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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quando acentuar palavras paroxítonas?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Quando acentuar palavras paroxítonas?

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.

Materiais necessários: Tirinha turma da mônica, projetor ou quadro, cartolina, papel sulfite, lápis.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a sílaba tônica e/ou confundir o acento agudo com o circunflexo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima esta tirinha e entregue para os alunos. Peça que um aluno leia esta tirinha.
  • Pergunte aos alunos se eles entenderam e deixe que façam seus comentários.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a tirinha.

Fonte: “Tirinha da mônica”, Maurício de Souza. Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=35. Acesso em 19 nov. 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente este slide ou escreva a palavra frágil na quadro.
  • Pergunte: Qual é a sílaba mais forte (tônica) desta palavra? Caso os alunos tenham dificuldades em reconhecer as tônicas, explique rapidamente que se trata da sílaba que é pronunciada com mais força, dando alguns exemplos.
  • Se os alunos responderem que é a sílaba -frá-, pergunte: como vocês chegaram a essa conclusão? É provável que os alunos respondam que é por conta do acento agudo na sílaba.
  • Caso não mencionem o acento, instigue-os perguntando: Qual é a função do acento agudo na sílaba -frá-? É esperado que eles respondam que ele serve para indicar a sílaba tônica da palavra. Do contrário, deixe claro que o acento indica a tonicidade da sílaba.
  • Por fim, pergunte: qual é a posição da sílaba tônica? A última ou a penúltima? Os alunos devem responder que é a penúltima. Diga que, quando a palavra tem a penúltima sílaba tônica, nós a chamamos de “paroxítona”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro essas palavras.
  • Pergunte se os alunos sabem o significado delas. Caso não, explique a eles:
  • Âmbar: Diz-se de cor que tem um tom amarelado, tirante a castanho.
  • Frágil: Que se estraga facilmente; delicado.
  • Peça que novamente os alunos identifiquem as sílabas tônicas de cada uma. É esperado que eles indiquem a penúltima novamente.
  • Pergunte: As duas palavras são acentuadas, mas os acentos são diferentes, qual é a diferença entre eles? É esperado que os alunos respondam que o -á- é aberto e que o -â- é fechado.
  • Caso eles não percebam a diferença, peça que eles pronunciem as duas palavras e se atentem ao som do -a-.

Materiais complementares:

Fonte: Michaelis online. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ambar/. Acesso em 01 de outubro de 2018.

Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/fr%C3%A1gil/. Acesso em 01 de outubro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as palavras.
  • Pergunte:
  • Qual é a sílaba tônica? É esperado que os alunos identifiquem que seja a penúltima nas duas.
  • As duas têm acento gráfico? É esperado que os alunos respondam que apenas uma tem acento gráfico.
  • Prepare os alunos para a atividade com a seguinte pergunta: Então, o que que há de especial em algumas palavras paroxítonas (penúltima sílaba mais forte) para que elas sejam acentuadas? Vamos descobrir?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos sentem-se em duplas.
  • Distribua as folhas de atividade “O que algumas paroxítonas têm de especial?” para os alunos (serão duas folhas de atividade para cada um), explique e peça que realizem as atividades.
  • Disponibilize dicionários na sala para que os alunos os consultem quando quiserem saber a respeito do significado de alguma palavra.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade e aqui para acessar a resolução. Os alunos receberão duas folhas com 3 exercícios. No primeiro, eles devem preencher uma tabela: na primeira coluna há uma lista de palavras paroxítonas acentuadas ou não; na segunda coluna, eles devem escrever a última letra de cada uma das palavras (com atenção para as duas últimas, em que eles deverão escrever as duas últimas letras das palavras); na terceira coluna, eles devem escrever “sim”, se a palavra tem acento e “não”, se não tiver. No segundo exercício, eles devem marcar os casos em que a palavra tinha acento (resposta “sim” na terceira coluna), por exemplo: “palavras terminadas em -L” deve ser marcado. No último, eles devem completar a regra, escrevendo as consoantes finais que levam uma paroxítona a ser acentuada (basta utilizar o exercício 2).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Corrija a atividade e discuta o último exercício, procurando garantir que todos os alunos responderam da mesma forma.
  • Peça que os alunos copiem o bilhete do Enzo no caderno.
  • Tire as dúvidas restantes dos alunos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, sistematizar e exercitar o emprego de acento gráfico em palavras paroxítonas terminadas em consoante.

