15612
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Jornal Mural: contextualização e planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre escrita colaborativa sobre as informações que podem integrar um jornal escolar.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldades no momento de planejar seus textos, devem considerar a situação comunicativa para decidir a temática dos textos, buscar informações e articular ideias de acordo com as características e formas de composição de textos do gênero notícia. Os alunos podem ter dificuldade de planejar as partes do texto (como lide e parágrafos posteriores) de forma articulada pensando no modo a compor a produção de forma coesa e coerente.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos e questione:
  • Em qual meio de comunicação podemos encontrar notícias impressas? Espera-se que os alunos citem o jornal como resposta.
  • Quem já leu um jornal? Apesar de o jornal impresso ser conhecido, é possível que alguns alunos ainda não tenham lido um os conteúdos de um jornal.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nos próximos slides há sugestão de dois encaminhamentos distintos para a introdução desta aula. O primeiro caso, será necessário dispor de mais tempo, em torno de 20 minutos, apenas para essa introdução. No segundo caso, a introdução será abreviada para 10 minutos, de modo que toda aula tenha duração e 50 minutos.
  • Primeira sugestão de encaminhamento (20 minutos): essa introdução prevê uma atividade de análise de jornais impressos e da estrutura do site Jornal Joca. A atividade está descrita nos slide 4 e 5, continuando com os mesmos passos da introdução seguinte (slide 6)
  • Segunda sugestão de encaminhamento (10 minutos): essa introdução prevê o acesso a versão impressa do Jornal Joca que também encontra-se disponível online. Nesse caso, pule diretamente para o slide 6.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em duplas.
  • Distribua jornais impressos para cada dupla. Estes jornais devem ser selecionados antecipadamente por você, ou solicitado para que os alunos tragam de casa. Peça para que as duplas manuseiem o jornal, observando as temáticas e a estrutura das notícias.
  • Convide-os para socializar as impressões das duplas sobre os jornais e os conhecimentos sobre a função social do gênero notícia e do jornal como importante meio de comunicação. Pergunte:

a) O que chamou mais atenção de vocês no jornal? É provável que as duplas apontem suas percepções pessoais do que acharam mais atrativo no material.

b) Por que esse jornal foi escrito? Espera-se que os alunos respondam que foi escrito para informar sobre acontecimentos/notícias/ fatos importantes.

c) Por quem foi escrito? Espera-se que os alunos respondam quem foi por um jornalista. Pode ser que alguns alunos respondam que foi escrito por um jornal. Pergunte, então, quem são as pessoas que trabalham em um jornal: pode ser que digam jornalistas, repórteres, fotógrafos, editor, revisor.

d) Para quem foi escrito? É possível que os alunos digam que um jornal foi escrito para adultos, ou para um público mais específico (a depender do jornal). Complemente as respostas explicando que há jornais escritos especificamente para crianças e jovens, como o Jornal Joca, que traz temáticas e formato dirigido a esse público.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Acesse a página do Jornal Joca, projetando a tela no quadro para que os alunos acompanhem. Ao acessar a página do Jornal, explique que esta é a versão online do jornal. O jornal online é constantemente atualizado, então atente para o fato de que as notícias são recentes. Para acessar, clique aqui.
  • Role a tela vagarosamente, e vá conversando com os alunos sobre o que eles veem.
  • Faça alguns questionamentos aos alunos:

a) Quais itens vemos no topo da página? Complete as respostas indicando onde encontramos o “endereço do site”, o título e logo, as seções, as principais manchetes e imagens do dia (no jornal online, algumas manchetes e imagens, no topo da página, mudam sequencialmente chamando atenção dos leitores).

b) Quais as manchetes de hoje? Logo abaixo das seções vemos a linha “Extra!”. Algumas das manchetes passam nessa linha em forma de link. Para acessar, é só clicar. Complemente as respostas, associando ao jornal impresso que os alunos manusearam no início da aula e questione: No jornal impresso, as manchetes estavam onde? (na primeira página há destaque as manchetes e fotos principais da edição, evidenciadas por letras maiores, diagramação central, imagens atrativas, etc.)

c) Quais as temáticas ou seções do Jornal Joca? É possível que os alunos digam que as temáticas são variadas, leiam os nomes das seções tentando pensar no que pode haver em cada uma delas (Home, Mundo, Brasil, Tecnologia, Maluquices, Esportes, Cultura, Entrevista). Esclareça que as seções no jornal Joca impresso variam de acordo com cada edição e em outros jornais também pode haver mudanças nas seções de acordo com o dia da semana. Rolando a página do Joca online vemos ainda as seções “Colecionáveis” (reportagens em série), Social, Enquete, Canal aberto, entre outros destaques.

d) Será que tudo que está no Jornal é notícia? É possível que os alunos identifiquem algumas seções que não trazem notícias como: as cartas de leitores da seção Canal aberto, Entrevistas, Enquetes… Explique que a seção Maluquices traz curiosidades que também não são do gênero notícias. Aproveite para retomar com os alunos sobre a função social do jornal enquanto meio de comunicação e sua importância na formação de opinião.

e) O que vocês percebem de diferente em um jornal escrito para o público infantil/jovem em relação a um jornal escrito para um público adulto? Muitos jornais adultos tem a seção “política” que o Joca não tem. Outras seções são parecidas como “cultura, esportes, tecnologia”. A extensão das notícias pode ser menor nos jornais para jovens. Pode haver diferença também na quantidade de imagens, fotos, cores e infográficos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Como dissemos, você pode iniciar sua aula a partir desse slide. Caso esteja seguindo a introdução mais longa, apenas dê continuidade a aula.
  • Acesse o link da Árvore de Livros. A seguir você será direcionado para a edição impressa do Jornal Joca. Caso seja seu primeiro acesso, será preciso fazer um breve cadastro para gerar login e senha. Faça o cadastro e login antes de iniciar a aula. Clique aqui.
  • Explique aos alunos que o Jornal Joca on-line também tem sua versão impressa, que será apresentada a eles neste momento da aula.
  • Clique nas páginas desse jornal impresso, analisando junto com as crianças algumas características das quais já falamos antes como seções, temáticas, extensão dos textos (em geral têm 4 parágrafos) e recursos visuais como diagramação, cores, fotos, imagens e infográficos.
  • Destaque que essas características foram pensadas para o público que lê o jornal (crianças e jovens).

Materiais complementares:

JORNAL JOCA. São Paulo, n. 108. 05 mar. 2018. Disponível em: <https://www2.arvoredelivros.com.br/biblioteca/livro/jornal-joca-n-65>. Acesso em: 11 dez. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após mostrar todas as páginas, volte na página 5. A notícia que será lida com os alunos é “Cidade da África do Sul pode ficar sem água”. Se preferir, providencie cópias da notícia projetada neste slide. Essa reportagem completa traz ainda dois relatos de correspondentes mirins, da Cidade do Cabo, compartilhando suas experiências diante da situação informada pela notícia. Se houver tempo leia com os alunos, mas foque na notícia principal, composta de: Título, foto (com legenda), mapa múndi indicando a África do Sul, texto com 4 parágrafos, quadro “Cálculo da água” e o infográfico “Indicação de consumo do governo Sul Africano”.
  • Divida a turma em grupos com 4 alunos e se tiver feito cópias da notícia, distribua para as equipes.
  • Faça a leitura para os alunos em voz alta e peça para que acompanhem.

Materiais complementares:

JORNAL JOCA. Cidade da África do Sul pode ficar sem água. São Paulo, 05 mar. 2018. Mundo, p. 5. Disponível em: <https://www2.arvoredelivros.com.br/biblioteca/livro/jornal-joca-n-108>. Acesso em: 11 dez. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Providencie cópias da atividade de planejamento da escrita das notícias. Esta atividade tem o objetivo de resgatar os conhecimentos dos alunos sobre os elementos estruturais e forma de composição dos textos do gênero Notícia, por isso é importante ter abordado o gênero em aulas anteriores.
  • Distribua as cópias para os grupos.
  • Dê uma letra para cada grupo. Exemplo: Grupo A, Grupo B, etc… e peça para que anotem em suas folhas a letra do seu respectivo grupo. Isso facilitará as próximas etapas de elaboração da notícia a serem realizadas na próxima aula.
  • Peça para que coloquem também os nomes dos integrantes do grupo na folha.
  • Organize a leitura individual e silenciosa da primeira coluna da tabela, que contém as informações retiradas da notícia que conheceram na aula.
  • A seguir, socialize brevemente com os alunos as informações da tabela.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Lance para os alunos a proposta do slide: E se construíssemos um jornal? Como ele poderia se chamar? Quais os acontecimentos poderíamos abordar nele? De que forma os outros alunos podem ter acesso ao jornal que produzimos? É provável que surgirão muitas ideias criativas. Para organizar o trabalho explique que é necessário planejar o que será feito de forma coletiva e definir as ações de cada dupla. O jornal será construído ao longo de 3 aulas, além disso, algumas tarefas serão realizadas em casa.
  • Defina com os alunos que o nome do jornal será votado na próxima aula, por isso as duplas terão um tempo para pensar e/ou pesquisar. É importante salientar que não podemos usar nomes de jornais que já existem, assim como não podemos reproduzir notícias que já foram publicadas por outras pessoas.
  • Sobre de que forma os outros alunos podem ter acesso ao jornal que produzimos, defina com os alunos que pode ser construído um jornal mural ou jornal varal, já que ambos facilitarão o acesso de toda comunidade escolar. O jornal mural/Jornal varal será um espaço de comunicação dos alunos para veicular além de notícias, projetos educativos, conhecimentos gerais, expressões criativas, opiniões, entre outros, e facilita o acesso de todos os alunos, pela forma na qual é exposto. Além de ser um meio de comunicação sustentável, já que não é necessário fazer várias cópias das notícias para distribuir.
  • De acordo com a realidade da sua escola, opte com seus alunos entre as duas possibilidades.
  • Sobre os conteúdos das notícias, explique que o jornal tratará de assuntos da comunidade escolar, por isso é necessário usar temas relacionados à escola. Leve os temas para sortear (sugestões): Notícia sobre a biblioteca; Notícia sobre a cantina; Notícia sobre eventos culturais; Notícia sobre atividades/trabalhos realizados pela turma; Notícia sobre atividades/trabalhos realizados por alunos de outras salas (pode haver mais do que uma equipe com este tema, considerando que uma equipe pode noticiar sobre acontecimentos de uma turma de Ensino Fundamental 1, outra equipe sobre uma turma de Ensino Fundamental 2, outra equipe sobre uma turma de Ensino Médio, por exemplo);
  • Realize o sorteio e anote no quadro os temas e as respectivas equipes responsáveis.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome com os alunos a tabela de interpretação da notícia “Cidade da África do Sul pode ficar sem água”.
  • Explique para os alunos que neste momento a atividade é em grupo e eles utilizarão a segunda coluna da tabela para construírem suas notícias, baseadas nos temas que cada grupo sorteou. É importante que eles observem as informações da primeira coluna, caso tenham dúvidas de quais informações colocar em suas notícias. A tabela servirá como um roteiro.
  • Proponha aos alunos maneiras de coletar dados para construir as informações sobre as notícias em suas respectivas tabelas (roteiro). Como os temas utilizados no sorteio envolvem acontecimentos da escola, a fonte mais fácil e rápida para coletar dados, será por meio de entrevistas com pessoas envolvidas com estes acontecimentos. Exemplo: Notícia sobre uma feira escolar: os alunos podem entrevistar os organizadores do evento e também comentários ou opiniões de pessoas que visitaram a feira. Porém, é preciso planejar como entrevistá-los e neste caso, sugere-se que os alunos utilizem o roteiro para coleta de dados e informações, disponibilizado nos materiais complementares.
  • Como a produção do jornal engloba uma sequência de 3 planos de aula, envolvendo as etapas de planejamento, produção e revisão das produções, será dado continuidade ao trabalho na próxima aula, aplicando o próximo plano de aula desta sequência. Neste caso, você pode recolher as produções e entregá-las na próxima aula.

Materiais complementares: Para imprimir o roteiro para coleta de dados e informações, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Reforçar os combinados para a próxima aula: Pesquisar sugestões sobre:
  • Nome para o jornal mural/jornal varal. Destaque para os alunos que é importante trazerem suas ideias para realizar a votação coletiva no final de todas as tarefas (sugestão de votação no plano 15).
  • O que acrescentar na notícia que será escrita? Explique para os alunos que em em seus grupos, eles devem planejar o que precisarão para a escrita da notícia na próxima aula e podem também subdividir essas tarefas. Alguns exemplos:
  • Precisaremos fazer pesquisa? O que pesquisar? Quem irá pesquisar?
  • Precisaremos de imagens/fotos? Quais as imagens? Quem ficará responsável por trazer essas imagens/fotos?

Caso achar necessário, peça para que os alunos copiem do quadro os combinados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldades no momento de planejar seus textos, devem considerar a situação comunicativa para decidir a temática dos textos, buscar informações e articular ideias de acordo com as características e formas de composição de textos do gênero notícia. Os alunos podem ter dificuldade de planejar as partes do texto (como lide e parágrafos posteriores) de forma articulada pensando no modo a compor a produção de forma coesa e coerente.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos e questione:
  • Em qual meio de comunicação podemos encontrar notícias impressas? Espera-se que os alunos citem o jornal como resposta.
  • Quem já leu um jornal? Apesar de o jornal impresso ser conhecido, é possível que alguns alunos ainda não tenham lido um os conteúdos de um jornal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nos próximos slides há sugestão de dois encaminhamentos distintos para a introdução desta aula. O primeiro caso, será necessário dispor de mais tempo, em torno de 20 minutos, apenas para essa introdução. No segundo caso, a introdução será abreviada para 10 minutos, de modo que toda aula tenha duração e 50 minutos.
  • Primeira sugestão de encaminhamento (20 minutos): essa introdução prevê uma atividade de análise de jornais impressos e da estrutura do site Jornal Joca. A atividade está descrita nos slide 4 e 5, continuando com os mesmos passos da introdução seguinte (slide 6)
  • Segunda sugestão de encaminhamento (10 minutos): essa introdução prevê o acesso a versão impressa do Jornal Joca que também encontra-se disponível online. Nesse caso, pule diretamente para o slide 6.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em duplas.
  • Distribua jornais impressos para cada dupla. Estes jornais devem ser selecionados antecipadamente por você, ou solicitado para que os alunos tragam de casa. Peça para que as duplas manuseiem o jornal, observando as temáticas e a estrutura das notícias.
  • Convide-os para socializar as impressões das duplas sobre os jornais e os conhecimentos sobre a função social do gênero notícia e do jornal como importante meio de comunicação. Pergunte:

a) O que chamou mais atenção de vocês no jornal? É provável que as duplas apontem suas percepções pessoais do que acharam mais atrativo no material.

b) Por que esse jornal foi escrito? Espera-se que os alunos respondam que foi escrito para informar sobre acontecimentos/notícias/ fatos importantes.

c) Por quem foi escrito? Espera-se que os alunos respondam quem foi por um jornalista. Pode ser que alguns alunos respondam que foi escrito por um jornal. Pergunte, então, quem são as pessoas que trabalham em um jornal: pode ser que digam jornalistas, repórteres, fotógrafos, editor, revisor.

d) Para quem foi escrito? É possível que os alunos digam que um jornal foi escrito para adultos, ou para um público mais específico (a depender do jornal). Complemente as respostas explicando que há jornais escritos especificamente para crianças e jovens, como o Jornal Joca, que traz temáticas e formato dirigido a esse público.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Acesse a página do Jornal Joca, projetando a tela no quadro para que os alunos acompanhem. Ao acessar a página do Jornal, explique que esta é a versão online do jornal. O jornal online é constantemente atualizado, então atente para o fato de que as notícias são recentes. Para acessar, clique aqui.
  • Role a tela vagarosamente, e vá conversando com os alunos sobre o que eles veem.
  • Faça alguns questionamentos aos alunos:

a) Quais itens vemos no topo da página? Complete as respostas indicando onde encontramos o “endereço do site”, o título e logo, as seções, as principais manchetes e imagens do dia (no jornal online, algumas manchetes e imagens, no topo da página, mudam sequencialmente chamando atenção dos leitores).

b) Quais as manchetes de hoje? Logo abaixo das seções vemos a linha “Extra!”. Algumas das manchetes passam nessa linha em forma de link. Para acessar, é só clicar. Complemente as respostas, associando ao jornal impresso que os alunos manusearam no início da aula e questione: No jornal impresso, as manchetes estavam onde? (na primeira página há destaque as manchetes e fotos principais da edição, evidenciadas por letras maiores, diagramação central, imagens atrativas, etc.)

c) Quais as temáticas ou seções do Jornal Joca? É possível que os alunos digam que as temáticas são variadas, leiam os nomes das seções tentando pensar no que pode haver em cada uma delas (Home, Mundo, Brasil, Tecnologia, Maluquices, Esportes, Cultura, Entrevista). Esclareça que as seções no jornal Joca impresso variam de acordo com cada edição e em outros jornais também pode haver mudanças nas seções de acordo com o dia da semana. Rolando a página do Joca online vemos ainda as seções “Colecionáveis” (reportagens em série), Social, Enquete, Canal aberto, entre outros destaques.

d) Será que tudo que está no Jornal é notícia? É possível que os alunos identifiquem algumas seções que não trazem notícias como: as cartas de leitores da seção Canal aberto, Entrevistas, Enquetes… Explique que a seção Maluquices traz curiosidades que também não são do gênero notícias. Aproveite para retomar com os alunos sobre a função social do jornal enquanto meio de comunicação e sua importância na formação de opinião.

e) O que vocês percebem de diferente em um jornal escrito para o público infantil/jovem em relação a um jornal escrito para um público adulto? Muitos jornais adultos tem a seção “política” que o Joca não tem. Outras seções são parecidas como “cultura, esportes, tecnologia”. A extensão das notícias pode ser menor nos jornais para jovens. Pode haver diferença também na quantidade de imagens, fotos, cores e infográficos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Como dissemos, você pode iniciar sua aula a partir desse slide. Caso esteja seguindo a introdução mais longa, apenas dê continuidade a aula.
  • Acesse o link da Árvore de Livros. A seguir você será direcionado para a edição impressa do Jornal Joca. Caso seja seu primeiro acesso, será preciso fazer um breve cadastro para gerar login e senha. Faça o cadastro e login antes de iniciar a aula. Clique aqui.
  • Explique aos alunos que o Jornal Joca on-line também tem sua versão impressa, que será apresentada a eles neste momento da aula.
  • Clique nas páginas desse jornal impresso, analisando junto com as crianças algumas características das quais já falamos antes como seções, temáticas, extensão dos textos (em geral têm 4 parágrafos) e recursos visuais como diagramação, cores, fotos, imagens e infográficos.
  • Destaque que essas características foram pensadas para o público que lê o jornal (crianças e jovens).

Materiais complementares:

JORNAL JOCA. São Paulo, n. 108. 05 mar. 2018. Disponível em: <https://www2.arvoredelivros.com.br/biblioteca/livro/jornal-joca-n-65>. Acesso em: 11 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Após mostrar todas as páginas, volte na página 5. A notícia que será lida com os alunos é “Cidade da África do Sul pode ficar sem água”. Se preferir, providencie cópias da notícia projetada neste slide. Essa reportagem completa traz ainda dois relatos de correspondentes mirins, da Cidade do Cabo, compartilhando suas experiências diante da situação informada pela notícia. Se houver tempo leia com os alunos, mas foque na notícia principal, composta de: Título, foto (com legenda), mapa múndi indicando a África do Sul, texto com 4 parágrafos, quadro “Cálculo da água” e o infográfico “Indicação de consumo do governo Sul Africano”.
  • Divida a turma em grupos com 4 alunos e se tiver feito cópias da notícia, distribua para as equipes.
  • Faça a leitura para os alunos em voz alta e peça para que acompanhem.

Materiais complementares:

JORNAL JOCA. Cidade da África do Sul pode ficar sem água. São Paulo, 05 mar. 2018. Mundo, p. 5. Disponível em: <https://www2.arvoredelivros.com.br/biblioteca/livro/jornal-joca-n-108>. Acesso em: 11 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Providencie cópias da atividade de planejamento da escrita das notícias. Esta atividade tem o objetivo de resgatar os conhecimentos dos alunos sobre os elementos estruturais e forma de composição dos textos do gênero Notícia, por isso é importante ter abordado o gênero em aulas anteriores.
  • Distribua as cópias para os grupos.
  • Dê uma letra para cada grupo. Exemplo: Grupo A, Grupo B, etc… e peça para que anotem em suas folhas a letra do seu respectivo grupo. Isso facilitará as próximas etapas de elaboração da notícia a serem realizadas na próxima aula.
  • Peça para que coloquem também os nomes dos integrantes do grupo na folha.
  • Organize a leitura individual e silenciosa da primeira coluna da tabela, que contém as informações retiradas da notícia que conheceram na aula.
  • A seguir, socialize brevemente com os alunos as informações da tabela.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Lance para os alunos a proposta do slide: E se construíssemos um jornal? Como ele poderia se chamar? Quais os acontecimentos poderíamos abordar nele? De que forma os outros alunos podem ter acesso ao jornal que produzimos? É provável que surgirão muitas ideias criativas. Para organizar o trabalho explique que é necessário planejar o que será feito de forma coletiva e definir as ações de cada dupla. O jornal será construído ao longo de 3 aulas, além disso, algumas tarefas serão realizadas em casa.
  • Defina com os alunos que o nome do jornal será votado na próxima aula, por isso as duplas terão um tempo para pensar e/ou pesquisar. É importante salientar que não podemos usar nomes de jornais que já existem, assim como não podemos reproduzir notícias que já foram publicadas por outras pessoas.
  • Sobre de que forma os outros alunos podem ter acesso ao jornal que produzimos, defina com os alunos que pode ser construído um jornal mural ou jornal varal, já que ambos facilitarão o acesso de toda comunidade escolar. O jornal mural/Jornal varal será um espaço de comunicação dos alunos para veicular além de notícias, projetos educativos, conhecimentos gerais, expressões criativas, opiniões, entre outros, e facilita o acesso de todos os alunos, pela forma na qual é exposto. Além de ser um meio de comunicação sustentável, já que não é necessário fazer várias cópias das notícias para distribuir.
  • De acordo com a realidade da sua escola, opte com seus alunos entre as duas possibilidades.
  • Sobre os conteúdos das notícias, explique que o jornal tratará de assuntos da comunidade escolar, por isso é necessário usar temas relacionados à escola. Leve os temas para sortear (sugestões): Notícia sobre a biblioteca; Notícia sobre a cantina; Notícia sobre eventos culturais; Notícia sobre atividades/trabalhos realizados pela turma; Notícia sobre atividades/trabalhos realizados por alunos de outras salas (pode haver mais do que uma equipe com este tema, considerando que uma equipe pode noticiar sobre acontecimentos de uma turma de Ensino Fundamental 1, outra equipe sobre uma turma de Ensino Fundamental 2, outra equipe sobre uma turma de Ensino Médio, por exemplo);
  • Realize o sorteio e anote no quadro os temas e as respectivas equipes responsáveis.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome com os alunos a tabela de interpretação da notícia “Cidade da África do Sul pode ficar sem água”.
  • Explique para os alunos que neste momento a atividade é em grupo e eles utilizarão a segunda coluna da tabela para construírem suas notícias, baseadas nos temas que cada grupo sorteou. É importante que eles observem as informações da primeira coluna, caso tenham dúvidas de quais informações colocar em suas notícias. A tabela servirá como um roteiro.
  • Proponha aos alunos maneiras de coletar dados para construir as informações sobre as notícias em suas respectivas tabelas (roteiro). Como os temas utilizados no sorteio envolvem acontecimentos da escola, a fonte mais fácil e rápida para coletar dados, será por meio de entrevistas com pessoas envolvidas com estes acontecimentos. Exemplo: Notícia sobre uma feira escolar: os alunos podem entrevistar os organizadores do evento e também comentários ou opiniões de pessoas que visitaram a feira. Porém, é preciso planejar como entrevistá-los e neste caso, sugere-se que os alunos utilizem o roteiro para coleta de dados e informações, disponibilizado nos materiais complementares.
  • Como a produção do jornal engloba uma sequência de 3 planos de aula, envolvendo as etapas de planejamento, produção e revisão das produções, será dado continuidade ao trabalho na próxima aula, aplicando o próximo plano de aula desta sequência. Neste caso, você pode recolher as produções e entregá-las na próxima aula.

Materiais complementares: Para imprimir o roteiro para coleta de dados e informações, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Reforçar os combinados para a próxima aula: Pesquisar sugestões sobre:
  • Nome para o jornal mural/jornal varal. Destaque para os alunos que é importante trazerem suas ideias para realizar a votação coletiva no final de todas as tarefas (sugestão de votação no plano 15).
  • O que acrescentar na notícia que será escrita? Explique para os alunos que em em seus grupos, eles devem planejar o que precisarão para a escrita da notícia na próxima aula e podem também subdividir essas tarefas. Alguns exemplos:
  • Precisaremos fazer pesquisa? O que pesquisar? Quem irá pesquisar?
  • Precisaremos de imagens/fotos? Quais as imagens? Quem ficará responsável por trazer essas imagens/fotos?

Caso achar necessário, peça para que os alunos copiem do quadro os combinados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano