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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras dentro de outras palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Palavras dentro de outras palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Andrade De Lima Rabelo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta é a 2ª aula de um conjunto de três planos, com a finalidade de relacionar os elementos sonoros [sílabas orais] à respectiva escrita, bem como comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada e compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Vídeos sugeridos:
* Brincadeira de roda (disponível aqui);
* Palavra Cantada (disponível aqui).

Introdução
Vamos brincar de detetive? Inicie esta aula chamando-os por videochamada e fazendo a pergunta inicial. Apresente o slide do tema da aula, leia a palavra “escorpião” e pergunte como chama o brinquedo (pião). Pergunte como se escreve “pião”, pedindo que soletrem as letras. A intenção didática deste momento é que as crianças percebam a mágica, pois dentro de uma palavra pode haver outras. Lance um novo desafio, mostre a palavra “escorpião” em sílabas e oriente-os a falarem palavras que iniciem da mesma forma. (Respostas possíveis: ES - escola, estômago, espinafre / COR - corpo, cortina / PI - pião, pirulito, pijama / ÃO - coração, mamão, salão.) Informe que esta aula será sobre palavras dentro de outras palavras, e deixe-os bem entusiasmados para realizarem a próxima atividade.

Desenvolvimento
Convide-os a assistir a um vídeo de crianças que brincaram com a música “De abóbora faz melão”. Destaque as palavras “melancia” e “mel”, e pergunte se conseguem perceber uma palavra dentro da outra. Se achar necessário, compartilhe a tela com a letra da cantiga e as palavras sugeridas, disponíveis aqui. Procure fazer a brincadeira com os nomes das crianças também. Por exemplo: em Mariana tem Maria e Ana. Em seguida, encaminhe pelo WhatsApp ou e-mail uma lista de palavras para que um adulto leia em voz alta e a criança tente descobrir, primeiro oralmente e depois circulando a palavra escondida dentro de outra. Elas podem ser copiadas ou marcadas no próprio WhatsApp.

Fechamento
Para fechar a aula, converse com a turma sobre o que acharam de ser detetives, se conseguiram descobrir todas as palavras escondidas e se gostaram da atividade. Para aguçar suas descobertas, apresente o vídeo “Pomar”, do Palavra Cantada, disponível aqui, que traz muitas palavras, uma dentro da outra, como, por exemplo: caju/cajueiro e abacate/abacateiro. Se preferir, encaminhe-o para que assistam em outro momento, no decorrer da semana.

Convite às famílias
Que tal brincar com a cantiga de roda “De abóbora faz melão”, como mostra o vídeo? Brincadeira de roda normalmente está no imaginário e colocar isso em prática faz com que a criança se sinta acolhida e alegre ao realizar as propostas da aula.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO1_12ATS02

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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