Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, quadro, pincel, apagador; cadernos dos estudantes com suas anotações.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os estudantes terão dificuldades em contemplar todos os elementos constituintes, característicos de uma notícia de esportes; e em compreender a importância de um bom planejamento para a produção dos textos escritos.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.
CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula de forma bastante empolgada;
- Diga aos estudantes que hoje iremos planejar notícias escritas sobre o torneio esportivo, recentemente ocorrido na escola;
- Explique que hoje os estudantes retomarão as informações e os apontamentos realizados anteriormente, para a escrita das primeiras notícias de esportes.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Organize a turma em círculo para as orientações iniciais;
- Informe aos alunos que nesta aula eles irão planejar a produção de notícias de esportes no formato escrito sobre os jogos escolares, ocorridos recentemente na escola.
- Diga-lhes que as notícias produzidas serão publicadas no jornal da escola.
- Faça uma retomada dos conhecimentos prévios acerca da construção composicional do gênero notícia de esportes no formato impresso. Oralmente, relembre com os alunos os seguintes aspectos da estrutura composicional da notícia:
- Título da notícia de esportes: tem por objetivo cativar o leitor para a leitura da notícia. Deve ser instigante, interessante.
- Subtítulo da notícia: serve para completar o sentido do título, deixando-o mais elucidativo.
- Lead: é a parte inicial da notícia, e corresponde ao primeiro parágrafo, respondendo às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?
- Corpo da notícia: é o desenvolvimento do texto e deverá explicar por que razão se deu o acontecimento e descrever como ocorreram os fatos.
- Objetivando manter a boa organização dos trabalhos, aconselha-se que sejam definidos os papéis de todos os atores envolvidos no planejamento das atividades a serem realizadas pela turma.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Apresentada a aula, com a turma ainda ainda em círculo, e com a participação efetiva dos estudantes, escreva na lousa os elementos que eles acham que devem fazer parte do planejamento das notícias que escreverão.
- Divida a turma em pequenos grupos de 5 a 6 alunos, para planejar a organização das notícias que serão produzidas.
- A fim de ajudar as equipes sobre as notícias que serão produzidas, faça algumas perguntas, como por exemplo:
- Para quem vamos escrever essas notícias ?
- Que linguagem iremos utilizar ?
- Quem serão os repórteres ? Quem serão os redatores? Quem fará a correção ortográfica dos textos produzidos ?
- Que esportes serão contemplados na produção da notícia escrita?
5. Deixe os alunos à vontade para realizarem o planejamento, dando-lhes autonomia e despertando neles o protagonismo.
6. Circule por entre as equipes, ajudando-as e orientando-as quando necessário.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Proponha que os estudantes preparem a rubrica para avaliar a produção escrita, a qual será aplicada na última aula do módulo.
- Solicite que os alunos leiam os planejamentos realizados e observe se a organização contempla um bom roteiro para a produção escrita das notícias.
- Faça as intervenções que se fizerem necessárias;
- Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.