15625
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de texto dramático escrito: planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre planejamento de produção do texto dramático

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes e peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Para esta aula são necessários cópias dos textos que serão utilizados, quadro, computador e projetor, livros infantis com contos de fadas clássicos.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)

O gênero Dramático é um dos três gêneros literários, junto com o Lírico e o Épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em planejar o texto, uma vez que podem não estar acostumados a realizar este procedimento.
Por isso, indica-se uma tabela de planejamento para nortear o processo.

Referências sobre o assunto:

CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.

COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.

DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.

DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.

FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.

NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>.
Acesso em: 3 dez. 2018.

VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Informe aos alunos que nesta aula eles irão retomar os conhecimentos que já possuem sobre as características do texto dramático, observando especificamente aspectos ligados à escrita. Pergunte a eles: Que característica eles já conhecem em relação ao texto dramático? (Espera-se que respondam:
    é um texto para ser encenado, possui personagens, cenários, figurino, etc.) Por onde começariam a produção de um texto dramático? (Com base em uma história conhecida, criando a história, pensando no cenário etc.) Que dificuldades eles acreditam que teriam? (Não saber por onde começar, ter dificuldade para escolher a história e desenvolver o texto completo etc.)
  • Estas perguntas servem de motivação para que os alunos apresentem suas dificuldades em relação à escrita, e é um momento propício para a professor introduzir a importância do planejamento no sentido de auxiliar a organização das ideias para posterior textualização.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para esta parte da aula ficar mais interessante, sugere-se que os alunos realizem, em casa, uma atividade de comparação entre um texto de conto de fadas e sua adaptação para teatro, anotando as diferenças percebidas numa tabela comparativa.
  • Desta forma, os alunos trariam suas respostas para compartilhar neste momento, de modo que pudessem perceber as diferenças entre escrever um texto de conto de fadas e sua adaptação teatral, focando aspectos do texto dramático que são constitutivos do gênero em sua modalidade escrita, por exemplo: uso do discurso direto, para indicar as falas de personagens, e a presença das rubricas, fundamentais para indicar informações de cenário, figurino, movimentação no palco, atitude e voz das personagens etc.
  • A atividade que deve ser realizada em casa pelos alunos antes desta aula encontra-se aqui.
  • Para ter acesso à sugestão de resposta da tabela comparativa, clique aqui.
  • De posse da tabela preenchida, peça que alguns alunos socializem as respostas.
  • Se necessário, transcreva no quadro os pontos principais que caracterizam o texto dramático escrito a fim de que os alunos fixem as características que devem ser observadas na produção escrita, o que irá responder à questão-chave deste slide: Quais as características do texto dramático escrito?
  • É importante comentar com os alunos que as rubricas - que fazem o papel de informar aspectos relativos a cenário, figurino, movimentação, voz dos atores, atitudes esperadas etc., são características do texto dramático e fundamentais para que o texto seja encenado conforme esperado. Estas rubricas são destacadas do texto a ser encenado ao se utilizar a fonte com itálico, além de aparecem, em alguns casos, entre parênteses. Reforce esta informação, caso nenhum aluno tenha explicitado esta diferença, pois as indicações das pontuações e marcações do texto dramático também são muito importantes para a sua constituição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Leia para os alunos o slide acima. É importante mostrar a eles que planejar o texto deixa mais tranquila a tarefa de escrever.
  • Explique que em duplas eles irão planejar a adaptação de um conto de fadas para texto dramático. Para isso, deverão escolher um conto de fadas de sua preferência. Como sugestão, leve para a sala de aula livros infantis com contos de fadas clássicos, possíveis de ser encontrados na biblioteca escolar, para que os alunos possam escolher com maior facilidade e tenham o texto na mão para pensar na adaptação.
  • Oriente-os que não precisam, necessariamente, seguir a história exatamente como ela é. Podem mudar, por exemplo, a época da história e imaginar que ela ocorra nos dias de hoje. Também podem alterar algo do enredo, mudando o final, por exemplo. Relembre com eles animações e filmes famosos que adaptaram contos de fadas, contando de outra forma a história original: Malévola (Disney, 2014), Shrek (DreamWorks, 2001), A Bela e a Fera (Disney, 2017), João e Maria: caçadores de bruxas (Paramount Pictures, 2013), entre outros.
  • Como seria difícil para eles planejar esta adaptação sem ter parâmetros - pois muitas vezes o aluno não tem o hábito de planejar, recusa este procedimento, quer começar a escrever logo - sugere-se usar como estratégia uma tabela de planejamento a fim de nortear o processo.
  • A tabela sugerida encontra-se aqui. Imprima-a e entregue às duplas. Porém, além das informações que constam no planejamento da tabela, podem surgir outros aspectos relacionados ao planejamento, que podem ser anotados no campo “Outras observações”.
  • Permita que os alunos trabalhem com a tabela e discutam os aspectos relacionados ao planejamento do texto. Passe pelas duplas e verifique o andamento da atividade.
  • Como sugestão, há um modelo de tabela preenchido, com uma possível adaptação para o conto Chapeuzinho Vermelho, e que pode ser usada como parâmetro para ajudar a planejar o texto dos alunos. Para ter acesso, clique aqui.
  • No final do tempo previsto, recolha as tabelas preenchidas pelos alunos, pois este material deve ser utilizado na continuidade do trabalho de produção escrita, em outra aula, a fim de que se complete a produção, realizando-se a textualização, edição e revisão do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula retomando brevemente as atividades desenvolvidas destacando o que os alunos puderam aprender ao realizar a atividade da tabela comparativa em casa e ao desenvolver a tabela de planejamento.
  • Termine a aula com a pergunta: Qual a importância do planejamento para a escrita de um texto?
  • Ouça as respostas, e verifique se os alunos compreenderam a importância de planejar para tornar a tarefa de escrever mais fácil.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto dramático (esquetes e peças curtas) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Para esta aula são necessários cópias dos textos que serão utilizados, quadro, computador e projetor, livros infantis com contos de fadas clássicos.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas)

