OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA15; EF07MA16) Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano (plano cartesiano e representação de pontos em todos os quadrantes; representação dos vértices de um polígono no plano cartesiano; multiplicação das coordenadas dos vértices de um polígono por um número inteiro; obtenção de um polígono simétrico em relação aos eixos e à origem).
Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.
Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.
Objetivos específicos
Aplicar o conceito de simetria em relação aos eixos do plano cartesiano e à origem do mesmo.
Conceito-chave
Simetria
Recursos necessários
- Malha quadriculada;
- Régua;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Enriquecendo sua aula
Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra simetria de pontos no plano cartesiano.
https://www.youtube.com/watch?v=dZMFCuRxq2g
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Conversar com os alunos sobre como é nosso reflexo no espelho. Quando levantamos o braço direito, nosso reflexo levanta o esquerdo. Introduzir o conceito de simetria. Nosso reflexo é exatamente igual a nós, são imagens simétricas.
Propósito: Introduzir o conceito e simetria.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Explique aos alunos que no jogo do xadrez as peças se movimentam com características próprias. Um exemplo disso é a rainha. A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
Solicitar que em trios a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode desenhar um dos 3 simétricos.
Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Explique aos alunos que no jogo do xadrez as peças se movimentam com características próprias. Um exemplo disso é a rainha. A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
Solicitar que em trios a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode desenhar um dos 3 simétricos.
Clique no link atividade de aula para ter acesso à atividade de aula pronta para impressão. Clicando no link resolução da atividade de aula, você encontrará a resolução desta atividade. Clique no link guia de intervenção para ter acesso à sugestões de como intervir mediante às dificuldades mais comuns.
Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Convidar um aluno para fazer a marcação da rainha no segundo quadrante. Mostrar que, para obtermos simétrico em relação ao eixo x, devemos deslocar a peça para cima, de forma que a distância das duas peças seja a mesma em relação ao eixo x, ou seja, 3 unidades.
Propósito: Determinar o simétrico em relação ao eixo x.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Convidar um aluno para fazer a marcação da rainha no quarto quadrante. Mostrar que, para obtermos simétrico em relação ao eixo y, devemos deslocar a peça para a direita, de forma que a distância das duas peças seja a mesma em relação ao eixo y, ou seja, 2 unidades.
Propósito: Determinar o simétrico em relação ao eixo y.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Convidar um aluno para fazer a marcação da rainha no primeiro quadrante. Mostrar que, para obtermos simétrico em relação à origem do plano cartesiano, devemos deslocar a peça tanto para a direita quanto para cima, de forma que a distância das duas peças seja a mesma em relação ao eixo x e em relação ao eixo y, ou seja, 2 unidades para a direita e 3 unidades para cima, já que a peça original está 2 unidades para a esquerda e 3 unidades para baixo.
Propósito: Determinar o simétrico em relação à origem do plano cartesiano.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Analisar a peça original e os 3 simétricos. Verificar se as distâncias são as mesmas.
Propósito: Mostrar os simétricos da peça em todos os quadrantes do plano cartesiano.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Compartilhar com os alunos o conceito que foi trabalhado nesta aula. Simetria em relação ao eixo x, em relação ao eixo y, em relação à origem do plano cartesiano, em relação à bissetriz dos quadrantes ímpares e em relação à bissetriz dos quadrantes pares.
Propósito: Concluir o conceito que foi trabalhado na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Encerrar a aula frisando como os simétricos de um ponto deve ser marcado.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos relacionam da forma adequada o par ordenado aos eixos correspondentes (ordenadas e abscissas) e se entenderam o conceito de simetria.
Materiais complementares para impressão: