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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Loteria do fonema /z/

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Loteria do fonema /z/

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /z/ (som Zê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Dicionários, retroprojetor, folha de atividade, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Falta de repertório vocabular para pensar em palavras que se utilizam do fonema /z/ em suas escritas; Encontrar com autonomia as palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em:25 jul. 2018

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Loteria do fonema /z/”. Não há necessidade de mostrar esse slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o modelo da cartela disponível no slide.
  • Explique como deverão jogar o jogo Loteria:
  • Para cada palavra eles terão três formas diferentes de escrevê-la.
  • Todas as palavras fazem uso do fonema /z/.
  • Eles poderão marcar apenas uma opção de escrita correta por linha.
  • Poderão consultar o dicionário quando houver dúvidas, caso o façam deverão circular a palavra SIM da última coluna.
  • Se souberem a resposta sem precisar de auxílio do dicionário deverão circular a palavra NÃO da última coluna.
  • Relembre os alunos que para representar o fonema /z/ temos três opções distintas de grafia (Z, S ou X) e que na maioria das vezes devemos consultar um dicionário para nos certificarmos da forma correta de escrever essas palavras.
  • Faça uma rodada inicial coletiva com os alunos a fim de descobrirem a grafia correta das três palavras disponíveis no slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar o jogo questione os alunos sobre como usar corretamente o dicionário. Proponha que reflitam sobre:
  • Qual a maneira de localizarmos uma palavra no dicionário?
  • Como facilitar nossa busca nessa fonte de consulta?
  • Por que os dicionários são tão importantes em atividades como essa?
  • Espera-se que os alunos falem sobre a importância de recorrer a ordem alfabética para facilitar a busca no dicionário, localizando a primeira letra e depois seguindo as demais.
  • Sugira a turma que quando necessitam procurar uma das palavras no dicionário descartem aquela que soa impossível de ser grafada daquela forma. Por exemplo, ao se deparar com as três possibilidades de escrita CAMIZA, CAMISA, CAMIXA, é possível eliminar a última forma grafada visto que, nesse caso, o X não apresenta som de /z/.
  • Entregue a cada aluno um dicionário e uma cartela da loteria. O jogo será jogado individualmente pelos alunos, assim eles poderão lidar com suas dificuldades e buscar meio de superá-las.
  • Inicie o jogo (previsto para 25 minutos) e circule pela sala para observar o andamento do mesmo e observar quais alunos estão tendo dificuldade em descobrir as grafias corretas ou localizar as palavras no dicionário.
  • Registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.

Material complementar: cartela para impressão.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula corrigindo coletivamente com os alunos cada grafia proposta na cartela do jogo de loteria.
  • Escolha algumas palavras menos utilizadas pelos alunos e leiam conjuntamente o significado delas no dicionário. Explorar o verbete de dicionário nesse momento é uma excelente estratégia para o aumento de repertório vocabular da turma.
  • Solicite que os alunos colem a cartela do jogo em seus cadernos de forma a conservar o registro de suas aprendizagens para consultas futuras.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /z/ (som Zê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Dicionários, retroprojetor, folha de atividade, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Falta de repertório vocabular para pensar em palavras que se utilizam do fonema /z/ em suas escritas; Encontrar com autonomia as palavras no dicionário.

Referências sobre o assunto:

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em:25 jul. 2018

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Loteria do fonema /z/”. Não há necessidade de mostrar esse slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o modelo da cartela disponível no slide.
  • Explique como deverão jogar o jogo Loteria:
  • Para cada palavra eles terão três formas diferentes de escrevê-la.
  • Todas as palavras fazem uso do fonema /z/.
  • Eles poderão marcar apenas uma opção de escrita correta por linha.
  • Poderão consultar o dicionário quando houver dúvidas, caso o façam deverão circular a palavra SIM da última coluna.
  • Se souberem a resposta sem precisar de auxílio do dicionário deverão circular a palavra NÃO da última coluna.
  • Relembre os alunos que para representar o fonema /z/ temos três opções distintas de grafia (Z, S ou X) e que na maioria das vezes devemos consultar um dicionário para nos certificarmos da forma correta de escrever essas palavras.
  • Faça uma rodada inicial coletiva com os alunos a fim de descobrirem a grafia correta das três palavras disponíveis no slide.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar o jogo questione os alunos sobre como usar corretamente o dicionário. Proponha que reflitam sobre:
  • Qual a maneira de localizarmos uma palavra no dicionário?
  • Como facilitar nossa busca nessa fonte de consulta?
  • Por que os dicionários são tão importantes em atividades como essa?
  • Espera-se que os alunos falem sobre a importância de recorrer a ordem alfabética para facilitar a busca no dicionário, localizando a primeira letra e depois seguindo as demais.
  • Sugira a turma que quando necessitam procurar uma das palavras no dicionário descartem aquela que soa impossível de ser grafada daquela forma. Por exemplo, ao se deparar com as três possibilidades de escrita CAMIZA, CAMISA, CAMIXA, é possível eliminar a última forma grafada visto que, nesse caso, o X não apresenta som de /z/.
  • Entregue a cada aluno um dicionário e uma cartela da loteria. O jogo será jogado individualmente pelos alunos, assim eles poderão lidar com suas dificuldades e buscar meio de superá-las.
  • Inicie o jogo (previsto para 25 minutos) e circule pela sala para observar o andamento do mesmo e observar quais alunos estão tendo dificuldade em descobrir as grafias corretas ou localizar as palavras no dicionário.
  • Registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.

Material complementar: cartela para impressão.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula corrigindo coletivamente com os alunos cada grafia proposta na cartela do jogo de loteria.
  • Escolha algumas palavras menos utilizadas pelos alunos e leiam conjuntamente o significado delas no dicionário. Explorar o verbete de dicionário nesse momento é uma excelente estratégia para o aumento de repertório vocabular da turma.
  • Solicite que os alunos colem a cartela do jogo em seus cadernos de forma a conservar o registro de suas aprendizagens para consultas futuras.

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