O gênero Dramático é um dos três gêneros literários, junto com o Lírico e o Épico. Diferentemente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador deste gênero. Por este motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em planejar o texto, uma vez que podem não estar acostumados a realizar este procedimento.
Por isso, indica-se uma tabela de planejamento para nortear o processo.

Referências sobre o assunto:

CHANDRASEGARAN, Antonia. A intervenção como recurso no processo da escrita. São Paulo: SBS Livraria, 2003. Tradução de Rosana Sakugawa Ramos Cruz Gouveia.

COBRA, Rubem Queiroz. Como escrever uma peça de teatro. Disponível em: <http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html>. Acesso em: 3 dez. 2018.

DIANA, Daniela. Gênero dramático. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/>. Acesso em: 3 dez. 2018.

DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/>. Acesso em: 29 nov. 2018.

FORMAGIO, Amélia Zenir Coral. Transposição do conto para a peça teatral. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uem_portugues_md_amelia_zenir_coral.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2ª edição.

NOVA ESCOLA. Adaptação de conto para peça teatral. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/5407/adaptacao-de-conto-para-peca-teatral>.
Acesso em: 3 dez. 2018.

VASCONCELOS, Ângela do Céo Gonzaga. Produção textual e encenação com base em histórias infantis. Disponível em: <http://teatronaescola.com/index.php/noticias/item/114-producao-textual-e-encenacao-com-base-em-historias-infantis>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Informe aos alunos que nesta aula eles irão retomar os conhecimentos que já possuem sobre as características do texto dramático, observando especificamente aspectos ligados à escrita. Pergunte a eles: Que característica eles já conhecem em relação ao texto dramático? (Espera-se que respondam:
    é um texto para ser encenado, possui personagens, cenários, figurino, etc.) Por onde começariam a produção de um texto dramático? (Com base em uma história conhecida, criando a história, pensando no cenário etc.) Que dificuldades eles acreditam que teriam? (Não saber por onde começar, ter dificuldade para escolher a história e desenvolver o texto completo etc.)
  • Estas perguntas servem de motivação para que os alunos apresentem suas dificuldades em relação à escrita, e é um momento propício para a professor introduzir a importância do planejamento no sentido de auxiliar a organização das ideias para posterior textualização.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para esta parte da aula ficar mais interessante, sugere-se que os alunos realizem, em casa, uma atividade de comparação entre um texto de conto de fadas e sua adaptação para teatro, anotando as diferenças percebidas numa tabela comparativa.
  • Desta forma, os alunos trariam suas respostas para compartilhar neste momento, de modo que pudessem perceber as diferenças entre escrever um texto de conto de fadas e sua adaptação teatral, focando aspectos do texto dramático que são constitutivos do gênero em sua modalidade escrita, por exemplo: uso do discurso direto, para indicar as falas de personagens, e a presença das rubricas, fundamentais para indicar informações de cenário, figurino, movimentação no palco, atitude e voz das personagens etc.
  • A atividade que deve ser realizada em casa pelos alunos antes desta aula encontra-se aqui.
  • Para ter acesso à sugestão de resposta da tabela comparativa, clique aqui.
  • De posse da tabela preenchida, peça que alguns alunos socializem as respostas.
  • Se necessário, transcreva no quadro os pontos principais que caracterizam o texto dramático escrito a fim de que os alunos fixem as características que devem ser observadas na produção escrita, o que irá responder à questão-chave deste slide: Quais as características do texto dramático escrito?
  • É importante comentar com os alunos que as rubricas - que fazem o papel de informar aspectos relativos a cenário, figurino, movimentação, voz dos atores, atitudes esperadas etc., são características do texto dramático e fundamentais para que o texto seja encenado conforme esperado. Estas rubricas são destacadas do texto a ser encenado ao se utilizar a fonte com itálico, além de aparecem, em alguns casos, entre parênteses. Reforce esta informação, caso nenhum aluno tenha explicitado esta diferença, pois as indicações das pontuações e marcações do texto dramático também são muito importantes para a sua constituição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Leia para os alunos o slide acima. É importante mostrar a eles que planejar o texto deixa mais tranquila a tarefa de escrever.
  • Explique que em duplas eles irão planejar a adaptação de um conto de fadas para texto dramático. Para isso, deverão escolher um conto de fadas de sua preferência. Como sugestão, leve para a sala de aula livros infantis com contos de fadas clássicos, possíveis de ser encontrados na biblioteca escolar, para que os alunos possam escolher com maior facilidade e tenham o texto na mão para pensar na adaptação.
  • Oriente-os que não precisam, necessariamente, seguir a história exatamente como ela é. Podem mudar, por exemplo, a época da história e imaginar que ela ocorra nos dias de hoje. Também podem alterar algo do enredo, mudando o final, por exemplo. Relembre com eles animações e filmes famosos que adaptaram contos de fadas, contando de outra forma a história original: Malévola (Disney, 2014), Shrek (DreamWorks, 2001), A Bela e a Fera (Disney, 2017), João e Maria: caçadores de bruxas (Paramount Pictures, 2013), entre outros.
  • Como seria difícil para eles planejar esta adaptação sem ter parâmetros - pois muitas vezes o aluno não tem o hábito de planejar, recusa este procedimento, quer começar a escrever logo - sugere-se usar como estratégia uma tabela de planejamento a fim de nortear o processo.
  • A tabela sugerida encontra-se aqui. Imprima-a e entregue às duplas. Porém, além das informações que constam no planejamento da tabela, podem surgir outros aspectos relacionados ao planejamento, que podem ser anotados no campo “Outras observações”.
  • Permita que os alunos trabalhem com a tabela e discutam os aspectos relacionados ao planejamento do texto. Passe pelas duplas e verifique o andamento da atividade.
  • Como sugestão, há um modelo de tabela preenchido, com uma possível adaptação para o conto Chapeuzinho Vermelho, e que pode ser usada como parâmetro para ajudar a planejar o texto dos alunos. Para ter acesso, clique aqui.
  • No final do tempo previsto, recolha as tabelas preenchidas pelos alunos, pois este material deve ser utilizado na continuidade do trabalho de produção escrita, em outra aula, a fim de que se complete a produção, realizando-se a textualização, edição e revisão do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula retomando brevemente as atividades desenvolvidas destacando o que os alunos puderam aprender ao realizar a atividade da tabela comparativa em casa e ao desenvolver a tabela de planejamento.
  • Termine a aula com a pergunta: Qual a importância do planejamento para a escrita de um texto?
  • Ouça as respostas, e verifique se os alunos compreenderam a importância de planejar para tornar a tarefa de escrever mais fácil.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP50 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano