15637
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Escrita do Resumo de um texto de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre resumir textos de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Manuela Sousa Da Conceição

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Escrita do Resumo de um texto de divulgação científica

Finalidade da aula: Escrever  a versão preliminar do resumo um texto da área de Ciências da natureza para posterior edição, revisão e formatação do gênero.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resumo de texto da área de Ciências da natureza

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição

Prática de linguagem: Produção de textos

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP21/EF67LP22

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo de texto da área de Ciências da natureza e no campo Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Material impresso, internet, computador, data show, pincel para quadro branco.

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos. Resumir não é fazer cópia salteada de trechos do texto-fonte tampouco copiar o começo de cada parágrafo É fundamental compreender o sentido global do texto para que se possa fazer bons resumos (SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura, 2007 p: 138.)

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem escrever sem se atentar às etapas de planejamento ou dando muita ênfase à gramática, sem conceder maior atenção ao encadeamento das ideias do texto.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Explorando a escrita. In: Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003, cap .2, p. 44-66.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima; ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. p. 5. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf>.  Acesso em: 24 nov. 2018.


Código: LPO7_09SQA14

(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

(EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas