Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual.
Materiais necessários: Prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em organizar as rimas do cordel.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia.Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 12 jan. 2019.
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 12 jan. 2019.TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 12 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Apresente a aula aos alunos compartilhando que neste momento farão a produção de textos de cordel.
2- A produção terá como finalidade a construção de um livreto de cordel que será exposto.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Para iniciarmos a aula de produção, devemos retomar com os alunos algumas características do gênero.
- Projete ou imprima aos alunos o slide a seguir e solicite que preencham com as informações solicitadas.
- Espera-se que eles se aproximem das respostas a seguir, conversem e discutam sobre as mesmas:
- o que é? texto tipicamente oral que conta em rimas uma história.
- estrutura: texto escrito em rimas perfeitas, com versos geralmente de 7 sílabas poéticas (Redondilha maior).
- finalidade: o cordel é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo (suas emoções e tristezas).
- meios de circulação: os folhetos são vendidos geralmente em feiras. Em alguns locais, ainda são pendurados em varais para exposição.
Introdução
Orientações:
- Para iniciarmos a aula de produção, devemos retomar com os alunos algumas características do gênero.
- Projete ou imprima aos alunos o slide a seguir e solicite que preencham com as informações solicitadas: slide.
- Espera-se que eles se aproximem das respostas a seguir, conversem e discutam sobre as mesmas:
- o que é? texto tipicamente oral que conta em rimas uma história.
- estrutura: texto escrito em rimas perfeitas, com versos geralmente de 7 sílabas poéticas (Redondilha maior).
- finalidade: o cordel é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo (suas emoções e tristezas).
- meios de circulação: os folhetos são vendidos geralmente em feiras. Em alguns locais, ainda são pendurados em varais para exposição.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Após o levantamento dos conhecimentos prévios, faça a montagem das oficinas de produção.
- Nesta etapa, explique aos alunos que eles deverão fazer o planejamento das produções dos cordéis (escolha dos temas, rimas, versos, título etc.).
- Inicie a oficina conversando sobre a escolha do tema. Você poderá sugerir que os alunos façam um cordel sobre sua região, falando sobre o lugar onde moram, suas características, emoções e vivências ou de um fato ocorrido recentemente que virou notícia. Talvez seja mais fácil para eles algo direcionado. Se preferir, pode deixar o tema livre para a escolha dos alunos.
- Depois, os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos sobre rimas e versos para a montagem dos textos. Peça para que relembrem o que já foi estudado nas aulas anteriores, da importância das rimas (perfeitas) e da construção dos versos (redondilha maior).
- Acompanhe o processo de produção mediando as possíveis dúvidas encontradas pelos alunos.
- Neste momento, eles farão apenas os rascunhos dos textos.
- Na próxima aula, serão direcionados para a análise e reescrita textual.
- Distribua as folhas de rascunhos (link: rascunhos) e solicite que comecem o esboço do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1- Para o fechamento da aula, solicite que os alunos que se sentirem à vontade socializem com os colegas algumas partes do texto já produzido e discutam sobre as principais dificuldades encontradas para a produção do cordel.