15638
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - A produção de textos de cordel

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre produção textual de cordel

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual.

Materiais necessários: Prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em organizar as rimas do cordel.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia.Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 12 jan. 2019.

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 12 jan. 2019.TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Apresente a aula aos alunos compartilhando que neste momento farão a produção de textos de cordel.

2- A produção terá como finalidade a construção de um livreto de cordel que será exposto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para iniciarmos a aula de produção, devemos retomar com os alunos algumas características do gênero.
  • Projete ou imprima aos alunos o slide a seguir e solicite que preencham com as informações solicitadas.
  • Espera-se que eles se aproximem das respostas a seguir, conversem e discutam sobre as mesmas:
  • o que é? texto tipicamente oral que conta em rimas uma história.
  • estrutura: texto escrito em rimas perfeitas, com versos geralmente de 7 sílabas poéticas (Redondilha maior).
  • finalidade: o cordel é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo (suas emoções e tristezas).
  • meios de circulação: os folhetos são vendidos geralmente em feiras. Em alguns locais, ainda são pendurados em varais para exposição.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para iniciarmos a aula de produção, devemos retomar com os alunos algumas características do gênero.
  • Projete ou imprima aos alunos o slide a seguir e solicite que preencham com as informações solicitadas: slide.
  • Espera-se que eles se aproximem das respostas a seguir, conversem e discutam sobre as mesmas:
  • o que é? texto tipicamente oral que conta em rimas uma história.
  • estrutura: texto escrito em rimas perfeitas, com versos geralmente de 7 sílabas poéticas (Redondilha maior).
  • finalidade: o cordel é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo (suas emoções e tristezas).
  • meios de circulação: os folhetos são vendidos geralmente em feiras. Em alguns locais, ainda são pendurados em varais para exposição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após o levantamento dos conhecimentos prévios, faça a montagem das oficinas de produção.
  • Nesta etapa, explique aos alunos que eles deverão fazer o planejamento das produções dos cordéis (escolha dos temas, rimas, versos, título etc.).
  • Inicie a oficina conversando sobre a escolha do tema. Você poderá sugerir que os alunos façam um cordel sobre sua região, falando sobre o lugar onde moram, suas características, emoções e vivências ou de um fato ocorrido recentemente que virou notícia. Talvez seja mais fácil para eles algo direcionado. Se preferir, pode deixar o tema livre para a escolha dos alunos.
  • Depois, os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos sobre rimas e versos para a montagem dos textos. Peça para que relembrem o que já foi estudado nas aulas anteriores, da importância das rimas (perfeitas) e da construção dos versos (redondilha maior).
  • Acompanhe o processo de produção mediando as possíveis dúvidas encontradas pelos alunos.
  • Neste momento, eles farão apenas os rascunhos dos textos.
  • Na próxima aula, serão direcionados para a análise e reescrita textual.
  • Distribua as folhas de rascunhos (link: rascunhos) e solicite que comecem o esboço do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Para o fechamento da aula, solicite que os alunos que se sentirem à vontade socializem com os colegas algumas partes do texto já produzido e discutam sobre as principais dificuldades encontradas para a produção do cordel.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual.

Materiais necessários: Prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em organizar as rimas do cordel.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia.Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 12 jan. 2019.

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 12 jan. 2019.TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Apresente a aula aos alunos compartilhando que neste momento farão a produção de textos de cordel.

2- A produção terá como finalidade a construção de um livreto de cordel que será exposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para iniciarmos a aula de produção, devemos retomar com os alunos algumas características do gênero.
  • Projete ou imprima aos alunos o slide a seguir e solicite que preencham com as informações solicitadas.
  • Espera-se que eles se aproximem das respostas a seguir, conversem e discutam sobre as mesmas:
  • o que é? texto tipicamente oral que conta em rimas uma história.
  • estrutura: texto escrito em rimas perfeitas, com versos geralmente de 7 sílabas poéticas (Redondilha maior).
  • finalidade: o cordel é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo (suas emoções e tristezas).
  • meios de circulação: os folhetos são vendidos geralmente em feiras. Em alguns locais, ainda são pendurados em varais para exposição.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para iniciarmos a aula de produção, devemos retomar com os alunos algumas características do gênero.
  • Projete ou imprima aos alunos o slide a seguir e solicite que preencham com as informações solicitadas: slide.
  • Espera-se que eles se aproximem das respostas a seguir, conversem e discutam sobre as mesmas:
  • o que é? texto tipicamente oral que conta em rimas uma história.
  • estrutura: texto escrito em rimas perfeitas, com versos geralmente de 7 sílabas poéticas (Redondilha maior).
  • finalidade: o cordel é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo (suas emoções e tristezas).
  • meios de circulação: os folhetos são vendidos geralmente em feiras. Em alguns locais, ainda são pendurados em varais para exposição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após o levantamento dos conhecimentos prévios, faça a montagem das oficinas de produção.
  • Nesta etapa, explique aos alunos que eles deverão fazer o planejamento das produções dos cordéis (escolha dos temas, rimas, versos, título etc.).
  • Inicie a oficina conversando sobre a escolha do tema. Você poderá sugerir que os alunos façam um cordel sobre sua região, falando sobre o lugar onde moram, suas características, emoções e vivências ou de um fato ocorrido recentemente que virou notícia. Talvez seja mais fácil para eles algo direcionado. Se preferir, pode deixar o tema livre para a escolha dos alunos.
  • Depois, os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos sobre rimas e versos para a montagem dos textos. Peça para que relembrem o que já foi estudado nas aulas anteriores, da importância das rimas (perfeitas) e da construção dos versos (redondilha maior).
  • Acompanhe o processo de produção mediando as possíveis dúvidas encontradas pelos alunos.
  • Neste momento, eles farão apenas os rascunhos dos textos.
  • Na próxima aula, serão direcionados para a análise e reescrita textual.
  • Distribua as folhas de rascunhos (link: rascunhos) e solicite que comecem o esboço do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Para o fechamento da aula, solicite que os alunos que se sentirem à vontade socializem com os colegas algumas partes do texto já produzido e discutam sobre as principais dificuldades encontradas para a produção do cordel.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP35 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano