10152
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Comparando a massa de objetos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Utilizar as propriedades de uma igualdade matemática, descrevendo uma estratégia própria para resolução do problema.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Henrique Silva,

 

Objetivos select-down

Slide Plano Aula

Habilidade da BNCC

Não se aplica

Objetivos específicos

  • Utilizar as propriedades de uma igualdade matemática, descrevendo uma estratégia própria para resolução do problema.

Conceito-chave

Propriedades de uma igualdade matemática

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Professor, utilize essa atividade para retomar as propriedades de uma igualdade matemática. Primeiramente, leia o problema junto com a turma e verifique se os alunos compreenderam o enunciado, isto é, as regras do jogo . Em seguida, permita que os alunos elaborem uma estratégia própria para a resolução da atividade.

Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as propriedades de uma igualdade matemática, para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos comparar a pontuação das cartas?
  • Em cada rodada, quais cartas poderiam ser modificadas a fim de houvesse um empate entre eles?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as propriedades de uma igualdade matemática, para resolver o problema.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem resolver a primeira etapa (slide 5) do problema. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria. Na sequência, apresente a segunda etapa (slide 6) do problema em que há um desdobramento da primeira etapa. É importante observar que o termo “mais pesada” aparece entre aspas para destacar que essa bolinha tem massa maior que as demais bolinhas. Durante a atividade é importante ressaltar que os conceitos de peso e massa são distintos, para que não haja confusão nas aulas de Ciências.

Propósito: Descrever uma estratégia própria para determinar a bolinha com maior massa.

Discuta com a turma:

  • Podemos colocar quantidades diferentes em cada prato?
  • Como isso comprometeria a comparação entre as massas?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Retomar a estratégia da primeira etapa visando minimizar a quantidade de vezes em que a balança será utilizada.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 20)

Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais pontos dessa solução diferem ou se assemelham à estratégia elaboradas por vocês?
  • Por que foram comparadas apenas quantidades iguais de bolinhas?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula.

Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.

Discuta com a turma:

  • Por que não podemos comparar quantidades diferentes na balança de pratos?
  • Como, mesmo sem saber a massa dos objetos, conseguimos determinar qual é “mais pesado”?

Raio-x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor, leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que entendeu do problema. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. Note que o termo “mais pesado” aparece entre aspas, pois se refere ao cubo com maior massa. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Propósito: Avaliar o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas não-numéricos através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Se um dos cubos fosse maior do que os demais, ele seria necessariamente o “mais pesado”? Explique sua resposta.
  • Caso os objetos a ser comparados na balança tivessem formato diferente, o que poderia mudar e o que poderia se manter inalterado na questão?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.


Habilidade da BNCC

Não se aplica

Objetivos específicos

  • Utilizar as propriedades de uma igualdade matemática, descrevendo uma estratégia própria para resolução do problema.

Conceito-chave

Propriedades de uma igualdade matemática

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)

Orientações: Professor, utilize essa atividade para retomar as propriedades de uma igualdade matemática. Primeiramente, leia o problema junto com a turma e verifique se os alunos compreenderam o enunciado, isto é, as regras do jogo . Em seguida, permita que os alunos elaborem uma estratégia própria para a resolução da atividade.

Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as propriedades de uma igualdade matemática, para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Como podemos comparar a pontuação das cartas?
  • Em cada rodada, quais cartas poderiam ser modificadas a fim de houvesse um empate entre eles?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as propriedades de uma igualdade matemática, para resolver o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem resolver a primeira etapa (slide 5) do problema. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria. Na sequência, apresente a segunda etapa (slide 6) do problema em que há um desdobramento da primeira etapa. É importante observar que o termo “mais pesada” aparece entre aspas para destacar que essa bolinha tem massa maior que as demais bolinhas. Durante a atividade é importante ressaltar que os conceitos de peso e massa são distintos, para que não haja confusão nas aulas de Ciências.

Propósito: Descrever uma estratégia própria para determinar a bolinha com maior massa.

Discuta com a turma:

  • Podemos colocar quantidades diferentes em cada prato?
  • Como isso comprometeria a comparação entre as massas?

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Propósito: Retomar a estratégia da primeira etapa visando minimizar a quantidade de vezes em que a balança será utilizada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 20)

Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles.

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais pontos dessa solução diferem ou se assemelham à estratégia elaboradas por vocês?
  • Por que foram comparadas apenas quantidades iguais de bolinhas?
Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula.

Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.

Discuta com a turma:

  • Por que não podemos comparar quantidades diferentes na balança de pratos?
  • Como, mesmo sem saber a massa dos objetos, conseguimos determinar qual é “mais pesado”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor, leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que entendeu do problema. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. Note que o termo “mais pesado” aparece entre aspas, pois se refere ao cubo com maior massa. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Propósito: Avaliar o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas não-numéricos através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Se um dos cubos fosse maior do que os demais, ele seria necessariamente o “mais pesado”? Explique sua resposta.
  • Caso os objetos a ser comparados na balança tivessem formato diferente, o que poderia mudar e o que poderia se manter inalterado na questão?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano