15624
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer no conto a estrutura básica da sequência narrativa: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será a estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense, especificamente a situação inicial, o conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho. As atividades de reconhecimento desses elementos partirão da materialidade linguística do texto, para, a posteriori, serem introduzidas as definições de cada um, relacionando-as ao contexto de produção e à finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você retome esses conceitos e, previamente, identifique-os no conto que será utilizado nesta aula.

Materiais necessários: Fotocópias do conto de Humberto de Campos.

CAMPOS, Humberto de. Os olhos que comiam carne. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/humbertodecampos/olhoscomiamcarne.htm> Acesso em 12 de Nov. de 2018.

Informações sobre o gênero:

CAUSO, Roberto de Souza. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Contos de terror: estudo de gêneros textuais. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/profmau/conto-de-terror-estudo-de-gneros-textuais?related=1>. Acesso em: 18 set. 2018.

LOVECRAFT, Howard Phillips. O Horror Sobrenatural em Literatura. Trad. Celso M. Paciornik. Apresentação de Oscar Cesarotto. São Paulo: Iluminuras, 2007.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer as diferenças entre o conflito e o clímax.

Referências sobre o assunto:

FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.

MATTEI, Claudia. As narrativas triviais no contexto escolar. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_claudia_mattei.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo; Perspectiva, 2003. p.93-104.

VIEIRA, André Guirland. Do Conceito de Estrutura Narrativa à sua Crítica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7845.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

  • Lembre os alunos dos elementos da narrativa: narrador; personagens, tempo e espaço.
  • Fale para os alunos que nesta aula eles identificarão, por meio da leitura de um conto, como está organizada, em relação à estrutura, a sequência narrativa no conto de suspense e terror.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Explique para os alunos que eles vão ler um conto intitulado “Os olhos que comiam carne” do autor Humberto de Campos.
  • Apresente o autor do conto. Conte que foi um contista maranhense e também foi jornalista, crítico literário, cronista e poeta. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e, além disso, teve participação no cenário político: foi Deputado Federal pelo Maranhão em 1920. Curiosidade: após o falecimento do autor, o médium Chico Xavier teria recebido sua visita espiritual, o que resultou em 12 livros publicados. A família do autor processou judicialmente Chico Xavier, mas sem sucesso, pois, na opinião do juiz do caso, “não se poderia conferir ao falecido direitos civis (considerando-o um autor de fato) e não se poderia conceder à família direitos herdáveis de obras supostamente não produzidas em vida.”

Informações disponíveis em: <http://conhecimentoliteratura.com.br/humberto-campos-um-maranhense-poligrafo-e-polemico/>. Acesso em: 18 set. 2018.

  • Retome o título do conto e questione os alunos o que eles esperam dessa leitura.
  • Apresente um breve resumo do que abordará o conto “Os olhos que comiam carne”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que leiam individualmente o conto “Os olhos que comiam carne” e anotem as palavras que não conhecem.
  • Pergunte o que acharam do conto e se tem palavras que eles desconhecem. Explique para eles que, como trata-se de um texto escrito há muito tempo, é de se esperar que a linguagem utilizada apresente algumas palavras que hoje nos soam estranhas, pelo fato de caírem em desuso.
  • Sanadas as dúvidas em relação ao vocabulário, organize-os em grupos de 3 ou 4 estudantes para realização da atividade a seguir que contará com reflexão e discussão entre os alunos.
  • Projete as perguntas do slide. Caso não disponha do recurso necessário para isso, você pode escrever as perguntas no quadro.
  • Peça para que eles discutam com os colegas as perguntas orientadoras com base na leitura do conto.
  • Instrua os alunos a apontarem suas respostas na fotocópia do conto.
  • Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade.

Materiais complementares: Fotocópias do conto “Os olhos que comiam carne”. Para acessar esse material, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Projete a tabela. Caso não disponha do recurso necessário para isso, você pode escrever as perguntas no quadro.
  • Peça que os grupos socializem suas respostas, apontando em que parte do conto “Os olhos que comiam carne” elas estão localizadas.
  • A cada rodada de respostas, relacione-as às explicações dos momentos da narrativa, exemplificando com trechos do conto lido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Lembre os alunos que no gênero conto de suspense e terror a finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no leitor.
  • Desafie-os alunos, ainda em grupos, a discutirem possibilidades de deixar cada momento do conto lido mais arrepiante.
  • Cada grupo ficará responsável por um momento da narrativa, não há problema em mais de um grupo pensar sugestões para o mesmo momento.
  • Simule a seguinte situação comunicacional para esta atividade: “Imaginem que o autor Humberto de Campos resolveu reescrever este conto, tentando deixá-lo mais assustador. Para tanto, ele precisa da ajuda de vocês” (projete ou escreva no quadro).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos apresentem suas sugestões.
  • Incentive os demais grupos a emitirem sua opinião em relação às sugestões propostas pelos colegas. Utilize perguntas como:
  • O que vocês acharam da sugestão elaborada pelo grupo?
  • O que vocês acrescentariam? Por quê?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será a estrutura da narrativa no gênero conto de terror e suspense, especificamente a situação inicial, o conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho. As atividades de reconhecimento desses elementos partirão da materialidade linguística do texto, para, a posteriori, serem introduzidas as definições de cada um, relacionando-as ao contexto de produção e à finalidade comunicativa do gênero conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você retome esses conceitos e, previamente, identifique-os no conto que será utilizado nesta aula.

Materiais necessários: Fotocópias do conto de Humberto de Campos.

CAMPOS, Humberto de. Os olhos que comiam carne. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/humbertodecampos/olhoscomiamcarne.htm> Acesso em 12 de Nov. de 2018.

Informações sobre o gênero:

CAUSO, Roberto de Souza. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Contos de terror: estudo de gêneros textuais. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/profmau/conto-de-terror-estudo-de-gneros-textuais?related=1>. Acesso em: 18 set. 2018.

LOVECRAFT, Howard Phillips. O Horror Sobrenatural em Literatura. Trad. Celso M. Paciornik. Apresentação de Oscar Cesarotto. São Paulo: Iluminuras, 2007.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer as diferenças entre o conflito e o clímax.

Referências sobre o assunto:

FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.

MATTEI, Claudia. As narrativas triviais no contexto escolar. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_claudia_mattei.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4. ed. São Paulo; Perspectiva, 2003. p.93-104.

VIEIRA, André Guirland. Do Conceito de Estrutura Narrativa à sua Crítica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n3/7845.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações:

  • Lembre os alunos dos elementos da narrativa: narrador; personagens, tempo e espaço.
  • Fale para os alunos que nesta aula eles identificarão, por meio da leitura de um conto, como está organizada, em relação à estrutura, a sequência narrativa no conto de suspense e terror.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Explique para os alunos que eles vão ler um conto intitulado “Os olhos que comiam carne” do autor Humberto de Campos.
  • Apresente o autor do conto. Conte que foi um contista maranhense e também foi jornalista, crítico literário, cronista e poeta. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e, além disso, teve participação no cenário político: foi Deputado Federal pelo Maranhão em 1920. Curiosidade: após o falecimento do autor, o médium Chico Xavier teria recebido sua visita espiritual, o que resultou em 12 livros publicados. A família do autor processou judicialmente Chico Xavier, mas sem sucesso, pois, na opinião do juiz do caso, “não se poderia conferir ao falecido direitos civis (considerando-o um autor de fato) e não se poderia conceder à família direitos herdáveis de obras supostamente não produzidas em vida.”

Informações disponíveis em: <http://conhecimentoliteratura.com.br/humberto-campos-um-maranhense-poligrafo-e-polemico/>. Acesso em: 18 set. 2018.

  • Retome o título do conto e questione os alunos o que eles esperam dessa leitura.
  • Apresente um breve resumo do que abordará o conto “Os olhos que comiam carne”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que leiam individualmente o conto “Os olhos que comiam carne” e anotem as palavras que não conhecem.
  • Pergunte o que acharam do conto e se tem palavras que eles desconhecem. Explique para eles que, como trata-se de um texto escrito há muito tempo, é de se esperar que a linguagem utilizada apresente algumas palavras que hoje nos soam estranhas, pelo fato de caírem em desuso.
  • Sanadas as dúvidas em relação ao vocabulário, organize-os em grupos de 3 ou 4 estudantes para realização da atividade a seguir que contará com reflexão e discussão entre os alunos.
  • Projete as perguntas do slide. Caso não disponha do recurso necessário para isso, você pode escrever as perguntas no quadro.
  • Peça para que eles discutam com os colegas as perguntas orientadoras com base na leitura do conto.
  • Instrua os alunos a apontarem suas respostas na fotocópia do conto.
  • Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade.

Materiais complementares: Fotocópias do conto “Os olhos que comiam carne”. Para acessar esse material, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Projete a tabela. Caso não disponha do recurso necessário para isso, você pode escrever as perguntas no quadro.
  • Peça que os grupos socializem suas respostas, apontando em que parte do conto “Os olhos que comiam carne” elas estão localizadas.
  • A cada rodada de respostas, relacione-as às explicações dos momentos da narrativa, exemplificando com trechos do conto lido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Lembre os alunos que no gênero conto de suspense e terror a finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no leitor.
  • Desafie-os alunos, ainda em grupos, a discutirem possibilidades de deixar cada momento do conto lido mais arrepiante.
  • Cada grupo ficará responsável por um momento da narrativa, não há problema em mais de um grupo pensar sugestões para o mesmo momento.
  • Simule a seguinte situação comunicacional para esta atividade: “Imaginem que o autor Humberto de Campos resolveu reescrever este conto, tentando deixá-lo mais assustador. Para tanto, ele precisa da ajuda de vocês” (projete ou escreva no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos apresentem suas sugestões.
  • Incentive os demais grupos a emitirem sua opinião em relação às sugestões propostas pelos colegas. Utilize perguntas como:
  • O que vocês acharam da sugestão elaborada pelo grupo?
  • O que vocês acrescentariam? Por quê?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP47 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano