15619
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção escrita de notícias de esportes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre escrita das notícias esportivas sobre os jogos da escola (interclasse).

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, cadernos com apontamentos e anotações sobre a estrutura composicional do gênero, computador com acesso à Internet.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em organizar e sistematizar as principais características do gênero; em organizar, compilar e sintetizar todos os fatos ocorridos no torneio interclasse, transformando-os em notícia de esportes; problemas em ajustar a linguagem aos interlocutores da mensagem e com a correção gramatical durante a escrita dos textos.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.

CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Projete ou apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.
  • Diga aos estudantes que hoje iremos colocar em prática o planejamento para a escrita de uma primeira versão das notícias de esporte, que publicaremos no jornal da escola.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Explique aos estudantes que o objetivo desta aula é organizar a escrita de uma primeira versão das notícias de esporte, compreensível aos leitores, e que contemple todos os elementos característicos de um texto desse gênero.
  • Se necessário, retome com os eles a construção composicional do gênero.
  • Diga que a construção composicional é a organização interna de um determinado gênero, que permite o seu reconhecimento imediato.
  • Informe também que a construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis de um determinado texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas de estudantes;
  • Diga que cada dupla deverá se organizar para produzir a notícia sobre o esporte a respeito do qual falará.
  • Solicite às duplas que redijam nos cadernos a primeira versão das notícias de esportes que serão publicadas.
  • Oriente os estudantes a pensar na forma composicional do gênero, a saber: título, subtítulo, lead, imagens etc.
  • Peça aos estudantes que atentem também para o estilo de linguagem utilizado, bem como as escolhas lexicais realizadas nas produções escritas;
  • Solicite que observem se as características do gênero foram contempladas adequadamente;
  • Nesta etapa do módulo, e com vistas a viabilizar o trabalho da produção escrita, recomendamos que a aula seja realizada no laboratório de informática da escola.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 06 minutos

Orientações:

  • Informe que antes de serem publicados, os textos serão submetidos à revisão, de modo que fiquem de acordo com as normas e recomendações constantes na rubrica previamente escrita por eles;
  • Solicite que as duplas troquem as produções entre si, observando se as notícias contemplam todas as características do modelo composicional do gênero;
  • Oriente os alunos a produzirem a rubrica de avaliação, conforme o modelo sugerido pelo professor; a qual será utilizada na última aula do módulo
  • Realize as orientações, faça as intervenções finais e realize o fechamento da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, cadernos com apontamentos e anotações sobre a estrutura composicional do gênero, computador com acesso à Internet.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades em organizar e sistematizar as principais características do gênero; em organizar, compilar e sintetizar todos os fatos ocorridos no torneio interclasse, transformando-os em notícia de esportes; problemas em ajustar a linguagem aos interlocutores da mensagem e com a correção gramatical durante a escrita dos textos.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.

CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Projete ou apresente o tema da aula de maneira bastante empolgada.
  • Diga aos estudantes que hoje iremos colocar em prática o planejamento para a escrita de uma primeira versão das notícias de esporte, que publicaremos no jornal da escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Explique aos estudantes que o objetivo desta aula é organizar a escrita de uma primeira versão das notícias de esporte, compreensível aos leitores, e que contemple todos os elementos característicos de um texto desse gênero.
  • Se necessário, retome com os eles a construção composicional do gênero.
  • Diga que a construção composicional é a organização interna de um determinado gênero, que permite o seu reconhecimento imediato.
  • Informe também que a construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis de um determinado texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas de estudantes;
  • Diga que cada dupla deverá se organizar para produzir a notícia sobre o esporte a respeito do qual falará.
  • Solicite às duplas que redijam nos cadernos a primeira versão das notícias de esportes que serão publicadas.
  • Oriente os estudantes a pensar na forma composicional do gênero, a saber: título, subtítulo, lead, imagens etc.
  • Peça aos estudantes que atentem também para o estilo de linguagem utilizado, bem como as escolhas lexicais realizadas nas produções escritas;
  • Solicite que observem se as características do gênero foram contempladas adequadamente;
  • Nesta etapa do módulo, e com vistas a viabilizar o trabalho da produção escrita, recomendamos que a aula seja realizada no laboratório de informática da escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 06 minutos

Orientações:

  • Informe que antes de serem publicados, os textos serão submetidos à revisão, de modo que fiquem de acordo com as normas e recomendações constantes na rubrica previamente escrita por eles;
  • Solicite que as duplas troquem as produções entre si, observando se as notícias contemplam todas as características do modelo composicional do gênero;
  • Oriente os alunos a produzirem a rubrica de avaliação, conforme o modelo sugerido pelo professor; a qual será utilizada na última aula do módulo
  • Realize as orientações, faça as intervenções finais e realize o fechamento da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano