15623
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de mapa mental: gênero conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão / edição / construção da textualidade.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos devem ser motivados a produzir um mapa mental (digital ou não) com informações relacionadas ao conto de terror e suspense que eles produzirão. Dessa forma, no mapa eles deverão apresentar elementos como lugares e personagens, preferencialmente àqueles utilizados no contexto brasileiro. Se na sua escola houver um laboratório de informática, organize-se previamente para utilizá-lo na produção de um mapa digital. Caso sua escola não possua um laboratório de informática, você pode adaptar as atividades propostas para a produção do mapa em cartolinas.

Materiais necessários: Fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”. Você pode acessar esse material em:

STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgza5jKSRadah6Q3YJRhHW5RkNnZHnEvMst5bdnkTfsncaxHh9KzjmKHnUjf/atividade-para-impressao-texto-lp08-01sqa13.pdf >. Acesso em: 6 jan. 2019.
Cartolinas (caso não seja possível produzir um mapa digital).

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um gênero cuja produção textual não é extensa, os alunos podem ter dificuldades em selecionar e escrever, de forma concisa, as informações referentes ao gênero que encontrarem.

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem contos do gênero conto de terror e suspense. Peça que deem exemplos desses contos, falem os que gostam, o que lhes chamou a atenção, do que sentiram medo, descrevam personagens, cenários etc.
  • Questione-os sobre a escrita de um conto de terror e suspense: seriam capazes de contar e escrever um conto desses?
  • Avise-os que nesta aula o foco será a produção textual. Fale um pouco sobre essa prática, a qual se constitui como um processo e, por isso, nesta aula eles darão início a este processo, realizando atividades que visam organizar as ideias que constituirão o texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Pergunte se algum aluno conhece ou já fez um mapa mental. Caso sim, peça que fale um pouco sobre ele.
  • Instigue-os a pensar sobre o que é e para que serve um mapa.
  • Explique que um mapa mental é uma forma de organizar e sistematizar informações, em que os conceitos, ideias, exemplos etc. devem estar relacionados.
  • Você pode encontrar uma definição em: . Acesso em: 19 dez. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Apresente o exemplo de um mapa mental do gênero conto de terror e suspense.
  • Mostre a maneira como ele está organizado: contendo os elementos do gênero. Chame atenção para o fato de que, no mapa mental, as informações apresentadas devem estar relacionadas, por isso a importância da estrutura do mapa (com caixas de informações interligadas).
  • Explique também importância da hierarquização das informações: das mais globais para as mais específicas.
  • Chame atenção para os textos presentes em um mapa conceitual: eles não devem ser extensos e sim objetivos, contendo uma síntese do que se pretende apresentar.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Distribua fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”. Caso você não tenha acesso a esse conto, pode buscar outro de terror. Avise os alunos que você iniciará a leitura do conto e pedirá que eles procedam, um de cada vez, a essa leitura em voz alta.
  • Faça perguntas em relação ao que eles acharam do conto e se tiveram alguma dúvida para entendê-lo.
  • Fale que agora vocês produzirão um mapa mental desse conto. Você pode organizar o mapa no quadro e pedir que os alunos encontrem no conto as informações necessárias.
  • À medida que eles forem falando as informações, coloque-as no mapa. Chame atenção para a escrita no mapa, que deve ser feita de maneira objetiva e sucinta.
  • Ao terminarem, mostre a organização do mapa e chame atenção para os elementos necessários em um conto de terror e suspense.

Referências:

STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Peça para que os alunos pensem em elementos que eles utilizariam na produção de um conto de terror e supense. Como eles contariam essa história? Quem seriam os personagens? Como seriam os cenários?
  • Avise-os que agora eles farão um mapa mental contendo elementos que integrarão o conto de suspense e terror que será produzido por eles. O objetivo desta produção é que eles mobilizem conhecimentos em relação a esse gênero e também organizem elementos que poderão ser utilizados em suas produções individuais que serão feitas posteriormente.
  • Apresente o esquema de produção. (Você pode utilizar um aparelho para projetar a imagem ou escrever as informações na quadro. Para isso, eles podem se basear no modelo de mapa utilizado na etapa anterior). Deixe-os livres para a organização do mapa, mas lembre-os que as informações solicitadas devem constar nas produções e que eles devem atentar para a ordem hierárquica das informações.
  • Lembre-os que as informações devem ser colocadas no mapa de maneira clara e objetiva - no que diz respeito a estrutura do conto, eles devem escrever apenas um esboço que será desenvolvido no momento da escrita da primeira versão do conto. Por isso, o grupo como um todo deve trabalhar na elaboração dos textos que serão colocados no mapa, selecionando as informações mais importantes e elaborando, a partir delas, uma síntese coesa e coerente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Informe os alunos que eles devem imaginar que ajudarão um outro grupo de alunos que ainda não realizou a atividade de produção de um mapa mental de um conto de terror e suspense a fazê-la. Para tanto devem elencar cinco dicas que acham importantes.
  • Peça para os alunos escrevem de forma objetiva e utilizando verbos no imperativo as dicas que consideraram mais importantes.
  • Solicite que os alunos socializem suas dicas.
  • Faça comentários sobre as apresentações, destacando as dicas em comum e tecendo comentários que somem ao que os alunos já apontaram.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto de suspense e terror e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Nesta aula os alunos devem ser motivados a produzir um mapa mental (digital ou não) com informações relacionadas ao conto de terror e suspense que eles produzirão. Dessa forma, no mapa eles deverão apresentar elementos como lugares e personagens, preferencialmente àqueles utilizados no contexto brasileiro. Se na sua escola houver um laboratório de informática, organize-se previamente para utilizá-lo na produção de um mapa digital. Caso sua escola não possua um laboratório de informática, você pode adaptar as atividades propostas para a produção do mapa em cartolinas.

Materiais necessários: Fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”. Você pode acessar esse material em:

STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgza5jKSRadah6Q3YJRhHW5RkNnZHnEvMst5bdnkTfsncaxHh9KzjmKHnUjf/atividade-para-impressao-texto-lp08-01sqa13.pdf >. Acesso em: 6 jan. 2019.
Cartolinas (caso não seja possível produzir um mapa digital).

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um gênero cuja produção textual não é extensa, os alunos podem ter dificuldades em selecionar e escrever, de forma concisa, as informações referentes ao gênero que encontrarem.

Referências sobre o assunto:

A pouco conhecida tradição da literatura de horror no Brasil. Revista Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/04/pouco-conhecida-tradicao-da-literatura-de-horror-no-brasil.html>. Acesso em: 22 nov. 2018.

MAGALHÃES; Maurício; DICKMAN, Adriana Gomes; LOBATO, Wolney. O uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>. Acesso em 22 nov. 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, v. 26,n.2, maio-ago. 1997. p. 146-153.

SILVA, André Luis Silva da. Mapas Conceituais no Processo de Ensino-Aprendizagem: aspectos práticos. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem contos do gênero conto de terror e suspense. Peça que deem exemplos desses contos, falem os que gostam, o que lhes chamou a atenção, do que sentiram medo, descrevam personagens, cenários etc.
  • Questione-os sobre a escrita de um conto de terror e suspense: seriam capazes de contar e escrever um conto desses?
  • Avise-os que nesta aula o foco será a produção textual. Fale um pouco sobre essa prática, a qual se constitui como um processo e, por isso, nesta aula eles darão início a este processo, realizando atividades que visam organizar as ideias que constituirão o texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Pergunte se algum aluno conhece ou já fez um mapa mental. Caso sim, peça que fale um pouco sobre ele.
  • Instigue-os a pensar sobre o que é e para que serve um mapa.
  • Explique que um mapa mental é uma forma de organizar e sistematizar informações, em que os conceitos, ideias, exemplos etc. devem estar relacionados.
  • Você pode encontrar uma definição em: . Acesso em: 19 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Apresente o exemplo de um mapa mental do gênero conto de terror e suspense.
  • Mostre a maneira como ele está organizado: contendo os elementos do gênero. Chame atenção para o fato de que, no mapa mental, as informações apresentadas devem estar relacionadas, por isso a importância da estrutura do mapa (com caixas de informações interligadas).
  • Explique também importância da hierarquização das informações: das mais globais para as mais específicas.
  • Chame atenção para os textos presentes em um mapa conceitual: eles não devem ser extensos e sim objetivos, contendo uma síntese do que se pretende apresentar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Distribua fotocópias do conto “Crianças à venda. Tratar aqui”. Caso você não tenha acesso a esse conto, pode buscar outro de terror. Avise os alunos que você iniciará a leitura do conto e pedirá que eles procedam, um de cada vez, a essa leitura em voz alta.
  • Faça perguntas em relação ao que eles acharam do conto e se tiveram alguma dúvida para entendê-lo.
  • Fale que agora vocês produzirão um mapa mental desse conto. Você pode organizar o mapa no quadro e pedir que os alunos encontrem no conto as informações necessárias.
  • À medida que eles forem falando as informações, coloque-as no mapa. Chame atenção para a escrita no mapa, que deve ser feita de maneira objetiva e sucinta.
  • Ao terminarem, mostre a organização do mapa e chame atenção para os elementos necessários em um conto de terror e suspense.

Referências:

STRAUZS, Rosa Amanda. Crianças à venda. Tratar aqui. In: ______. Sete ossos e uma maldição. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Peça para que os alunos pensem em elementos que eles utilizariam na produção de um conto de terror e supense. Como eles contariam essa história? Quem seriam os personagens? Como seriam os cenários?
  • Avise-os que agora eles farão um mapa mental contendo elementos que integrarão o conto de suspense e terror que será produzido por eles. O objetivo desta produção é que eles mobilizem conhecimentos em relação a esse gênero e também organizem elementos que poderão ser utilizados em suas produções individuais que serão feitas posteriormente.
  • Apresente o esquema de produção. (Você pode utilizar um aparelho para projetar a imagem ou escrever as informações na quadro. Para isso, eles podem se basear no modelo de mapa utilizado na etapa anterior). Deixe-os livres para a organização do mapa, mas lembre-os que as informações solicitadas devem constar nas produções e que eles devem atentar para a ordem hierárquica das informações.
  • Lembre-os que as informações devem ser colocadas no mapa de maneira clara e objetiva - no que diz respeito a estrutura do conto, eles devem escrever apenas um esboço que será desenvolvido no momento da escrita da primeira versão do conto. Por isso, o grupo como um todo deve trabalhar na elaboração dos textos que serão colocados no mapa, selecionando as informações mais importantes e elaborando, a partir delas, uma síntese coesa e coerente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Informe os alunos que eles devem imaginar que ajudarão um outro grupo de alunos que ainda não realizou a atividade de produção de um mapa mental de um conto de terror e suspense a fazê-la. Para tanto devem elencar cinco dicas que acham importantes.
  • Peça para os alunos escrevem de forma objetiva e utilizando verbos no imperativo as dicas que consideraram mais importantes.
  • Solicite que os alunos socializem suas dicas.
  • Faça comentários sobre as apresentações, destacando as dicas em comum e tecendo comentários que somem ao que os alunos já apontaram.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano