15621
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Notícia de esportes: reescrita e revisão dos textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre revisar e reescrever as notícias que serão publicadas no jornal escolar.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, quadro, pincel, cadernos com apontamentos; materiais produzidos pelos estudantes.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Problemas com a reescrita textual das notícias; com as escolhas lexicais; e dificuldades em manusear as ferramentas do padlet e seus recursos.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.

CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.
  • Diga que hoje iremos revisar e reescrever as notícias de esportes que serão publicadas no jornal da escola.
  • Informe que, para fazermos um bom trabalho, teremos que retomar os conhecimentos e as noções acerca do gênero notícia de esportes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo para as orientações iniciais;
  • Explique que nesta aula iremos fazer a revisão e a reescrita das notícias de esportes produzidas por eles anteriormente.
  • Informe que todos os textos produzidos deverão passar pelo processo de revisão e reescrita para serem publicados em breve no jornal da escola.
  • Diga-lhes que no processo de produção de um texto, a revisão e a reescrita são fundamentais, pois contribuem efetivamente para o refinamento do texto escrito.
  • Faça uma retomada dos conhecimentos prévios acerca da construção composicional do gênero notícia de esportes no formato impresso. Oralmente, relembre com os alunos os seguintes aspectos da estrutura composicional da notícia:
  • Título da notícia de esportes: tem por objetivo cativar o leitor para a leitura da notícia. Deve ser instigante, interessante.
  • Subtítulo da notícia: serve para completar o sentido do título, deixando-o mais elucidativo.
  • Lead: é a parte inicial da notícia, e corresponde ao primeiro parágrafo, respondendo às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?
  • Corpo da notícia: é o desenvolvimento do texto e deverá explicar por que razão se deu o acontecimento e descrever como ocorreram os fatos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com o objetivo de viabilizar e a revisão e a reescrita das notícias produzidas, recomendamos que esta aula seja realizada no laboratório de informática da escola;
  • No laboratório, organize os estudantes em suas respectivas duplas;
  • Diga que cada dupla deverá realizar a reescrita das notícias produzidas, observando atentamente a construção composicional, o conteúdo temático e o estilo do gênero notícia de esportes.
  • Oriente os estudantes a pensar também nos elementos constituintes de um exemplar do gênero, a saber: título, subtítulo, lead, imagens etc.
  • Peça aos estudantes que atentem também para o estilo de linguagem utilizado, bem como as escolhas lexicais realizadas nas produções escritas;
  • Com vistas a facilitar o trabalho dos estudantes e assegurar que todos os elementos constituintes do gênero estejam adequadamente contemplados, sugerimos a aplicação de uma ficha de orientação, a qual deverá ser entregue a todas as duplas previamente. Salientamos que é fundamental que essa ficha de avaliação tenha sido construída previamente junto com os alunos para atender aos aspectos linguísticos relacionados à notícia de esportes. Nos materiais complementares, uma sugestão de ficha de avaliação pode ser acessada.

Material complementar:

Clique aqui para acessar uma sugestão de ficha de avaliação.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Solicite que as duplas troquem entre si, as notícias de esportes produzidas (peça que fiquem em computadores distintos).
  • O objetivo é fazer com que as duplas avaliem as notícias produzidas, levando em conta a rubrica produzida anteriormente, visando observar se todos os aspectos composicionais e linguísticos foram adequadamente contemplados.
  • Auxilie os estudantes nas questões técnicas e de conhecimento linguístico.
  • Realize as orientações, faça as intervenções que julgar necessárias e realize o fechamento da aula.
  • Não havendo a possibilidade de utilização de computadores, aconselha-se que as notícias produzidas sejam previamente impressas, para que os estudantes possam aplicar adequadamente a rubrica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, quadro, pincel, cadernos com apontamentos; materiais produzidos pelos estudantes.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Problemas com a reescrita textual das notícias; com as escolhas lexicais; e dificuldades em manusear as ferramentas do padlet e seus recursos.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.

CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.
  • Diga que hoje iremos revisar e reescrever as notícias de esportes que serão publicadas no jornal da escola.
  • Informe que, para fazermos um bom trabalho, teremos que retomar os conhecimentos e as noções acerca do gênero notícia de esportes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo para as orientações iniciais;
  • Explique que nesta aula iremos fazer a revisão e a reescrita das notícias de esportes produzidas por eles anteriormente.
  • Informe que todos os textos produzidos deverão passar pelo processo de revisão e reescrita para serem publicados em breve no jornal da escola.
  • Diga-lhes que no processo de produção de um texto, a revisão e a reescrita são fundamentais, pois contribuem efetivamente para o refinamento do texto escrito.
  • Faça uma retomada dos conhecimentos prévios acerca da construção composicional do gênero notícia de esportes no formato impresso. Oralmente, relembre com os alunos os seguintes aspectos da estrutura composicional da notícia:
  • Título da notícia de esportes: tem por objetivo cativar o leitor para a leitura da notícia. Deve ser instigante, interessante.
  • Subtítulo da notícia: serve para completar o sentido do título, deixando-o mais elucidativo.
  • Lead: é a parte inicial da notícia, e corresponde ao primeiro parágrafo, respondendo às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?
  • Corpo da notícia: é o desenvolvimento do texto e deverá explicar por que razão se deu o acontecimento e descrever como ocorreram os fatos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com o objetivo de viabilizar e a revisão e a reescrita das notícias produzidas, recomendamos que esta aula seja realizada no laboratório de informática da escola;
  • No laboratório, organize os estudantes em suas respectivas duplas;
  • Diga que cada dupla deverá realizar a reescrita das notícias produzidas, observando atentamente a construção composicional, o conteúdo temático e o estilo do gênero notícia de esportes.
  • Oriente os estudantes a pensar também nos elementos constituintes de um exemplar do gênero, a saber: título, subtítulo, lead, imagens etc.
  • Peça aos estudantes que atentem também para o estilo de linguagem utilizado, bem como as escolhas lexicais realizadas nas produções escritas;
  • Com vistas a facilitar o trabalho dos estudantes e assegurar que todos os elementos constituintes do gênero estejam adequadamente contemplados, sugerimos a aplicação de uma ficha de orientação, a qual deverá ser entregue a todas as duplas previamente. Salientamos que é fundamental que essa ficha de avaliação tenha sido construída previamente junto com os alunos para atender aos aspectos linguísticos relacionados à notícia de esportes. Nos materiais complementares, uma sugestão de ficha de avaliação pode ser acessada.

Material complementar:

Clique aqui para acessar uma sugestão de ficha de avaliação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Solicite que as duplas troquem entre si, as notícias de esportes produzidas (peça que fiquem em computadores distintos).
  • O objetivo é fazer com que as duplas avaliem as notícias produzidas, levando em conta a rubrica produzida anteriormente, visando observar se todos os aspectos composicionais e linguísticos foram adequadamente contemplados.
  • Auxilie os estudantes nas questões técnicas e de conhecimento linguístico.
  • Realize as orientações, faça as intervenções que julgar necessárias e realize o fechamento da aula.
  • Não havendo a possibilidade de utilização de computadores, aconselha-se que as notícias produzidas sejam previamente impressas, para que os estudantes possam aplicar adequadamente a rubrica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano