15609
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de texto - poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre planejar, em colaboração, a produção de um poema visual.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Grazielle Tavares
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Planejamento de texto - poemas concretos e visuais.

Finalidade da aula: Planejar, em colaboração, a produção de um poema visual.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Poemas concretos e visuais.

Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto

Prática de linguagem: Produção textual

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

 

Materiais necessários:  

  • Cartolina e caneta pilot.
  • Computador e Data Show
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
  • O professor deverá providenciar caso não tenha Data Show:  textos para impressão - clique aqui.

 

Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir na hora de escrever o texto, pois será necessário conciliar o texto escrito com a ilustração do poema visual para expressar a ideia da obra.

 

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê.  Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: FREIRE, M.A.; CARVALHO, R. H. M. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba : Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.


Código: LPO3_04SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas