15626
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Elaboração de um projeto de texto: o planejamento de um infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre planejamento de infográfico

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Tarefa de casa solicitada com antecedência (pesquisa de tema relacionado aos estudos e que seja de interesse dos alunos ou próprio de alguma disciplina que estejam estudando). O conteúdo da pesquisa será empregado na construção do infográfico, por isso sugerimos que os alunos pesquisem assuntos que possam ser apresentados por meio da infografia, a alunos de outras séries/anos.

Laboratório de informática ou projetor para que você possa apresentar o site em que estão disponíveis histórias prontas (vídeos) que podem ser alimentados pelos alunos e transformados em infográficos.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua-se de mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.

Dificuldades antecipadas:

Selecionar informações, relacionar as informações do texto de divulgação científica à construção composicional do gênero, como disposição espacial, seleção de imagens e de fontes que serão usadas.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos. Pergunte-lhes se eles têm o hábito de fazer o projeto de texto antes de escrevê-lo de fato, ou seja, antes de textualizá-lo. Pergunte se consideram importante fazer este planejamento e por qual motivo é indicado que ele seja realizado. Deixe que os alunos se manifestem livremente sobre a questão.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro membros, pois tal quantidade possibilita que o professor atenda a todos os grupos e contribui para que haja interação entre os alunos.
  • Leia a questão do slide (você também pode escrevê-la no quadro) e solicite que os alunos respondam-na, anotando no quadro os elementos que precisam ser contemplados na elaboração de um projeto de texto. É importante que os alunos falem sobre os conteúdos, o público-alvo, a finalidade, o espaço de recepção e de circulação e o suporte para o infográfico.
  • Caso você, professor, tenha desenvolvido as aulas das outras modalidades, relembre os aspectos já estudados, como as condições de produção de texto; elementos linguísticos, como o emprego de linguagem objetiva; e os aspectos multimodais, como a linguagem não verbal ou o uso de música de fundo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Solicite, com antecedência, que os alunos pesquisem em casa textos de divulgação científica e tragam-nos para a aula. Você pode orientar os alunos que escolham temas do interesse deles, ou que já estejam estudando em outras disciplinas, ou ainda sugerir alguns temas.
  • Proponha aos alunos a elaboração de um projeto de infográfico animado. Retome com eles as características deste gênero. Uma sugestão de infográfico animado encontra-se em Materiais complementares. Apresente-lhes um site que facilita a produção desse tipo do infográfico, pois os alunos escolhem um modelo pré-montado e podem alimentá-lo com informações, imagens e música que desejarem. Este site encontra-se no endereço disponível em: <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>. Acesso em: 5 jan. 2019. Para que você se familiarize com o site antes e com o modo de fazer o infográfico, estão disponíveis, em Materiais complementares, orientações mais específicas. Você pode projetar uma das possibilidades de infografia do site, para que os alunos percebam como farão um pré-projeto de texto.
  • Para este planejamento, oriente os alunos a selecionar, da pesquisa solicitada para ser realizada em casa, as informações e textos que consideram relevantes para compor o infográfico bem como a sequência das informações. Oriente-os, ainda, a pensar se haverá topicalização entre as informações, se haverá diferença entre as cores e tamanho de fontes e a selecionarem as imagens a ser empregadas.
  • Solicite que os alunos preencham a tabela proposta para impressão em Materiais complementares. Na tabela, consta um planejamento para a produção do infográfico.

Materiais complementares:

  • Atividade para impressão disponível aqui.
  • Sugestão de infográfico animado:

Infográfico animado: TV FOLHA. Entenda como o zika deu a volta ao mundo. 2016. (2’). Disponível em: https://tvuol.uol.com.br/video/entenda-como-a-zika-deu-a-volta-ao-mundo-04024D9A3570DC816326. Acesso em 20 nov. 2018.

  • Tarefa de casa solicitada aos alunos anteriormente (pesquisa de textos de divulgação científica de temas do interesse dos alunos, ou que já estejam estudando em outras disciplinas).
  • Orientação sobre como fazer o infográfico animado disponível aqui. Acesso em 20 nov.2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Na etapa do planejamento, é importante que os alunos tenham clareza sobre os aspectos relativos às condições de produção do gênero em questão. Por isso, passe no quadro ou projete as perguntas do slide, de modo que possam pensar sobre elas. Sugerimos que os grupos troquem entre si os planejamentos e discutam, primeiramente, a partir das perguntas, sobre o material produzido. O objetivo é que os grupos interajam entre si e troquem ideias que podem enriquecer e complementar o trabalho de cada grupo. Em seguida, em uma roda de conversa, conduza a discussão com a turma toda a partir das questões. Estimule os alunos a justificarem suas respostas com elementos do planejamento.

Material Complementar: sugestão de resposta disponível no link. .

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e videoaula e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Tarefa de casa solicitada com antecedência (pesquisa de tema relacionado aos estudos e que seja de interesse dos alunos ou próprio de alguma disciplina que estejam estudando). O conteúdo da pesquisa será empregado na construção do infográfico, por isso sugerimos que os alunos pesquisem assuntos que possam ser apresentados por meio da infografia, a alunos de outras séries/anos.

Laboratório de informática ou projetor para que você possa apresentar o site em que estão disponíveis histórias prontas (vídeos) que podem ser alimentados pelos alunos e transformados em infográficos.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero Infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo Práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações. A videoaula, embora tenha marcas de gênero primário, como a oralidade, é considerada um gênero secundário, visto que implica determinados momentos de planejamento e elaboração. A videoaula caracteriza-se ainda pela utilização da mídia audiovisual, a interação assíncrona ou ausência de interação com os alunos e emprego simultâneo de várias linguagens visuais e recursos de áudio. O fato de a videoaula ser gravada possibilita que ela passe por processos de edições e regravações. O uso de roteiros e esquematizações para apresentação das aulas faz com que este gênero constitua-se de mais situações construídas e menos momentos espontâneos, se comparadas a uma aula presencial. Por exemplo, em momentos em que o professor tece cumprimentos e despedidas nas aulas, considerados como acontecimentos espontâneos, simples e, logo, primários, ao integrar as diversas videoaulas, tais momentos transformam-se em formas preconcebidas de um modo de enunciar.

Dificuldades antecipadas:

Selecionar informações, relacionar as informações do texto de divulgação científica à construção composicional do gênero, como disposição espacial, seleção de imagens e de fontes que serão usadas.

Referências sobre o assunto:

DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

MANFRÉ, Priscila; SAITO, Cláudia L. Nascimento. Para um estudo do gênero textual infográfico. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 1955-1964. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2018.

MUSSIO, Simone Cristina. Transformações contemporâneas: as ressignificações do conceito videoaula tendo em vista a alteração do mídium. In.: VI Colóquio da ALED Brasil. Trabalhos completos.São Carlos, 2014. Ed. 2, v. 1, n. 2, s/n. Disponível em: <http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54>. Acesso em: 5 ago. 2018.

OLIVEIRA, Alexandre; STADLER, Pâmela de Carvalho. Videoaulas: uma forma de contextualizar a teoria na prática. In: 20o CIAED–Congresso Internacional ABED de Educação a distância. 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014, p. 1-8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf> . Acesso em: 5 ago. 2018.

PACHECO, Mariana do Carmo. Gênero textual infográfico; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2018.

PAIVA, F. A. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do ensino médio. Revista L@el em (Dis-)curso. Volume 3, 2011, p. 87-101. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905>. Acesso em: 12 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos. Pergunte-lhes se eles têm o hábito de fazer o projeto de texto antes de escrevê-lo de fato, ou seja, antes de textualizá-lo. Pergunte se consideram importante fazer este planejamento e por qual motivo é indicado que ele seja realizado. Deixe que os alunos se manifestem livremente sobre a questão.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro membros, pois tal quantidade possibilita que o professor atenda a todos os grupos e contribui para que haja interação entre os alunos.
  • Leia a questão do slide (você também pode escrevê-la no quadro) e solicite que os alunos respondam-na, anotando no quadro os elementos que precisam ser contemplados na elaboração de um projeto de texto. É importante que os alunos falem sobre os conteúdos, o público-alvo, a finalidade, o espaço de recepção e de circulação e o suporte para o infográfico.
  • Caso você, professor, tenha desenvolvido as aulas das outras modalidades, relembre os aspectos já estudados, como as condições de produção de texto; elementos linguísticos, como o emprego de linguagem objetiva; e os aspectos multimodais, como a linguagem não verbal ou o uso de música de fundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Solicite, com antecedência, que os alunos pesquisem em casa textos de divulgação científica e tragam-nos para a aula. Você pode orientar os alunos que escolham temas do interesse deles, ou que já estejam estudando em outras disciplinas, ou ainda sugerir alguns temas.
  • Proponha aos alunos a elaboração de um projeto de infográfico animado. Retome com eles as características deste gênero. Uma sugestão de infográfico animado encontra-se em Materiais complementares. Apresente-lhes um site que facilita a produção desse tipo do infográfico, pois os alunos escolhem um modelo pré-montado e podem alimentá-lo com informações, imagens e música que desejarem. Este site encontra-se no endereço disponível em: <https://www.renderforest.com/pt/Promotional/kinetic-typography-maker>. Acesso em: 5 jan. 2019. Para que você se familiarize com o site antes e com o modo de fazer o infográfico, estão disponíveis, em Materiais complementares, orientações mais específicas. Você pode projetar uma das possibilidades de infografia do site, para que os alunos percebam como farão um pré-projeto de texto.
  • Para este planejamento, oriente os alunos a selecionar, da pesquisa solicitada para ser realizada em casa, as informações e textos que consideram relevantes para compor o infográfico bem como a sequência das informações. Oriente-os, ainda, a pensar se haverá topicalização entre as informações, se haverá diferença entre as cores e tamanho de fontes e a selecionarem as imagens a ser empregadas.
  • Solicite que os alunos preencham a tabela proposta para impressão em Materiais complementares. Na tabela, consta um planejamento para a produção do infográfico.

Materiais complementares:

  • Atividade para impressão disponível aqui.
  • Sugestão de infográfico animado:

Infográfico animado: TV FOLHA. Entenda como o zika deu a volta ao mundo. 2016. (2’). Disponível em: https://tvuol.uol.com.br/video/entenda-como-a-zika-deu-a-volta-ao-mundo-04024D9A3570DC816326. Acesso em 20 nov. 2018.

  • Tarefa de casa solicitada aos alunos anteriormente (pesquisa de textos de divulgação científica de temas do interesse dos alunos, ou que já estejam estudando em outras disciplinas).
  • Orientação sobre como fazer o infográfico animado disponível aqui. Acesso em 20 nov.2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Na etapa do planejamento, é importante que os alunos tenham clareza sobre os aspectos relativos às condições de produção do gênero em questão. Por isso, passe no quadro ou projete as perguntas do slide, de modo que possam pensar sobre elas. Sugerimos que os grupos troquem entre si os planejamentos e discutam, primeiramente, a partir das perguntas, sobre o material produzido. O objetivo é que os grupos interajam entre si e troquem ideias que podem enriquecer e complementar o trabalho de cada grupo. Em seguida, em uma roda de conversa, conduza a discussão com a turma toda a partir das questões. Estimule os alunos a justificarem suas respostas com elementos do planejamento.

Material Complementar: sugestão de resposta disponível no link. .

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano