15608
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão e correção do artigo de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Revisão e correção do artigo de opinião

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Opcionais: Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui); plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).

Tema
Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho pelo WhatsApp. Explique aos alunos que o objetivo desta aula é submeter os artigos produzidos na aula anterior à leitura dos colegas, bem como organizá-los para a produção da coletânea “Penso, logo opino”, que pode ser publicada em formato de e-book. Questione os alunos por que é importante que outros colegas revisem o texto deles. Comente que nem sempre quando olhamos para o próprio texto conseguimos enxergar aspectos que outro leitor vê. Retome com os alunos as características sobre tipos de argumentos (autoridade, exemplificação, dados concretos, causa e consequência).

Introdução
Compartilhe, no grupo da turma (WhatsApp), a grade de correção disponível aqui. Explique aos alunos em que consistem esses critérios e alerte-os sobre a responsabilidade de avaliar o texto dos colegas como possíveis leitores. Organize as mesmas duplas que produziram o artigo de opinião na aula 14. Peça às duplas que encaminhem seus textos da aula anterior a outra dupla, previamente determinada por você. É interessante que você promova trocas produtivas, entregando aos alunos que têm mais facilidade com a escrita textos de alunos com maior dificuldade. Esclareça aos alunos que o quadro de correção contém os critérios de avaliação que deverão levar em conta na hora de avaliar a produção dos colegas. Retome que esses critérios são baseados nas características do gênero estudadas (tema, estrutura e marcas linguísticas). Após finalizada a leitura e as anotações no quadro de correção, os alunos deverão digitar e formatar o texto para a coletânea, conforme instruções no slide seguinte.

Desenvolvimento
Nesta aula, os alunos deverão usar um computador ou o celular para digitar e formatar os textos. Para formatar os textos, retome com os alunos as marcas paratextuais de um artigo de opinião, como: título destacado, indicação de autoria e foto dos autores. Veja um arquivo-modelo com as orientações para formatação, disponível aqui. Você pode utilizar o Google Drive para compartilhar os textos ou apenas o arquivo-modelo com as orientações de formatação. Reforce que a coletânea deve atingir, inicialmente, o público da escola, onde será divulgada, mas que certamente os textos serão lidos por outras pessoas, como a comunidade do bairro, familiares e outros possíveis leitores.

Fechamento
Para estimular os alunos na divulgação da coletânea “Penso, logo opino”, você pode elaborar estratégias que serão usadas para a comunicação do material produzido por meios impressos ou digitais. Nesse momento, mobilize-os a compartilhar a coletânea em suas redes sociais particulares para que o e-book tenha o maior alcance possível. Você também pode propor uma atividade interdisciplinar com a disciplina de artes e promover um concurso de desenhos para a capa do e-book com a mesma temática do título. Você também pode sugerir aos alunos algumas plataformas online para a divulgação da proposta. Veja, por exemplo, tudo o que se pode criar com o Canva (em Recursos Opcionais).

Convite às famílias
Os familiares poderão ser os primeiros convidados a conhecer a plataforma com os textos da turma. Eles também poderão auxiliar com a produção de cartazes publicitários para as redes sociais.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_06SQA15

(EF08LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas