10154
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Jogando com prismas e pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides, com a utilização de material lúdico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

 

Objetivo da aula select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides, com a utilização de material lúdico.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Dominó impresso para as duplas e/ou grupos, dado impresso, tesoura e cola.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.

Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Aquecimento select-down

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.

Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Peça que os alunos leiam as instruções do jogo. Em seguida, deixe que em dupla, trio ou grupo comecem as jogadas. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Caso os alunos tenham dificuldades em identificar quais peças deverão usar, faça perguntas como:

1- Conte-me como está pensando?

2- Já pensou em alguma peça para realizar a jogada?

Propósito: Reconhecer de uma maneira lúdica as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • As informações fornecidas são suficientes para a execução do jogo?
  • Algumas informações podem ser relacionadas a mais de um poliedro?

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem a disposição das peças realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Após discussão do jogo com a turma, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características de um prisma?
  • O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
  • Qual a relação existente entre o polígono da base e o número de suas faces laterais?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Após discussão do jogo com a turma passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características de uma pirâmide ?
  • O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
  • Qual a relação existente entre o polígono da base e o número de suas faces laterais?
  • Quais as semelhanças e diferenças identificadas entre prismas e pirâmides?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.



Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiane de Souza Pereira

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos: Reconhecer e descrever as diferenças entre prismas e pirâmides, com a utilização de material lúdico.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Dominó impresso para as duplas e/ou grupos, dado impresso, tesoura e cola.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.

Indicação de leitura: KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Professor projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes.

Propósito: Despertar a percepção e o senso crítico dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa ou entregar uma folha com as instruções para cada grupo. Peça que os alunos leiam as instruções do jogo. Em seguida, deixe que em dupla, trio ou grupo comecem as jogadas. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e estratégias utilizadas para a realização da atividade. Caso os alunos tenham dificuldades em identificar quais peças deverão usar, faça perguntas como:

1- Conte-me como está pensando?

2- Já pensou em alguma peça para realizar a jogada?

Propósito: Reconhecer de uma maneira lúdica as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • As informações fornecidas são suficientes para a execução do jogo?
  • Algumas informações podem ser relacionadas a mais de um poliedro?

Materiais complementares para impressão:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Convide um grupo para compartilhar com a turma a experiência do jogo e as conclusões encontradas. Peça que os alunos mostrem a disposição das peças realizadas por eles. Permita que discutam suas estratégias.

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos para identificar qual peça utilizar a partir do reconhecimento de características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Discuta com a turma:

  • Alguém gostaria de compartilhar como foi a condução do jogo em seu grupo?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Em quais momentos tiveram dúvidas sobre qual peça utilizar?

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Após discussão do jogo com a turma, passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características de um prisma?
  • O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
  • Qual a relação existente entre o polígono da base e o número de suas faces laterais?

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Após discussão do jogo com a turma passe para esta série de slides. Nela, os alunos observarão características dos prismas e pirâmides.

Caso não tenha projetor a sua disposição, organize um cartaz e apresente aos alunos para discussão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais são as características de uma pirâmide ?
  • O que podemos dizer sobre suas faces laterais?
  • Qual a relação existente entre o polígono da base e o número de suas faces laterais?
  • Quais as semelhanças e diferenças identificadas entre prismas e pirâmides?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Podemos quantificar os vértices, faces e arestas de um determinado prisma ao conhecer os elementos de uma pirâmide de mesma base? Como podemos fazer essa correspondência?

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).

Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 a 12).

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções e justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano