Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção textual.
OBS: Para que esta aula aconteça, é necessário que os alunos tenham estudado, minuciosamente, o gênero Conto popular. Veja sugestões de aulas sobre o gênero nos planos desta sequência.
Materiais necessários:
Materiais para escrita (caderno, lápis, borracha, caneta…); rubrica (linha do tempo) com critérios de avaliação. Uma sugestão de rubrica deverá ter sido entregue na aula anterior. Veja nos demais planos de aula sobre o gênero Conto popular disponibilizados neste mesmo site.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão apresentar dificuldades em avaliar o texto de um colega, pois podem não ter o hábito de avaliar seus pares e ter receio em fazer críticas.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE,R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Receba os alunos com as classes organizadas em quartetos, para que possam auxiliar-se mutuamente na análise da rubrica criada na aula anterior (planejamento).
- Explique aos alunos que a aula em questão tem como foco a escrita de um Conto popular com a temática As peripécias de Pedro Malasartes. (Espera-se que tenham estudado sobre o personagem em aulas anteriores. Veja no plano de aula intitulado Contos populares - Produção textual - Planejamento.)
- Peça aos alunos que leiam a frase do slide e a interpretem, relacionando-a à tarefa de produção textual. Em seguida, peça que um aluno voluntário a explique aos demais colegas, conforme sua interpretação. Estimule os colegas a auxiliá-lo, se necessário. (Espera-se que compreendam que a frase em questão é um estímulo à escrita, ou seja, uma afirmação de que só é possível gostar de escrever se estiver disposto a isso. É tarefa do professor promover esta reflexão, caso os alunos não a alcancem.)
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Proponha um momento de relembrar (ler) os planejamentos criados na aula anterior para a proposta de escrita de um Conto popular com a temática Peripécias de Malasartes.
- Solicite que os alunos, integrantes de cada grupo (quartetos), troquem entre si os planejamentos para analisar o que foi pontuado na aula anterior como sugestões de melhoria, e se estas sugestões foram seguidas, ou seja, se o aluno refez seu planejamento, repensando estratégias após o feedback do grupo. (É necessário que o grupo esteja afinado e unido na tarefa de produção de Contos populares coerentes, seguindo a temática prevista, com personagens, cenário, conflito, enredo e desfecho bem planejados.)
Materiais complementares:
Para rever o modelo de esquema para o planejamento de um Conto popular, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Convide os alunos a iniciar sua produção. Para tanto, faça um exercício de estímulo à criatividade para pensar nas inúmeras possibilidades de iniciar um texto:
- Projete o slide e estimule-os a pensar nos inícios de frases sugeridos. Qual poderia combinar melhor com sua história e como a frase poderia continuar e terminar?
- Dê um tempo para que discutam sobre o questionamento acima. Anote algumas continuações das frases iniciadas no quadro, para que usem de inspiração.
- Após, peça para que pensem (coletivamente, no grande grupo) em outras possibilidades de início de um texto do gênero Conto popular. Anote-as também no quadro, para que visualizem as possibilidades.
2. Agora então peça para darem seguimento à escrita de seu Conto popular com o tema As peripécias de Malasartes, planejado anteriormente. Oriente-os a seguir os passos previstos no esquema do planejamento.
3. Acompanhe as produções, circulando entre os alunos. Como sugestão, faça fotos (com o celular) de algumas produções para utilizar alguns trechos ou até mesmo um único conto como exemplo para a próxima aula (revisão e refação). Após a aula, em seu momento de planejamento de aula, você pode analisar com atenção as produções fotografadas. Digite uma ou duas das produções fotografadas (faça a reprodução literal, do mesmo jeito que foi escrita, sem correções). Em seguida, use a barra de Revisão - inserir comentários no Word, para avaliar o passo a passo da produção do aluno (título, introdução, conflito, enredo e desfecho), além de elementos coesivos e do seguimento à proposta. Os textos analisados poderão ser utilizados na próxima aula, de revisão e refação.
É provável que o tempo de uma aula não seja suficiente para o término das produções. Então, sugerimos que você disponibilize mais tempo de aula para que seja possível a finalização desta produção textual.
Materiais complementares:
Veja aqui o passo a passo da inserção de comentários em textos com a utilização da barra de Revisão do Word.
Você também pode inserir comentários em textos via Google Drive. Veja aqui.
Para a atividade do slide, não há respostas fechadas, pois há inúmeras possibilidades de frases, a depender das histórias planejadas pelos alunos. Entretanto, colocamos algumas possibilidades aqui:
a- Em uma cidade pequena e muito tranquila, com um rio que a atravessava pelo meio, sempre cheio de meninos nos dias de verão...
b- Era um dia muito quente, o sol estava a pino e fazia tempo que não chovia na região.
c- Certo dia, Pedro Malasartes resolveu que precisava de uma roupa nova, pois queria muito ir à quermesse da vila.
d- Pedro Malasartes era um menino de cabelos pretos e olhos brilhantes, com cara de quem estava sempre maquinando alguma travessura.
e- Conta-se por aí que Pedro Malasartes era o melhor mentiroso da região: já tinha vencido até concurso!
f- Ele era um menino magrinho e de olhos grandes, muito esperto, e estava sentado em uma pedra no meio da estrada, esperando seu burrinho terminar de comer.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça a dois alunos voluntários para que leiam suas produções, em voz alta. Instigue os colegas a ouvi-los com atenção.
Em seguida questione: Os Contos populares lidos aqui estão seguindo o planejamento previsto? Quais as sugestões de melhoria? (Espera-se que analisem os contos ouvidos, conforme o esquema criado no planejamento: 1. Apresentação dos personagens, cenários; 2. Apresentação da situação, conflito ou situação-problema; 3. Desenrolar do conflito (ação) ; 4. Desfecho-situação final.) - Entregue aos discentes uma rubrica de qualidade para que possam utlilizá-la como “um norte” na continuação de sua produção. Veja um exemplo de rubrica aqui .
- Faça, junto aos alunos, a leitura da rubrica (com auxílio de datashow) e analisem os critérios pré-estabelecidos para que possam rever sua produção em casa e também na próxima aula, quando ocorrerá a revisão e refacção do texto.
OBS: É possível que os alunos precisem de mais de 1h/a para finalizar sua produção. Seria interessante utilizar aulas geminadas, caso isso ocorra na sua escola.