Materiais necessários: Tirinha turma da mônica, projetor ou quadro, cartolina, papel sulfite, lápis.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer a sílaba tônica e/ou confundir o acento agudo com o circunflexo.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima esta tirinha e entregue para os alunos. Peça que um aluno leia esta tirinha.
  • Pergunte aos alunos se eles entenderam e deixe que façam seus comentários.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a tirinha.

Fonte: “Tirinha da mônica”, Maurício de Souza. Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhas/index.php?a=35. Acesso em 19 nov. 2018

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente este slide ou escreva a palavra frágil na quadro.
  • Pergunte: Qual é a sílaba mais forte (tônica) desta palavra? Caso os alunos tenham dificuldades em reconhecer as tônicas, explique rapidamente que se trata da sílaba que é pronunciada com mais força, dando alguns exemplos.
  • Se os alunos responderem que é a sílaba -frá-, pergunte: como vocês chegaram a essa conclusão? É provável que os alunos respondam que é por conta do acento agudo na sílaba.
  • Caso não mencionem o acento, instigue-os perguntando: Qual é a função do acento agudo na sílaba -frá-? É esperado que eles respondam que ele serve para indicar a sílaba tônica da palavra. Do contrário, deixe claro que o acento indica a tonicidade da sílaba.
  • Por fim, pergunte: qual é a posição da sílaba tônica? A última ou a penúltima? Os alunos devem responder que é a penúltima. Diga que, quando a palavra tem a penúltima sílaba tônica, nós a chamamos de “paroxítona”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro essas palavras.
  • Pergunte se os alunos sabem o significado delas. Caso não, explique a eles:
  • Âmbar: Diz-se de cor que tem um tom amarelado, tirante a castanho.
  • Frágil: Que se estraga facilmente; delicado.
  • Peça que novamente os alunos identifiquem as sílabas tônicas de cada uma. É esperado que eles indiquem a penúltima novamente.
  • Pergunte: As duas palavras são acentuadas, mas os acentos são diferentes, qual é a diferença entre eles? É esperado que os alunos respondam que o -á- é aberto e que o -â- é fechado.
  • Caso eles não percebam a diferença, peça que eles pronunciem as duas palavras e se atentem ao som do -a-.

Materiais complementares:

Fonte: Michaelis online. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ambar/. Acesso em 01 de outubro de 2018.

Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/fr%C3%A1gil/. Acesso em 01 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as palavras.
  • Pergunte:
  • Qual é a sílaba tônica? É esperado que os alunos identifiquem que seja a penúltima nas duas.
  • As duas têm acento gráfico? É esperado que os alunos respondam que apenas uma tem acento gráfico.
  • Prepare os alunos para a atividade com a seguinte pergunta: Então, o que que há de especial em algumas palavras paroxítonas (penúltima sílaba mais forte) para que elas sejam acentuadas? Vamos descobrir?

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Orientações:

  • Peça que os alunos sentem-se em duplas.
  • Distribua as folhas de atividade “O que algumas paroxítonas têm de especial?” para os alunos (serão duas folhas de atividade para cada um), explique e peça que realizem as atividades.
  • Disponibilize dicionários na sala para que os alunos os consultem quando quiserem saber a respeito do significado de alguma palavra.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a atividade e aqui para acessar a resolução. Os alunos receberão duas folhas com 3 exercícios. No primeiro, eles devem preencher uma tabela: na primeira coluna há uma lista de palavras paroxítonas acentuadas ou não; na segunda coluna, eles devem escrever a última letra de cada uma das palavras (com atenção para as duas últimas, em que eles deverão escrever as duas últimas letras das palavras); na terceira coluna, eles devem escrever “sim”, se a palavra tem acento e “não”, se não tiver. No segundo exercício, eles devem marcar os casos em que a palavra tinha acento (resposta “sim” na terceira coluna), por exemplo: “palavras terminadas em -L” deve ser marcado. No último, eles devem completar a regra, escrevendo as consoantes finais que levam uma paroxítona a ser acentuada (basta utilizar o exercício 2).

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Corrija a atividade e discuta o último exercício, procurando garantir que todos os alunos responderam da mesma forma.
  • Peça que os alunos copiem o bilhete do Enzo no caderno.
  • Tire as dúvidas restantes dos alunos.

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