Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade. Comece convidando-os a refletir sobre a escrita das palavras a partir do seguinte questionamento:
- Vocês já tiveram dúvida, ao escrever uma palavra, se deveriam colocar acento ou não? O que fazem quando surgem essas dúvidas?
Explicite que nesta aula eles irão estudar a acentuação. Envie, por WhatsApp ou e-mail, a tirinha proposta no slide da introdução do plano de aula original e solicite que os alunos a leiam. Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), mostre o texto e realize a leitura, fazendo uma exploração para ajudar os alunos a compreenderem o conteúdo.
Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha as palavras propostas nos slides de 1 a 3, do desenvolvimento do plano (FRÁ-GIL, FRÁGIL X ÂMBAR, FRÁGIL X MESA). Explore cada uma explicitando a sílaba tônica e a acentuação. Utilize as orientações do plano original para realizar a exploração. Envie, por e-mail ou WhatsApp, a atividade proposta no desenvolvimento do plano (O que algumas paroxítonas têm de especial?) e proponha que os alunos resolvam-na analisando as terminações das paroxítonas acentuadas. Disponibilize um tempo para a resolução da atividade e envie as respostas para que os alunos possam corrigi-la, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre a atividade, aproveitando para ajudar os alunos a perceberem a regularidade nas terminações das paroxítonas acentuadas.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre as aprendizagens acerca da acentuação de paroxítonas e suas terminações. Oriente-os a analisar a tabela da atividade anterior, refletindo sobre as terminações das paroxítonas acentuadas, e a escrever uma nota utilizando a consigna proposta no slide de fechamento do plano original.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que dialoguem com os familiares sobre possíveis dúvidas em relação à acentuação de palavras. Disponibilize o jogo da roleta (disponível aqui), informando que todas as palavras são paroxítonas, algumas deveriam estar acentuadas e outras não. Explique que o jogo funciona da seguinte maneira: cada jogador, na sua vez, gira a roleta e tenta acertar se a palavra tem ou não acento, enquanto o outro jogador confere a resposta no dicionário. Cada acerto vale um ponto; ganha o jogo que fizer mais pontos. Sugira aos alunos que convidem os familiares para jogarem juntos.