15606
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando um artigo de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Planejando um artigo de opinião

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 1ª de 3 aulas deste módulo.

Materiais necessários:

Coletânea de textos para escolha do tema, disponível aqui.

Tabela para projeto de texto, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: localizar a questão controversa do tema.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO,, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é selecionar o tema e planejar o artigo de opinião que será produzido na aula seguinte.
  • Questione-os se sabem o que é um artigo de opinião, o que sabem a respeito dele, onde circula, quem escreve.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos os temas possíveis para produzir o artigo de opinião reproduzindo este slide com essas três charges. Se não for possível, imprima a versão destes textos na coletânea disponível aqui.
  • Retome com os alunos que um tema polêmico é aquele que apresenta uma questão controversa, ou seja, que divide opiniões.
  • Questione os alunos: Qual a questão controversa de cada um dos temas? Questione-os “Por que será que este tema é polêmico?”
  • Atente-se para o fato de que este momento não é para identificar o tema dos textos, pois isso está expresso nos títulos reproduzidos no slide, mas sim para que eles identifiquem o que há de polêmico nesses assuntos. Incentive-os a tecer hipóteses sobre o que há de polêmico nestes temas. .
  • Espera-se que os alunos identifiquem o tema e a polêmica envolvendo cada texto:

Texto 1: o uso excessivo das redes sociais e sua interferência nas relações familiares: aproximação ou distanciamento? A imagem projetada nas redes sociais e a realidade.

Texto 2: A proibição das sacolas plásticas em supermercados e a cobrança destas por parte de estabelecimentos.

Texto 3: as ciclovias como forma alternativa de transporte: os investimentos altos nas ciclovias e o fato de os ciclistas terem de usar faixas exclusivas quando deveriam ter um trânsito seguro para todos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas e distribua a coletânea de charges, disponível aqui.
  • Oriente cada dupla a selecionar um dos temas, sobre o qual será planejado e redigido o artigo de opinião.
  • Após os alunos terem selecionado o tema que pretendem abordar no artigo de opinião, distribua a tabela do projeto de texto, disponível aqui.
  • Explique que esta etapa de planejamento do texto é essencial, uma vez que as ideias precisam ser planejadas previamente à redação do texto.
  • Para apropriação do tema, você pode levar os alunos ao laboratório de informática ou orientá-los a usarem o celular para pesquisar e ampliar o repertório temático.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Para finalizar esta aula, peça que cada dupla socialize: o tema escolhido e o ponto de vista/tese que irão defender.
  • Caso seja possível, encerre a aula indicando que os alunos podem pesquisar mais sobre o tema escolhido para que na próxima aula estejam melhor preparados para redigir o artigo de opinião.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto e é a 1ª de 3 aulas deste módulo.

Materiais necessários:

Coletânea de textos para escolha do tema, disponível aqui.

Tabela para projeto de texto, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: localizar a questão controversa do tema.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO,, Vânia C. e DUARTE, Milcinele da Conceição Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é selecionar o tema e planejar o artigo de opinião que será produzido na aula seguinte.
  • Questione-os se sabem o que é um artigo de opinião, o que sabem a respeito dele, onde circula, quem escreve.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos os temas possíveis para produzir o artigo de opinião reproduzindo este slide com essas três charges. Se não for possível, imprima a versão destes textos na coletânea disponível aqui.
  • Retome com os alunos que um tema polêmico é aquele que apresenta uma questão controversa, ou seja, que divide opiniões.
  • Questione os alunos: Qual a questão controversa de cada um dos temas? Questione-os “Por que será que este tema é polêmico?”
  • Atente-se para o fato de que este momento não é para identificar o tema dos textos, pois isso está expresso nos títulos reproduzidos no slide, mas sim para que eles identifiquem o que há de polêmico nesses assuntos. Incentive-os a tecer hipóteses sobre o que há de polêmico nestes temas. .
  • Espera-se que os alunos identifiquem o tema e a polêmica envolvendo cada texto:

Texto 1: o uso excessivo das redes sociais e sua interferência nas relações familiares: aproximação ou distanciamento? A imagem projetada nas redes sociais e a realidade.

Texto 2: A proibição das sacolas plásticas em supermercados e a cobrança destas por parte de estabelecimentos.

Texto 3: as ciclovias como forma alternativa de transporte: os investimentos altos nas ciclovias e o fato de os ciclistas terem de usar faixas exclusivas quando deveriam ter um trânsito seguro para todos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas e distribua a coletânea de charges, disponível aqui.
  • Oriente cada dupla a selecionar um dos temas, sobre o qual será planejado e redigido o artigo de opinião.
  • Após os alunos terem selecionado o tema que pretendem abordar no artigo de opinião, distribua a tabela do projeto de texto, disponível aqui.
  • Explique que esta etapa de planejamento do texto é essencial, uma vez que as ideias precisam ser planejadas previamente à redação do texto.
  • Para apropriação do tema, você pode levar os alunos ao laboratório de informática ou orientá-los a usarem o celular para pesquisar e ampliar o repertório temático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Para finalizar esta aula, peça que cada dupla socialize: o tema escolhido e o ponto de vista/tese que irão defender.
  • Caso seja possível, encerre a aula indicando que os alunos podem pesquisar mais sobre o tema escolhido para que na próxima aula estejam melhor preparados para redigir o artigo de opinião.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano