Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.
Materiais necessários: Tirinha turma da mônica, projetor ou quadro, cartolina, papel sulfite, lápis.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a sílaba tônica e/ou confundir o acento agudo com o circunflexo.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima esta tirinha e entregue para os alunos. Peça que um aluno leia esta tirinha.
- Pergunte aos alunos se eles entenderam e deixe que façam seus comentários.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a tirinha.
Fonte: “Tirinha da mônica”, Maurício de Souza. Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=35. Acesso em 19 nov. 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Apresente este slide ou escreva a palavra frágil na quadro.
- Pergunte: Qual é a sílaba mais forte (tônica) desta palavra? Caso os alunos tenham dificuldades em reconhecer as tônicas, explique rapidamente que se trata da sílaba que é pronunciada com mais força, dando alguns exemplos.
- Se os alunos responderem que é a sílaba -frá-, pergunte: como vocês chegaram a essa conclusão? É provável que os alunos respondam que é por conta do acento agudo na sílaba.
- Caso não mencionem o acento, instigue-os perguntando: Qual é a função do acento agudo na sílaba -frá-? É esperado que eles respondam que ele serve para indicar a sílaba tônica da palavra. Do contrário, deixe claro que o acento indica a tonicidade da sílaba.
- Por fim, pergunte: qual é a posição da sílaba tônica? A última ou a penúltima? Os alunos devem responder que é a penúltima. Diga que, quando a palavra tem a penúltima sílaba tônica, nós a chamamos de “paroxítona”.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro essas palavras.
- Pergunte se os alunos sabem o significado delas. Caso não, explique a eles:
- Âmbar: Diz-se de cor que tem um tom amarelado, tirante a castanho.
- Frágil: Que se estraga facilmente; delicado.
- Peça que novamente os alunos identifiquem as sílabas tônicas de cada uma. É esperado que eles indiquem a penúltima novamente.
- Pergunte: As duas palavras são acentuadas, mas os acentos são diferentes, qual é a diferença entre eles? É esperado que os alunos respondam que o -á- é aberto e que o -â- é fechado.
- Caso eles não percebam a diferença, peça que eles pronunciem as duas palavras e se atentem ao som do -a-.
Materiais complementares:
Fonte: Michaelis online. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ambar/. Acesso em 01 de outubro de 2018.
Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/fr%C3%A1gil/. Acesso em 01 de outubro de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as palavras.
- Pergunte:
- Qual é a sílaba tônica? É esperado que os alunos identifiquem que seja a penúltima nas duas.
- As duas têm acento gráfico? É esperado que os alunos respondam que apenas uma tem acento gráfico.
- Prepare os alunos para a atividade com a seguinte pergunta: Então, o que que há de especial em algumas palavras paroxítonas (penúltima sílaba mais forte) para que elas sejam acentuadas? Vamos descobrir?
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos sentem-se em duplas.
- Distribua as folhas de atividade “O que algumas paroxítonas têm de especial?” para os alunos (serão duas folhas de atividade para cada um), explique e peça que realizem as atividades.
- Disponibilize dicionários na sala para que os alunos os consultem quando quiserem saber a respeito do significado de alguma palavra.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade e aqui para acessar a resolução. Os alunos receberão duas folhas com 3 exercícios. No primeiro, eles devem preencher uma tabela: na primeira coluna há uma lista de palavras paroxítonas acentuadas ou não; na segunda coluna, eles devem escrever a última letra de cada uma das palavras (com atenção para as duas últimas, em que eles deverão escrever as duas últimas letras das palavras); na terceira coluna, eles devem escrever “sim”, se a palavra tem acento e “não”, se não tiver. No segundo exercício, eles devem marcar os casos em que a palavra tinha acento (resposta “sim” na terceira coluna), por exemplo: “palavras terminadas em -L” deve ser marcado. No último, eles devem completar a regra, escrevendo as consoantes finais que levam uma paroxítona a ser acentuada (basta utilizar o exercício 2).
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Corrija a atividade e discuta o último exercício, procurando garantir que todos os alunos responderam da mesma forma.
- Peça que os alunos copiem o bilhete do Enzo no caderno.
- Tire as dúvidas restantes dos alunos.