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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisando fábulas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Revisando fábulas

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação Artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Textos lidos e comentados previamente pelo professor (os alunos só podem revisar e reescrever a partir dos apontamentos do professor, pois ainda não são autônomos nesse sentido);

Folha de produção para a reescrita. Outra possibilidade é que o texto seja reescrito no laboratório de informática, na plataforma do google drive ou no próprio word, para ser impresso e doado à biblioteca.

(Para esta aula, os textos já produzidos em dupla devem ter sido lidos e comentados pelo professor, que pode usar marcações no corpo textual e comentários durante e no pós texto. É importante que o professor também estabeleça poucos objetivos, devido à faixa etária: alguns de notação ortográfica já trabalhados pela turma, a paragrafação como articuladora das cenas textuais e principalmente o sentido global do texto).

Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em reconhecer os desvios cometidos, principalmente na grafia das palavras. Poderão sentir dificuldade em lidar com os dois tipos de problema: o do próprio enredo - esclarecendo passagens, substituindo ou invertendo a ordem das informações ao mesmo tempo em que precisam refinar a superestrutura: parágrafo, uso do discurso direto, ortografia e pontuação.

Referências sobre o assunto:

RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010. (Apesar de na perspectiva adotada - sócio interacionista - não usarmos o termo “erro” e sim desvio, o livro traz bom suporte para o professor).

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em: 15 dez 2018.

SILVA, Leila N S.; LEAL, Telma Ferraz. As concepções docentes a respeito da paragrafação. In: LIMA, Ana; PESSOA, Ana Cláudia. Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. Recife, Editora UFPE, 2014.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • As duplas devem estar juntas na sala ou no laboratório de informática.
  • Questione:
  • Quando vocês escreveram a fábula, cada um trabalhou sozinho? (Espera-se que digam que tiveram de discutir para ajustar as ideias de cada um, ver o que cada um dizia para poder continuar)
  • Então para isso tiveram de discutir, ajustar as ideias… Pois agora, vamos pensar no leitor…
  • Como ter certeza de que o texto está pronto? Vocês acham que ele poderia ficar melhor? (Esperamos que digam que para ter certeza ou julgar se pode melhorar é preciso reler, conferir…)
  • Vamos a um exemplo (slide 3).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia a fábula de um aluno de uma sala de 3º ano. Imaginem que este texto será colocado também no livro de vocês.
  • Questione e anote no quadro as respostas dos alunos:
  • Certamente a criança, ao escrever, deu o melhor de si, mas cometeu alguns desvios que acabam exigindo do leitor um esforço maior para a compreensão da história. O que pode ser acrescentado/ modificado neste texto a fim de o leitor o compreenda melhor? (Esperamos que percebam que na frase “...e não conseguiu”, está desconectada do verbo que a antecede - viu. Há um grande implícito a ser recuperado pelo leitor: era necessário dizer que tentou pegá-los, mas não conseguiu. Este período está truncado)
  • E em relação às notações gráficas? Há algum desvio a ser revisado, já que o texto iria para um livro? (raposa, algo, de repente queria, estar).
  • O que é necessário para que o leitor além de compreender bem, goste das histórias produzidas? (Esperamos que eles digam que precisa ter sentido, ter detalhes, emoção…)
  • Para haver sentido o que é necessário? (Que as informações estejam claras, que as palavras possam ser lidas sem muitos desvios e que haja parágrafo, ajudando o leitor a saber que algo novo vai acontecer)
  • Para haver emoção o que é preciso? (a pontuação e a escolha das palavras)

Materiais complementares:

Para imprimir o texto a raposa e as uvas do slide 3, clique aqui. (Caso não tenha acesso ao datashow, você pode imprimir este texto para resolução individual, coletiva ou em duplas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que observem atentamente a análise feita pelo grupo de sala do menino que escreveu a fábula.
  • Relacione com eles, a partir da legenda, as mudanças operadas no texto;
  • Questione:

Qual seria a próxima etapa? (Esperamos que digam que seria reescrever, para que o texto ficasse pronto para a publicação).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Proponha que agora, em duplas, retomem o texto produzido na aula anterior fazendo uma leitura atenta;
  • Agora, usando a legenda do slide 4, façam as alterações necessárias no texto, usando a ordem proposta.
  • Salientar que é essencial que observem as orientações já sinalizadas pelo professor (referentes ao título, parágrafo, discurso direto, repetição de referentes, pontuação e moral).
  • Entregue a nova folha de produção para que reescrevam, já com as alterações feitas no original.
  • Oriente que é essencial que a dupla se mantenha envolvida, discutindo cada mudança operada no texto.

Materiais complementares:

Para imprimir a folha de produção, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Façam uma pequena pausa após 20 minutos e projete o slide 5.
  • Questione:
  • Se na história há um leão, como posso me referir a ele durante o texto? Releiam o que escreveram até agora.
  • Como podem se referir aos personagens da sua história? (Esperamos que consigam usar outros substantivos, pronomes pessoais e oblíquos ou mesmo a elipse - atente para isso no momento da pergunta).
  • Circule e leia as produções, dando feedbacks acerca da textualização. (Entendemos que o professor pode dar dicas, fazer comentários quanto ao conteúdo composicional, a superestrutura, à temática, auxiliando a dupla a manter o foco no trabalho).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Entregue a cada dupla a folha de avaliação da 2ª versão da fábula.
  • Peça que leiam atentamente os critérios, que se referem exatamente às mudanças feitas e marquem na ficha o que forem analisando.
  • Circule pela sala ajudando no que for necessário.
  • Recolha as produções e combine como será feito o livro (encadernado em espiral, xerocado e encadernado ou impresso), se haverá ilustrações, se irão inserir uma pequena biografia dos autores, como será a divulgação e a entrega na biblioteca.
  • Proponha que no dia da entrega alguns alunos leiam algumas fábulas para uma sala convidada.

Materiais complementares:

Para imprimir a ficha de critérios de avaliação 2ª versão, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação Artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Textos lidos e comentados previamente pelo professor (os alunos só podem revisar e reescrever a partir dos apontamentos do professor, pois ainda não são autônomos nesse sentido);

Folha de produção para a reescrita. Outra possibilidade é que o texto seja reescrito no laboratório de informática, na plataforma do google drive ou no próprio word, para ser impresso e doado à biblioteca.

(Para esta aula, os textos já produzidos em dupla devem ter sido lidos e comentados pelo professor, que pode usar marcações no corpo textual e comentários durante e no pós texto. É importante que o professor também estabeleça poucos objetivos, devido à faixa etária: alguns de notação ortográfica já trabalhados pela turma, a paragrafação como articuladora das cenas textuais e principalmente o sentido global do texto).

Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em reconhecer os desvios cometidos, principalmente na grafia das palavras. Poderão sentir dificuldade em lidar com os dois tipos de problema: o do próprio enredo - esclarecendo passagens, substituindo ou invertendo a ordem das informações ao mesmo tempo em que precisam refinar a superestrutura: parágrafo, uso do discurso direto, ortografia e pontuação.

Referências sobre o assunto:

RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010. (Apesar de na perspectiva adotada - sócio interacionista - não usarmos o termo “erro” e sim desvio, o livro traz bom suporte para o professor).

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em: 15 dez 2018.

SILVA, Leila N S.; LEAL, Telma Ferraz. As concepções docentes a respeito da paragrafação. In: LIMA, Ana; PESSOA, Ana Cláudia. Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. Recife, Editora UFPE, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • As duplas devem estar juntas na sala ou no laboratório de informática.
  • Questione:
  • Quando vocês escreveram a fábula, cada um trabalhou sozinho? (Espera-se que digam que tiveram de discutir para ajustar as ideias de cada um, ver o que cada um dizia para poder continuar)
  • Então para isso tiveram de discutir, ajustar as ideias… Pois agora, vamos pensar no leitor…
  • Como ter certeza de que o texto está pronto? Vocês acham que ele poderia ficar melhor? (Esperamos que digam que para ter certeza ou julgar se pode melhorar é preciso reler, conferir…)
  • Vamos a um exemplo (slide 3).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia a fábula de um aluno de uma sala de 3º ano. Imaginem que este texto será colocado também no livro de vocês.
  • Questione e anote no quadro as respostas dos alunos:
  • Certamente a criança, ao escrever, deu o melhor de si, mas cometeu alguns desvios que acabam exigindo do leitor um esforço maior para a compreensão da história. O que pode ser acrescentado/ modificado neste texto a fim de o leitor o compreenda melhor? (Esperamos que percebam que na frase “...e não conseguiu”, está desconectada do verbo que a antecede - viu. Há um grande implícito a ser recuperado pelo leitor: era necessário dizer que tentou pegá-los, mas não conseguiu. Este período está truncado)
  • E em relação às notações gráficas? Há algum desvio a ser revisado, já que o texto iria para um livro? (raposa, algo, de repente queria, estar).
  • O que é necessário para que o leitor além de compreender bem, goste das histórias produzidas? (Esperamos que eles digam que precisa ter sentido, ter detalhes, emoção…)
  • Para haver sentido o que é necessário? (Que as informações estejam claras, que as palavras possam ser lidas sem muitos desvios e que haja parágrafo, ajudando o leitor a saber que algo novo vai acontecer)
  • Para haver emoção o que é preciso? (a pontuação e a escolha das palavras)

Materiais complementares:

Para imprimir o texto a raposa e as uvas do slide 3, clique aqui. (Caso não tenha acesso ao datashow, você pode imprimir este texto para resolução individual, coletiva ou em duplas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que observem atentamente a análise feita pelo grupo de sala do menino que escreveu a fábula.
  • Relacione com eles, a partir da legenda, as mudanças operadas no texto;
  • Questione:

Qual seria a próxima etapa? (Esperamos que digam que seria reescrever, para que o texto ficasse pronto para a publicação).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Proponha que agora, em duplas, retomem o texto produzido na aula anterior fazendo uma leitura atenta;
  • Agora, usando a legenda do slide 4, façam as alterações necessárias no texto, usando a ordem proposta.
  • Salientar que é essencial que observem as orientações já sinalizadas pelo professor (referentes ao título, parágrafo, discurso direto, repetição de referentes, pontuação e moral).
  • Entregue a nova folha de produção para que reescrevam, já com as alterações feitas no original.
  • Oriente que é essencial que a dupla se mantenha envolvida, discutindo cada mudança operada no texto.

Materiais complementares:

Para imprimir a folha de produção, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Façam uma pequena pausa após 20 minutos e projete o slide 5.
  • Questione:
  • Se na história há um leão, como posso me referir a ele durante o texto? Releiam o que escreveram até agora.
  • Como podem se referir aos personagens da sua história? (Esperamos que consigam usar outros substantivos, pronomes pessoais e oblíquos ou mesmo a elipse - atente para isso no momento da pergunta).
  • Circule e leia as produções, dando feedbacks acerca da textualização. (Entendemos que o professor pode dar dicas, fazer comentários quanto ao conteúdo composicional, a superestrutura, à temática, auxiliando a dupla a manter o foco no trabalho).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Entregue a cada dupla a folha de avaliação da 2ª versão da fábula.
  • Peça que leiam atentamente os critérios, que se referem exatamente às mudanças feitas e marquem na ficha o que forem analisando.
  • Circule pela sala ajudando no que for necessário.
  • Recolha as produções e combine como será feito o livro (encadernado em espiral, xerocado e encadernado ou impresso), se haverá ilustrações, se irão inserir uma pequena biografia dos autores, como será a divulgação e a entrega na biblioteca.
  • Proponha que no dia da entrega alguns alunos leiam algumas fábulas para uma sala convidada.

Materiais complementares:

Para imprimir a ficha de critérios de avaliação 2ª versão, clique aqui.

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