15617
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Como planejar uma reportagem?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre planejamento de reportagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Schiele
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Como planejar uma reportagem?

Finalidade da aula: Planejar a produção escrita de uma reportagem

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Reportagem

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, atividade impressa em folha A3, caderno, lápis, borracha, quadro, giz (ou caneta) ou folha grande de papel para registro no painel.

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas: Será necessário oferecer apoio individual para as crianças que não tenham estudado ou não tenham compreendido os elementos composicionais do gênero Reportagem. Além disso, também é importante atentar para as crianças que apresentam dificuldade de leitura, escrita e inserção no grupo. Reunir em uma mesma equipe de trabalho alunos que possam colaborar uns com os outros, tanto em relação ao desempenho pedagógico quanto às possibilidades de compartilhar ideias, é uma estratégia que torna possível o exercício do trabalho cooperativo e favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a autoestima e união dos alunos. Desse modo, vale destacar aqui as palavras do autor espanhol Daniel Cassany:

“As tarefas de escrita devem promover a integração entre os aprendizes. Se acreditamos que a linguagem é social e que se adquire e se desenvolve a partir da integração com a comunidade, as tarefas propostas devem promover as trocas entre os aprendizes. Os colegas podem ajudar um escritor-aprendiz a buscar ideias, a organizá-las, a revisar os rascunhos etc. Que sentido tem proibir copiar ou isolar o aluno de seus colegas, se – como disse o filósofo – não falamos através da língua: é a língua que fala através de nós? Que vantagem tem ensinar a usar a escrita de modo individual se a sociedade exige autores cooperativos que saibam trabalhar em equipe?“ (Cassany, D. 2001: 01).

Assim, procure planejar antecipadamente as aulas deste módulo, tendo em vista os conhecimentos prévios quanto o gênero Reportagem e a necessidade de que a formação de grupos atenda às características da sua turma.

Referências sobre o assunto:

BAZZONI, Cláudio. Têxtil, texto. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011.  São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p., disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2018.

BRANDÃO, A, LEAL, T. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2006.

CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición, disponível em:

https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1. Acesso em 9 de dezembro de 2018.

CARDOSO, Cancionila J. e VAL, Maria da Graça Costa. Produção de textos escritos, disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-escritos. Acesso em 8 de dezembro de 2018.

CAVALCANTI, Mariane Carvalho B. Situação comunicativa,

disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/situacao-comunicativa. Acesso em 28 de novembro de 2018.

DOLZ, J., GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 09 de dezembro de 2018.

NOVA ESCOLA e BERNARDO, Nairim. Como ensinar os alunos a escrever de verdade, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 2 de dezembro de 2018.


Código: LPO5_04SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas