15642
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Elaborando enquete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre elaboração com enquete

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: kit multimídia

Informações sobre o gênero: Nesta aula, falaremos sobre enquete. Para subsidiá-lo sobre o trabalho, leia aqui.

Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.

Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos e pergunte a eles se tem conhecimento sobre o que é uma enquete. (Provavelmente os alunos relacionarão a enquete às pesquisas políticas).
  • Relacione o tema a uma investigação que tem um propósito posterior.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para introduzir esta aula, exiba este vídeo para os alunos: <https://www.youtube.com/watch?v=v2nSFfCc4Wo>. Antes de iniciar o vídeo, leia a tela no slide e reporte o conceito de enquete para a turma.
  • Após o vídeo, peça que os alunos reflitam sobre a escola que eles têm hoje. Se estão satisfeitos ou se eles acham que precisaria de ajustes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em turma em quatro grupos. Peçam que eles imaginem perguntas para a elaboração de enquetes:

GRUPO 1: deverá elaborar enquete para os professores para levantar dados sobre as satisfações e insatisfações desses sujeitos, relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem.

GRUPO 2: deverá elaborar enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura da escola.

GRUPO 3: deverá elaborar enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura do processo de ensino e aprendizagem.

GRUPO 4: deverá elaborar enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura de projetos e/ou atividades extra-classe.

2. Oriente aos alunos a, no início dos formulários das enquetes, escrever um parágrafo justificando as perguntas, ou seja, mostrando que o objetivo é levantar dados relacionados à escola, que possam contribuir para elaboração de propostas de melhorias, relacionadas às temáticas das perguntas.

3. Neste arquivo, você encontrará um modelo de formulário para sugerir aos alunos. Explique que deverão fazer perguntas abertas/subjetivas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que cada grupo eleja um relator para ler para a turma as perguntas elaboradas. Diga que a socialização tem por objetivo o melhoramento das enquetes e que a turma poderá dar sugestões de melhorias para os colegas.
  • Ao final da socialização, peça que façam os ajustes necessários.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: kit multimídia

Informações sobre o gênero: Nesta aula, falaremos sobre enquete. Para subsidiá-lo sobre o trabalho, leia aqui.

Dificuldades antecipadas: Pense quais são as principais dificuldades que os alunos podem ter ao participar desta aula.

Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos e pergunte a eles se tem conhecimento sobre o que é uma enquete. (Provavelmente os alunos relacionarão a enquete às pesquisas políticas).
  • Relacione o tema a uma investigação que tem um propósito posterior.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para introduzir esta aula, exiba este vídeo para os alunos: <https://www.youtube.com/watch?v=v2nSFfCc4Wo>. Antes de iniciar o vídeo, leia a tela no slide e reporte o conceito de enquete para a turma.
  • Após o vídeo, peça que os alunos reflitam sobre a escola que eles têm hoje. Se estão satisfeitos ou se eles acham que precisaria de ajustes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em turma em quatro grupos. Peçam que eles imaginem perguntas para a elaboração de enquetes:

GRUPO 1: deverá elaborar enquete para os professores para levantar dados sobre as satisfações e insatisfações desses sujeitos, relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem.

GRUPO 2: deverá elaborar enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura da escola.

GRUPO 3: deverá elaborar enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura do processo de ensino e aprendizagem.

GRUPO 4: deverá elaborar enquete para os alunos, com perguntas relacionadas apenas à infraestrutura de projetos e/ou atividades extra-classe.

2. Oriente aos alunos a, no início dos formulários das enquetes, escrever um parágrafo justificando as perguntas, ou seja, mostrando que o objetivo é levantar dados relacionados à escola, que possam contribuir para elaboração de propostas de melhorias, relacionadas às temáticas das perguntas.

3. Neste arquivo, você encontrará um modelo de formulário para sugerir aos alunos. Explique que deverão fazer perguntas abertas/subjetivas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que cada grupo eleja um relator para ler para a turma as perguntas elaboradas. Diga que a socialização tem por objetivo o melhoramento das enquetes e que a turma poderá dar sugestões de melhorias para os colegas.
  • Ao final da socialização, peça que façam os ajustes necessários.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano