15609
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de texto - poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre planejar, em colaboração, a produção de um poema visual.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

- Material sugerido:
Poema disponível aquiaqui.

- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o poema da aula 13 pelo WhatsApp, como uma foto. Faça as perguntas sugeridas nas orientações do plano em áudio pelo mesmo canal.

Desenvolvimento
Desafie os alunos, pelo WhatsApp, a planejarem a transformação de um poema estruturado de forma padrão em um poema visual.

Envie as frases do poema “A Foca” em um documento do Google. Peça para os alunos imprimirem e recortarem as frases ou, se não for possível, diga para copiarem, recortarem e montarem a proposta do poema visual. Oriente os alunos a enviarem uma foto do poema, pelo WhatsApp, depois de pronto. Você também pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem as fotos e todos possam ver os trabalhos dos colegas. Faça comentários sobre cada foto.

Divida os alunos em duplas ou grupos menores, e oriente-os a conversarem pelo WhatsApp, para se organizarem e realizarem a proposta. Compartilhe as orientações e perguntas, e peça que enviem fotos do esboço do poema planejado por eles.

Fechamento
Crie um novo documento no Google, agora para revisão do que foi produzido pelos grupos. Utilize a sugestão do slide e faça as perguntas no próprio documento, que será compartilhado com os alunos. Envie as orientações por WhatsApp e, durante a realização da atividade, converse com os alunos pelo mesmo canal, para solicitar as impressões deles e tirar dúvidas.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo poemas juntos e conversando sobre eles com a criança.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_04SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas