15634
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Construindo a escrita de textos expositivos de divulgação científica.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Construindo a escrita de textos expositivos de divulgação científica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Construindo a escrita de textos expositivos de divulgação científica.
Finalidade da aula: Produzir um texto expositivo de divulgação científicautilizando os conhecimentos linguísticos e gramaticais construídos e considerando sua adequação aos contextos de produção e circulação deste gênero.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Convenções da escrita/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Planejamento de texto / Produção de texto.Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF05LP24
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO5_03SQA14

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

(EF05LP24) Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas