15624
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer no conto a estrutura básica da sequência narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Joice Eloi Guimarães
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Finalidade da aula: Reconhecer no conto a estrutura básica da sequência narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Conto de suspense e terror

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de leitura. Apreciação e réplica / Relação entre textos.

Prática de linguagem: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos / Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP47

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será a estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense, especificamente a situação inicial, o conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho. As atividades de reconhecimento desses elementos partirão da materialidade linguística do texto, para, a posteriori, serem introduzidas as definições de cada um, relacionando-as ao contexto de produção e à finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você retome esses conceitos e, previamente, identifique-os no conto que será utilizado nesta aula.

Materiais necessários: Fotocópias do conto de Humberto de Campos.

CAMPOS, Humberto de. Os olhos que comiam carne. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/humbertodecampos/olhoscomiamcarne.htm> Acesso em 12 de Nov. de 2018.

 

Informações sobre o gênero:

CAUSO, Roberto de Souza. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Contos de terror: estudo de gêneros textuais. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/profmau/conto-de-terror-estudo-de-gneros-textuais?related=1>. Acesso em: 18 set. 2018.

LOVECRAFT, Howard Phillips. O Horror Sobrenatural em Literatura. Trad. Celso M. Paciornik. Apresentação de Oscar Cesarotto. São Paulo: Iluminuras, 2007.

 

Dificuldades antecipadas: Reconhecer as diferenças entre o conflito e o clímax.

 

Referências sobre o assunto:

FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.

MATTEI, Claudia. As narrativas triviais no contexto escolar. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_claudia_mattei.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo; Perspectiva, 2003. p.93-104.

VIEIRA, André Guirland. Do Conceito de Estrutura Narrativa à sua Crítica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7845.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.


Código: LPO8_01SQA06

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas