Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 3.ª de 3 aulas deste módulo.
Materiais necessários:
- Texto produzido na aula anterior.
- Quadro de revisão, disponível aqui.
- Laboratório de Informática ou celular para digitação e formatação dos textos.
- Arquivo modelo de formatação dos textos, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: tecer percepção crítica sobre o plano de outro colega, posicionar-se como leitor.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO,, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
DOLZ, Joaquim. Os cinco ‘novos’ desafios para o ensino da língua portuguesa. Videoconferência apresentada no Seminário 2015 da Olimpíada da Língua Portuguesa. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/videos/formacao/palestras/artigo/1824/os-cinco-novos-desafios-para-o-ensino-da-lingua-portuguesa. Acesso em 18.12.2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minuto
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que o objetivo desta aula é submeter os artigos produzidos na aula anterior à leitura dos colegas, bem como organizá-los para a produção da coletânea “Penso, logo opino”, que pode ser impressa ou organizada em forma de e-book, a depender dos recursos da escola.
- Questione os alunos sobre o porquê ser importante outros colegas revisem o texto deles.
- Comente que nem sempre quando olhamos para o próprio texto conseguimos enxergar aspectos que outro leitor vê.
- Retome com os alunos as características sobre tipos de argumentos (autoridade, exemplificação, dados concretos, causa e consequência)
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Distribua a grade de correção disponível aqui.
- Explique aos alunos em que consistem esses critérios e alerte-os sobre a responsabilidade de avaliar o texto dos colegas como possíveis leitores.
- Organize as mesmas duplas que produziram o artigo de opinião na aula 14.
- Distribua os textos produzidos de modo que cada dupla possa avaliar o texto de outra.
- É interessante que você promova trocas produtivas, entregando aos alunos que têm mais facilidade com a escrita textos de alunos com maior dificuldade.
- Esclareça aos alunos que o quadro de correção contém os critérios de avaliação que deverão levar em conta na hora de avaliar a produção dos colegas.
- Retome que esses critérios são baseados nas características do gênero estudadas (tema, estrutura e marcas linguísticas).
- Após finalizada a leitura e as anotações no quadro de correção, os alunos deverão digitar e formatar o texto para a coletânea, conforme instruções no slide seguinte.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Nesta aula, os alunos deverão usar o laboratório de informática ou o celular para digitar e formatar os textos.
- Para formatar os textos, retome com os alunos as marcas para-textuais de um artigo de opinião, como: título destacado, indicação de autoria, foto dos autores, projetando no quadro o arquivo-modelo com as orientações para formatação, disponível aqui. Na impossibilidade de projetar, você pode fazer uma cópia e distribuir para as duplas.
- Você pode utilizar a plataforma google para compartilharem os textos ou apenas o arquivo-modelo com as orientações de formatação.
- Reforce que a coletânea deve atingir, inicialmente, o público da escola, onde será divulgada e distribuída, mas que certamente os textos serão lidos por outras pessoas, como comunidade, familiares e outros possíveis leitores.
- Caso sua escola tenha algum evento, como Sarau Literário ou Feira Científica, você pode planejar distribuição da coletânea pelos alunos neste evento.
- Caso não tenha verba para impressão e opte pela versão eletrônica (e-book), é importante criar um meio de divulgação e distribuição, como redes sociais e site da própria escola.
- Você pode optar, também, pelas duas formas de distribuição, o que aumentará o alcance e distribuição das produções dos alunos.
- Não se esqueça de que o mais importante é que os alunos tenham claro que estão produzindo um texto para circular socialmente e que o leitor real não é apenas o professor.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para estimular os alunos na divulgação da coletânea “Penso, logo opino”, você pode elaborar quais estratégias serão usadas para divulgar o material produzido, inclusive no meio impresso ou eletrônico.
- Neste momento, mobilize-os a compartilhar a coletânea em suas redes sociais particulares para que a coletânea tenha o maior alcance possível.
- Você também pode propor uma atividade interdisciplinar com a disciplina de artes e promover um concurso de desenho para a capa do e-book com a mesma temática do título.