Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será a estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense, especificamente a situação inicial, o conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho. As atividades de reconhecimento desses elementos partirão da materialidade linguística do texto, para, a posteriori, serem introduzidas as definições de cada um, relacionando-as ao contexto de produção e à finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você retome esses conceitos e, previamente, identifique-os no conto que será utilizado nesta aula.
Materiais necessários: Fotocópias do conto de Humberto de Campos.
CAMPOS, Humberto de. Os olhos que comiam carne. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/humbertodecampos/olhoscomiamcarne.htm> Acesso em 12 de Nov. de 2018.
Informações sobre o gênero:
CAUSO, Roberto de Souza. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
Contos de terror: estudo de gêneros textuais. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/profmau/conto-de-terror-estudo-de-gneros-textuais?related=1>. Acesso em: 18 set. 2018.
LOVECRAFT, Howard Phillips. O Horror Sobrenatural em Literatura. Trad. Celso M. Paciornik. Apresentação de Oscar Cesarotto. São Paulo: Iluminuras, 2007.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer as diferenças entre o conflito e o clímax.
Referências sobre o assunto:
FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.
MATTEI, Claudia. As narrativas triviais no contexto escolar. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_claudia_mattei.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo; Perspectiva, 2003. p.93-104.
VIEIRA, André Guirland. Do Conceito de Estrutura Narrativa à sua Crítica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7845.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações:
- Lembre os alunos dos elementos da narrativa: narrador; personagens, tempo e espaço.
- Fale para os alunos que nesta aula eles identificarão, por meio da leitura de um conto, como está organizada, em relação à estrutura, a sequência narrativa no conto de suspense e terror.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Explique para os alunos que eles vão ler um conto intitulado “Os olhos que comiam carne” do autor Humberto de Campos.
- Apresente o autor do conto. Conte que foi um contista maranhense e também foi jornalista, crítico literário, cronista e poeta. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e, além disso, teve participação no cenário político: foi Deputado Federal pelo Maranhão em 1920. Curiosidade: após o falecimento do autor, o médium Chico Xavier teria recebido sua visita espiritual, o que resultou em 12 livros publicados. A família do autor processou judicialmente Chico Xavier, mas sem sucesso, pois, na opinião do juiz do caso, “não se poderia conferir ao falecido direitos civis (considerando-o um autor de fato) e não se poderia conceder à família direitos herdáveis de obras supostamente não produzidas em vida.”
Informações disponíveis em: <http://conhecimentoliteratura.com.br/humberto-campos-um-maranhense-poligrafo-e-polemico/>. Acesso em: 18 set. 2018.
- Retome o título do conto e questione os alunos o que eles esperam dessa leitura.
- Apresente um breve resumo do que abordará o conto “Os olhos que comiam carne”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que leiam individualmente o conto “Os olhos que comiam carne” e anotem as palavras que não conhecem.
- Pergunte o que acharam do conto e se tem palavras que eles desconhecem. Explique para eles que, como trata-se de um texto escrito há muito tempo, é de se esperar que a linguagem utilizada apresente algumas palavras que hoje nos soam estranhas, pelo fato de caírem em desuso.
- Sanadas as dúvidas em relação ao vocabulário, organize-os em grupos de 3 ou 4 estudantes para realização da atividade a seguir que contará com reflexão e discussão entre os alunos.
- Projete as perguntas do slide. Caso não disponha do recurso necessário para isso, você pode escrever as perguntas no quadro.
- Peça para que eles discutam com os colegas as perguntas orientadoras com base na leitura do conto.
- Instrua os alunos a apontarem suas respostas na fotocópia do conto.
- Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade.
Materiais complementares: Fotocópias do conto “Os olhos que comiam carne”. Para acessar esse material, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Projete a tabela. Caso não disponha do recurso necessário para isso, você pode escrever as perguntas no quadro.
- Peça que os grupos socializem suas respostas, apontando em que parte do conto “Os olhos que comiam carne” elas estão localizadas.
- A cada rodada de respostas, relacione-as às explicações dos momentos da narrativa, exemplificando com trechos do conto lido.
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Lembre os alunos que no gênero conto de suspense e terror a finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no leitor.
- Desafie-os alunos, ainda em grupos, a discutirem possibilidades de deixar cada momento do conto lido mais arrepiante.
- Cada grupo ficará responsável por um momento da narrativa, não há problema em mais de um grupo pensar sugestões para o mesmo momento.
- Simule a seguinte situação comunicacional para esta atividade: “Imaginem que o autor Humberto de Campos resolveu reescrever este conto, tentando deixá-lo mais assustador. Para tanto, ele precisa da ajuda de vocês” (projete ou escreva no quadro).
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos apresentem suas sugestões.
- Incentive os demais grupos a emitirem sua opinião em relação às sugestões propostas pelos colegas. Utilize perguntas como:
- O que vocês acharam da sugestão elaborada pelo grupo?
- O que vocês acrescentariam? Por quê?