15626
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Elaboração de um projeto de texto: o planejamento de um infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre planejamento de infográfico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula sobre produção de textos, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero infográfico.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual.
Renderforest, disponível aqui, para criação de infográfico animado. No programa, você encontrará todos os passos que reproduzimos aqui.

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Canva – ferramenta para construção de infográfico, disponível aqui (tutorial disponível aqui).
Google Sites – criação, nomeação e cópia (tutoriais disponíveis aqui e aqui).

Orientações iniciais
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o ensino remoto de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, com critérios de avaliação claros e socialização de produções. É importante informar aos estudantes que irão trabalhar em equipes em todas as etapas, caso possam contar com o Google Docs (para escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que os estudantes poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou a determinação das equipes. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade, para que defina se o processo ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato e responsabilidade.

Introdução: Planejar antes de produzir – projeto de texto de um infográfico
Esta etapa da adaptação corresponde ao plano LPO7_08SQA13.
Lembre-se de que, para a aplicação deste plano de aula, antecipadamente, os alunos têm que pesquisar textos de divulgação científica para serem transformados em um infográfico. Oriente-os para pesquisa e escolha do tema.

Envie um áudio aos alunos explicando a proposta das aulas aqui adaptadas para o ensino remoto: planejamento, produção e revisão de um infográfico. Nesse contato, retome ou introduza as condições de produção do gênero, os elementos linguísticos e semióticos que o compõem, o meio de circulação etc. Encerre enfatizando a importância de fazer um planejamento do texto e explicite, então, os elementos que precisam ser contemplados na elaboração de um projeto de texto: conteúdos, definição do público-alvo, a finalidade, o espaço de recepção e de circulação, e o suporte para o infográfico. Por fim, peça aos alunos que se organizem em equipes para a realização do planejamento, produção e revisão do infográfico.

Envie aos alunos o arquivo da atividade para planejamento do infográfico, disponível aqui. Envie também o modelo de infográfico animado, apresentado no plano, e a sugestão do programa para a realização do infográfico, também disponível no plano, juntamente com as orientações do tutorial. Explique como devem desenvolver o planejamento, seguindo as orientações do plano e de acordo com os espaços para preenchimento da tabela enviada no arquivo. Estabeleça um prazo para realização e entrega da tarefa.

Para finalizar esta etapa, devolva aos alunos os planejamentos comentados, um a um. Envie também as questões do slide de fechamento do plano para que reflitam, em equipes, sobre as questões propostas. Caso seja possível, organize nesse momento um encontro síncrono para trocarem ideias sobre as respostas; caso contrário, proponha uma interação por meio de um grupo de WhatsApp, formado para tal finalidade.

Desenvolvimento: Eu me anino em produzir um infográfico animado!
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_08SQA14.
Retome com os alunos os aspectos a serem pensados para a produção do infográfico, explicitados no planejamento elaborado na etapa anterior.

Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e oriente as equipes a reverem seus planejamentos para os colocarem em prática. Oriente que acessem o programa Renderforest e escolham um dos modelos disponibilizados para a elaboração do infográfico. Envie aos alunos o guia para produção do infográfico, disponível aqui. Envie também as orientações para o uso do programa, em arquivo disponível aqui.

Estabeleça um prazo para criação e envio da primeira versão. Explique que na próxima aula os alunos farão a revisão da produção.

Fechamento: Revisão de texto: como melhorar a produção escrita?
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_08SQA15.
Entre em contato com os alunos. Explique que nesta etapa eles deverão trocar entre si os trabalhos, de modo que um grupo revise o trabalho de outro grupo. Explique que a revisão será realizada a partir de um a grade de correção. Envie-lhes, então, a grade de correção disponível aqui. Estabeleça um prazo para a revisão.

Como devolutiva, se possível, organize um encontro síncrono para socialização dos comentários dos grupos sobre os infográficos dos colegas. Caso não seja possível, peça que as equipes envolvidas nas revisões organizem grupos de WhatsApp para propiciar as interações.

Depois de revisados os infográficos, publique-os na página da escola nas redes sociais ou mesmo no site oficial. É possível também criar um site usando o Google Sites, indicado como ferramenta opcional nesta adaptação.

Convite às famílias
Incentive que os estudantes recorram aos familiares em todas as etapas de planejamento, produção e revisão do infográfico, de modo que o trabalho possa ser acompanhado pela família. Além disso, envie o resultado final aos familiares, para que possa ser apreciado por eles. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_08SQA13

(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas