15615
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Jornal mural: revisão e edição

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre revisar a escrita das notícias elaboradas e editá-las de forma colaborativa.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldades na reescrita do texto, de forma mais organizada e consistente, considerando que a revisão do texto escrito exige que o aluno faça uma leitura atenta, apreciação do texto e observações pontuais de intervenção para melhorá-lo.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos.
  • Explique aos alunos que chegou o momento de rever as produções escritas das notícias elaboradas nas aulas anteriores, com o objetivo de aperfeiçoar as ideias e assim construir o jornal mural ou jornal varal (dependendo da opção selecionada pela turma na aula 13).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em grupos (os mesmos grupos formados nas aulas anteriores).
  • Retome as produções escritas da aula anterior e relembre que inicialmente, cada grupo criou sua notícia e registrou em uma tabela (roteiro), em seguida foram elaboradas as notícias, a partir das informações contidas nos roteiros. É importante relembrar o que já foi feito para que os alunos saibam qual o ponto de partida desta aula.
  • Explique que a seguir será possível revisar e reescrever o que o grupo achar necessário, antes de expor as notícias, mas primeiramente será feita a votação do nome para o jornal.
  • Anote as sugestões no quadro.
  • Faça a votação para decidir com os alunos o nome do jornal mural/ jornal varal.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua as notícias aleatoriamente entre os grupos.
  • Explique aos alunos que neste momento eles assumirão o papel de revisores do jornal. Cada grupo deve ler a notícia elaborada pelo outro grupo e fazer uma breve análise do que consideram que precisa ser acrescentado ou retirado.
  • imprima cópias da tabela de revisão e distribua uma para cada grupo. Essa tabela vai orientar o foco de análise dos grupos.
  • Comente com os alunos que nem sempre será possível responder a todas as informações do lide ou obter comentários e opiniões de pessoas envolvidas com o acontecimento. Entretanto esses são elementos desejáveis para quem a notícia seja atrativa e consistente.
  • Diante da pergunta do slide “É preciso inverter a ordem de alguma informação?”, esclareça que os alunos devem se basear na ideia da pirâmide invertida (vista na aula anterior). Essa é uma técnica de estruturação de texto jornalístico, em que as principais informações estão no 1o parágrafo, enquanto informações de menor relevância aparecem na sequência. Se for preciso inverter a ordem de alguma informação no texto, os colegas devem fazer essa sugestão nos comentários da tabela.

Materiais complementares: Para imprimir a tabela de revisão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Neste momento os grupos retomam suas próprias notícias para que possam fazer as alterações necessárias e que considerem válidas.
  • Oriente os grupos para que discutam entre si sobre o texto produzido e verifiquem o que é necessário para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações. Peça para que atentem para as indicações feitas pelos colegas na tabela de revisão.
  • Explique aos alunos que para este momento de revisão da escrita, é possível também retomar a tabela de planejamento, conferindo se algo foi esquecido.

Comentários: Mesmo que o foco da sequência não tenha sido ortografia e pontuação, você pode pedir para que os alunos fiquem atentos às correções da escrita das palavras e das pontuações necessárias no decorrer do texto. Espera-se que o uso de parágrafos, a coerência e coesão das ideias ao longo do texto, esteja ancorado pelos conhecimentos do aluno sobre o gênero notícias.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após revisar e editar a escrita, é o momento de pensar na formatação e na diagramação das notícias. Então, explique que a diagramação diz respeito a forma escolhida para distribuir os elementos gráficos no espaço limitado pelos grupos para o texto e para as imagens que compõem a notícia.

Comentários: Sugere-se que o professor delimite antecipadamente, no mural ou varal, as seções do jornal (temas) para que os alunos vejam o espaço físico que cada grupo tem para utilizar na exposição de suas notícias.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a leitura das dicas para diagramação, escolhendo alunos para ler uma dica de cada vez.
  • Deixe as dicas projetadas no quadro enquanto os grupos realizam a atividade.
  • Entregue aos alunos folhas sulfite para que possam escrever a versão final da notícia (elaborada previamente no caderno). Nessa folha que será exposta, eles devem considerar todas as alterações necessárias, que foram identificadas anteriormente, no momento da revisão.
  • Se preferir fazer a digitação das notícias do jornal mural, será preciso reservar uma outra aula para que seja possível os alunos utilizarem os recursos de um editor de texto, como o programa “Word”, por exemplo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Como essa aula é a última de uma sequência de 15 aulas, sugerimos como fechamento uma conversa sobre a experiência com o gênero notícia, lembrando de aulas anteriores e reconhecendo as muitas aprendizagens realizadas. Caso você não esteja seguindo essa sequência de aula, adapte o fechamento de acordo com a experiência vivenciada pelo seu grupo em relação às temáticas desenvolvidas.
  • Sugestões de perguntas para encaminhar uma roda de conversa:
  • O que você aprendeu de mais interessante, sobre o gênero Notícia? O que não sabia que agora sabe? (resposta pessoal, espera-se que os alunos lembrem das aulas realizadas nos módulos de leitura, análise, oralidade e produção textual)
  • Qual aula foi mais legal? Por quê? (resposta pessoal, incentive que os alunos exponham suas percepções e experiências, assim como relatem suas aprendizagens sobre o gênero notícia).
  • Que tipos de jornais conhecemos? (Ao longo da sequência os alunos conheceram alguns meios de veiculação de notícias jornais impressos, jornais radiofônicos, televisivos e jornais digitais -disponíveis online).
  • O que é importante para a divulgação de uma notícia? (Por ser um gênero massivo de comunicação e atingir a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião, os jornalistas têm a responsabilidade de checar fatos e acontecimentos, escrevendo notícias atuais e periódicas, gerando assim maior interesse e identificação nos leitores. Espera-se também que a notícia seja marcada pelo ineditismo e que haja imparcialidade na escrita, sendo os fatos embasados em números, fotografias e relatos de pessoas envolvidas com os acontecimentos.
  • Vocês conseguem dizer qual a finalidade de um jornal? O que falta para nosso jornal mural atingir seu objetivo inicial? (espera-se que os alunos tenham compreendido que a finalidade de um jornal é comunicar e informar sobre fatos e acontecimentos recentes. Ao longo das aulas conhecemos também as reportagens, que apesar de também serem de âmbito jornalístico, se diferenciam das notícias por serem mais longas e abordarem fatos não necessariamente tão recentes. Portanto, para o jornal mural da escola atingir seu objetivo falta ele ser publicado, divulgado e acessado pela comunidade escolar).
  • Ainda no fechamento da aula, será necessário combinar um momento para para afixar as notícias no jornal mural, confeccionar letreiros com o nome do jornal e nome das seções escolhidas. Depois de pronto, será necessário divulgar o jornal pela escola, lembrando que o ciclo da produção escrita se encerra quando a notícia chega até o leitor.
  • Sugere-se que o jornal fique exposto por no mínimo uma semana, para que toda comunidade escolar possa conhecer as notícias elaboradas pela turma e fiquem por dentro dos acontecimentos da escola. O jornal mural pode ser também uma atividade permanente da turma, que pode criar novas notícias a cada 15 ou 30 dias.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldades na reescrita do texto, de forma mais organizada e consistente, considerando que a revisão do texto escrito exige que o aluno faça uma leitura atenta, apreciação do texto e observações pontuais de intervenção para melhorá-lo.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos.
  • Explique aos alunos que chegou o momento de rever as produções escritas das notícias elaboradas nas aulas anteriores, com o objetivo de aperfeiçoar as ideias e assim construir o jornal mural ou jornal varal (dependendo da opção selecionada pela turma na aula 13).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos se organizem em grupos (os mesmos grupos formados nas aulas anteriores).
  • Retome as produções escritas da aula anterior e relembre que inicialmente, cada grupo criou sua notícia e registrou em uma tabela (roteiro), em seguida foram elaboradas as notícias, a partir das informações contidas nos roteiros. É importante relembrar o que já foi feito para que os alunos saibam qual o ponto de partida desta aula.
  • Explique que a seguir será possível revisar e reescrever o que o grupo achar necessário, antes de expor as notícias, mas primeiramente será feita a votação do nome para o jornal.
  • Anote as sugestões no quadro.
  • Faça a votação para decidir com os alunos o nome do jornal mural/ jornal varal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Distribua as notícias aleatoriamente entre os grupos.
  • Explique aos alunos que neste momento eles assumirão o papel de revisores do jornal. Cada grupo deve ler a notícia elaborada pelo outro grupo e fazer uma breve análise do que consideram que precisa ser acrescentado ou retirado.
  • imprima cópias da tabela de revisão e distribua uma para cada grupo. Essa tabela vai orientar o foco de análise dos grupos.
  • Comente com os alunos que nem sempre será possível responder a todas as informações do lide ou obter comentários e opiniões de pessoas envolvidas com o acontecimento. Entretanto esses são elementos desejáveis para quem a notícia seja atrativa e consistente.
  • Diante da pergunta do slide “É preciso inverter a ordem de alguma informação?”, esclareça que os alunos devem se basear na ideia da pirâmide invertida (vista na aula anterior). Essa é uma técnica de estruturação de texto jornalístico, em que as principais informações estão no 1o parágrafo, enquanto informações de menor relevância aparecem na sequência. Se for preciso inverter a ordem de alguma informação no texto, os colegas devem fazer essa sugestão nos comentários da tabela.

Materiais complementares: Para imprimir a tabela de revisão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Neste momento os grupos retomam suas próprias notícias para que possam fazer as alterações necessárias e que considerem válidas.
  • Oriente os grupos para que discutam entre si sobre o texto produzido e verifiquem o que é necessário para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações. Peça para que atentem para as indicações feitas pelos colegas na tabela de revisão.
  • Explique aos alunos que para este momento de revisão da escrita, é possível também retomar a tabela de planejamento, conferindo se algo foi esquecido.

Comentários: Mesmo que o foco da sequência não tenha sido ortografia e pontuação, você pode pedir para que os alunos fiquem atentos às correções da escrita das palavras e das pontuações necessárias no decorrer do texto. Espera-se que o uso de parágrafos, a coerência e coesão das ideias ao longo do texto, esteja ancorado pelos conhecimentos do aluno sobre o gênero notícias.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após revisar e editar a escrita, é o momento de pensar na formatação e na diagramação das notícias. Então, explique que a diagramação diz respeito a forma escolhida para distribuir os elementos gráficos no espaço limitado pelos grupos para o texto e para as imagens que compõem a notícia.

Comentários: Sugere-se que o professor delimite antecipadamente, no mural ou varal, as seções do jornal (temas) para que os alunos vejam o espaço físico que cada grupo tem para utilizar na exposição de suas notícias.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a leitura das dicas para diagramação, escolhendo alunos para ler uma dica de cada vez.
  • Deixe as dicas projetadas no quadro enquanto os grupos realizam a atividade.
  • Entregue aos alunos folhas sulfite para que possam escrever a versão final da notícia (elaborada previamente no caderno). Nessa folha que será exposta, eles devem considerar todas as alterações necessárias, que foram identificadas anteriormente, no momento da revisão.
  • Se preferir fazer a digitação das notícias do jornal mural, será preciso reservar uma outra aula para que seja possível os alunos utilizarem os recursos de um editor de texto, como o programa “Word”, por exemplo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Como essa aula é a última de uma sequência de 15 aulas, sugerimos como fechamento uma conversa sobre a experiência com o gênero notícia, lembrando de aulas anteriores e reconhecendo as muitas aprendizagens realizadas. Caso você não esteja seguindo essa sequência de aula, adapte o fechamento de acordo com a experiência vivenciada pelo seu grupo em relação às temáticas desenvolvidas.
  • Sugestões de perguntas para encaminhar uma roda de conversa:
  • O que você aprendeu de mais interessante, sobre o gênero Notícia? O que não sabia que agora sabe? (resposta pessoal, espera-se que os alunos lembrem das aulas realizadas nos módulos de leitura, análise, oralidade e produção textual)
  • Qual aula foi mais legal? Por quê? (resposta pessoal, incentive que os alunos exponham suas percepções e experiências, assim como relatem suas aprendizagens sobre o gênero notícia).
  • Que tipos de jornais conhecemos? (Ao longo da sequência os alunos conheceram alguns meios de veiculação de notícias jornais impressos, jornais radiofônicos, televisivos e jornais digitais -disponíveis online).
  • O que é importante para a divulgação de uma notícia? (Por ser um gênero massivo de comunicação e atingir a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião, os jornalistas têm a responsabilidade de checar fatos e acontecimentos, escrevendo notícias atuais e periódicas, gerando assim maior interesse e identificação nos leitores. Espera-se também que a notícia seja marcada pelo ineditismo e que haja imparcialidade na escrita, sendo os fatos embasados em números, fotografias e relatos de pessoas envolvidas com os acontecimentos.
  • Vocês conseguem dizer qual a finalidade de um jornal? O que falta para nosso jornal mural atingir seu objetivo inicial? (espera-se que os alunos tenham compreendido que a finalidade de um jornal é comunicar e informar sobre fatos e acontecimentos recentes. Ao longo das aulas conhecemos também as reportagens, que apesar de também serem de âmbito jornalístico, se diferenciam das notícias por serem mais longas e abordarem fatos não necessariamente tão recentes. Portanto, para o jornal mural da escola atingir seu objetivo falta ele ser publicado, divulgado e acessado pela comunidade escolar).
  • Ainda no fechamento da aula, será necessário combinar um momento para para afixar as notícias no jornal mural, confeccionar letreiros com o nome do jornal e nome das seções escolhidas. Depois de pronto, será necessário divulgar o jornal pela escola, lembrando que o ciclo da produção escrita se encerra quando a notícia chega até o leitor.
  • Sugere-se que o jornal fique exposto por no mínimo uma semana, para que toda comunidade escolar possa conhecer as notícias elaboradas pela turma e fiquem por dentro dos acontecimentos da escola. O jornal mural pode ser também uma atividade permanente da turma, que pode criar novas notícias a cada 15 ou 30 dias.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano