em relação a ação verbal: pode considerar um fato certo (Indicativo), fato incerto (subjuntivo), expressar uma ordem ou desejo (imperativo).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar os saberes construídos sobre a função e as formas dos verbos.

Materiais necessários: envelope, tabela para impressão.

Dificuldades antecipadas: Aplicar os saberes construídos nas atividades de descoberta.

Referências sobre o assunto:

MAZZAROTTO, Luiz Fernando, LEDO, Teresinha de Oliveira, CAMARGO, Davi Dias. Nova Redação Gramática & Literatura: Aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2.ed. São Paulo, 2009.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Informe a finalidade da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Antes da aula, coloque verbos de uso cotidiano e de diferentes formas e conjugações em um envelope (os verbos estão disponíveis na atividade para impressão).

2. Explique para os alunos que eles, em grupos, irão participar do jogo “Qual é o verbo?”.

3. Divida a sala em cinco grupos (dessa maneira, acredita-se que um aluno ajuda o outro na consolidação do conhecimento).

4. Entregue para cada grupo cópia da tabela, conforme modelo disponibilizado na atividade para impressão (Essa atividade é importante para sistematizar os saberes construídos).

Materiais complementares: Essa atividade pode ser encontrada aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para um membro do grupo pegar um verbo no envelope e, sem dizer para os outros membros do grupo qual o verbo sorteado, inseri-lo numa frase trocando o verbo sorteado por TIBITAR. Ex: se o verbo for “andei”, o aluno pode construir a frase “tibitei hoje pela manhã, vou tibitar meio dia e à noite”.
  • Informe a cada grupo que o colega poderá construir três frases. Caso a equipe não consiga adivinhar, passa a atividade para o próximo grupo que poderá ficar com o verbo do grupo anterior ou sortear um outro verbo. Determine um tempo para essa atividade (1 minuto para cada equipe).
  • Peça para os grupos colocarem o verbo sorteado na primeira coluna da tabela e escreva uma das frases criadas para a adivinhação na coluna ao lado (segunda coluna).
  • Depois que todos os verbos forem descobertos, peça para os grupos terminarem de preencher a tabela de acordo com a pessoa e o tempo verbal.

Ganha pontuação a equipe que:

  • Conseguir adivinhar o maior número de verbos.
  • Preencher corretamente a tabela.

Perde ponto a equipe que:

· O membro escolhido pelo grupo para fazer o sorteio trocar o verbo TIBITAR pelo verbo sorteado na construção da frase.

Observação: essa atividade é uma adaptação do “Jogo tibitar”

Materiais complementares: caso você não tenha nenhum material complementar para linkar neste item, apague-o.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se foi interessante participar do jogo “Qual é o verbo?” (o feedback é importante para avaliação do trabalho).
  • Interrogue sobre os conhecimentos assimilados sobre o verbo. (esse momento é imprescindível para saber se o aluno assimilou os conhecimentos).
  • O verbo sofre alterações (flexões) na sua forma? Explique.
  • O verbo concorda com algum termo da frase? Qual?

Possíveis resposta para os questionamentos do item 3 e 4:

  • O verbo é importantíssimo para a interação verbal, quer seja na oralidade, quer seja no texto escrito. Ele apresenta não só o acontecimento em si como também os participantes do acontecimento. Tratam-se das flexões de número e de pessoa Ex: Estudamos verbos com a professora. Nesse caso, o verbo estudar comunicou não só o fato, mas também quem participou dele. Podemos escrever também a mesma frase usando o pronome nós antes da forma verbal.
  • O verbo assinala ainda a relação temporal do acontecimento expresso em uma situação comunicativa: presente, passado e futuro.

Exs: estudo/estudei/estudarei

  • O verbo expressa a posição do falante em relação a ação verbal: pode considerar um fato certo (Indicativo), fato incerto (subjuntivo), expressar uma ordem ou desejo (imperativo).
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano