15618
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - O planejamento da escrita de notícias de esportes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre produção escrita de notícias de esporte.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, quadro, pincel, apagador; cadernos dos estudantes com suas anotações.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os estudantes terão dificuldades em contemplar todos os elementos constituintes, característicos de uma notícia de esportes; e em compreender a importância de um bom planejamento para a produção dos textos escritos.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.

CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula de forma bastante empolgada;
  • Diga aos estudantes que hoje iremos planejar notícias escritas sobre o torneio esportivo, recentemente ocorrido na escola;
  • Explique que hoje os estudantes retomarão as informações e os apontamentos realizados anteriormente, para a escrita das primeiras notícias de esportes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo para as orientações iniciais;
  • Informe aos alunos que nesta aula eles irão planejar a produção de notícias de esportes no formato escrito sobre os jogos escolares, ocorridos recentemente na escola.
  • Diga-lhes que as notícias produzidas serão publicadas no jornal da escola.
  • Faça uma retomada dos conhecimentos prévios acerca da construção composicional do gênero notícia de esportes no formato impresso. Oralmente, relembre com os alunos os seguintes aspectos da estrutura composicional da notícia:
  • Título da notícia de esportes: tem por objetivo cativar o leitor para a leitura da notícia. Deve ser instigante, interessante.
  • Subtítulo da notícia: serve para completar o sentido do título, deixando-o mais elucidativo.
  • Lead: é a parte inicial da notícia, e corresponde ao primeiro parágrafo, respondendo às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?
  • Corpo da notícia: é o desenvolvimento do texto e deverá explicar por que razão se deu o acontecimento e descrever como ocorreram os fatos.
  • Objetivando manter a boa organização dos trabalhos, aconselha-se que sejam definidos os papéis de todos os atores envolvidos no planejamento das atividades a serem realizadas pela turma.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Apresentada a aula, com a turma ainda ainda em círculo, e com a participação efetiva dos estudantes, escreva na lousa os elementos que eles acham que devem fazer parte do planejamento das notícias que escreverão.
  • Divida a turma em pequenos grupos de 5 a 6 alunos, para planejar a organização das notícias que serão produzidas.
  • A fim de ajudar as equipes sobre as notícias que serão produzidas, faça algumas perguntas, como por exemplo:
  • Para quem vamos escrever essas notícias ?
  • Que linguagem iremos utilizar ?
  • Quem serão os repórteres ? Quem serão os redatores? Quem fará a correção ortográfica dos textos produzidos ?
  • Que esportes serão contemplados na produção da notícia escrita?

5. Deixe os alunos à vontade para realizarem o planejamento, dando-lhes autonomia e despertando neles o protagonismo.

6. Circule por entre as equipes, ajudando-as e orientando-as quando necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Proponha que os estudantes preparem a rubrica para avaliar a produção escrita, a qual será aplicada na última aula do módulo.
  • Solicite que os alunos leiam os planejamentos realizados e observe se a organização contempla um bom roteiro para a produção escrita das notícias.
  • Faça as intervenções que se fizerem necessárias;
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, quadro, pincel, apagador; cadernos dos estudantes com suas anotações.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os estudantes terão dificuldades em contemplar todos os elementos constituintes, característicos de uma notícia de esportes; e em compreender a importância de um bom planejamento para a produção dos textos escritos.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.

CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.

FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.

SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula de forma bastante empolgada;
  • Diga aos estudantes que hoje iremos planejar notícias escritas sobre o torneio esportivo, recentemente ocorrido na escola;
  • Explique que hoje os estudantes retomarão as informações e os apontamentos realizados anteriormente, para a escrita das primeiras notícias de esportes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 07 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em círculo para as orientações iniciais;
  • Informe aos alunos que nesta aula eles irão planejar a produção de notícias de esportes no formato escrito sobre os jogos escolares, ocorridos recentemente na escola.
  • Diga-lhes que as notícias produzidas serão publicadas no jornal da escola.
  • Faça uma retomada dos conhecimentos prévios acerca da construção composicional do gênero notícia de esportes no formato impresso. Oralmente, relembre com os alunos os seguintes aspectos da estrutura composicional da notícia:
  • Título da notícia de esportes: tem por objetivo cativar o leitor para a leitura da notícia. Deve ser instigante, interessante.
  • Subtítulo da notícia: serve para completar o sentido do título, deixando-o mais elucidativo.
  • Lead: é a parte inicial da notícia, e corresponde ao primeiro parágrafo, respondendo às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?
  • Corpo da notícia: é o desenvolvimento do texto e deverá explicar por que razão se deu o acontecimento e descrever como ocorreram os fatos.
  • Objetivando manter a boa organização dos trabalhos, aconselha-se que sejam definidos os papéis de todos os atores envolvidos no planejamento das atividades a serem realizadas pela turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Apresentada a aula, com a turma ainda ainda em círculo, e com a participação efetiva dos estudantes, escreva na lousa os elementos que eles acham que devem fazer parte do planejamento das notícias que escreverão.
  • Divida a turma em pequenos grupos de 5 a 6 alunos, para planejar a organização das notícias que serão produzidas.
  • A fim de ajudar as equipes sobre as notícias que serão produzidas, faça algumas perguntas, como por exemplo:
  • Para quem vamos escrever essas notícias ?
  • Que linguagem iremos utilizar ?
  • Quem serão os repórteres ? Quem serão os redatores? Quem fará a correção ortográfica dos textos produzidos ?
  • Que esportes serão contemplados na produção da notícia escrita?

5. Deixe os alunos à vontade para realizarem o planejamento, dando-lhes autonomia e despertando neles o protagonismo.

6. Circule por entre as equipes, ajudando-as e orientando-as quando necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Proponha que os estudantes preparem a rubrica para avaliar a produção escrita, a qual será aplicada na última aula do módulo.
  • Solicite que os alunos leiam os planejamentos realizados e observe se a organização contempla um bom roteiro para a produção escrita das notícias.
  • Faça as intervenções que se fizerem necessárias;
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano