15602
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Contos populares - Produção textual - Planejamento.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Contos populares - Produção textual - Planejamento.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção textual.

Materiais necessários: Data show, caderno, lápis, borracha.

OBS: Receba os alunos com as classes em quartetos, pois esta disposição será importante para o desenvolvimento e também para o fechamento da aula.

OBS: É provável que você precise de mais de 1 hora para realizar as atividades deste plano. Seria interessante planejá-la para uma aula geminada.

Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não entender a importância da etapa de planejamento e querer iniciar, já nesta aula, a produção textual. Converse com os educandos sobre a importância de pensar e planejar a produção para que o produto do trabalho investido seja de qualidade.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE, R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A10_J_1_.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Introdução: 5 minutos.

Orientações:

  • Receba os alunos com as classes em quartetos, pois esta disposição será importante para o desenvolvimento e também para o fechamento da aula.
  • Questione os educandos quanto à pergunta do slide. O que é um Conto popular? (É necessário que o gênero em questão já tenha sido trabalhado em aula para que os educandos tentem responder ao questionamento e também para que a escrita do mesmo seja planejada. Veja sugestões de aulas envolvendo habilidades de leitura, análise semiótica e oralidade nos planos de aula desta sequência do gênero Conto popular.)
  • Apresente aos educandos o conceito de Conto popular, dado por Alexandre Parafita. Faça a leitura com auxílio de data show. Veja maiores informações sobre o gênero em Materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o conceito de Conto popular, dado por Alexandre Parafita, clique no link abaixo:

PARAFITA, A. O que é um conto popular? Publicado em blog: Alexandre Parafita. Disponível em: <http://www.trasosmontes.com/alexandreparafita/content/view/14/31/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Para acessar mais detalhes sobre o conceito de Conto popular, clique no link abaixo:

SÉRGIO, R. Tipos de contos populares. Publicado em: Recanto das Letras. 2009. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1634137>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que a aula em questão é destinada ao planejamento de um Conto popular. Seria interessante também, caso queira utilizar os três planos deste módulo, que os alunos fossem avisados de que esta é a primeira aula de um módulo Produção textual, ou seja, que terão aulas dedicadas à escrita, revisão, refação e socialização dos textos. Explique aos alunos que, para planejar a produção de um Conto popular, será necessário pensar em elementos que são essenciais neste gênero: quem será seu interlocutor, quais serão os personagens, os cenários, o tempo da narrativa, o tipo de linguagem que será utilizada.
  • Cole, no quadro, alguns pequenos cartazes com informações sobre gêneros diversos e peça que os discentes deixem colados no quadro apenas aqueles que se relacionam com os textos lidos em aulas anteriores e também com o conceito de Conto popular lido recentemente. Para este momento, as informações que deverão ser relacionadas ao gênero Conto popular são: gênero originalmente oral; representa a cultura de um povo; os personagens e cenários caracterizam a cultura a que pertence o enunciador; a língua é representada com linguagem simples, coloquial, muitas vezes com variedades linguísticas próprias da cultura do enunciador; é um texto em prosa, normalmente escrito em parágrafos; pode utilizar-se tanto do discurso direto quanto do discurso indireto. Veja aqui as sugestões de cartazes e aqui um material que dá orientações ao professor sobre cada cartaz sugerido.
  • Deixe colados no quadro somente os cartazes que fazem referência aos elementos do gênero Conto popular.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Instigue os alunos com o slide 4. Quem seria Malasartes? Por que a expressão “más artes” está em destaque? Espera-se que compreendam que o nome Malasartes quer dizer “má arte”, ou seja, más ações, “arte” no sentido de travessura, traquinagem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Proponha a apreciação do trailer do filme Pedro Malasartes e o duelo com a morte. Veja sua indicação nos Materiais complementares.
  • Questione os alunos quanto a alguns aspectos da história brevemente explicitada: Como é o personagem principal? O cenário explícito no trailer é típico de alguma região do país? Como é a linguagem utilizada? (Espera-se que percebam que o personagem é apresentado como alguém que está sempre aprontando, que percebam também que, tanto o personagem principal, quanto cenário e linguagem, representam o povo simples do interior, seja do nordeste ou de outra região do país.)
  • Explique aos alunos que o personagem em questão é conhecido há bastante tempo no país, principalmente no Nordeste, e que suas histórias são muito próximas às histórias do personagem João Grilo, do livro de Ariano Suassuna, O auto da compadecida, adaptado para minissérie e cinema.

OBS: Seria interessante que os alunos já tivessem entrado em contato com Contos populares de Pedro Malasartes e cheguem em aula com conhecimentos prévios a respeito do personagem. Veja nos Materiais complementares alguns exemplos de contos em que são explícitas as peripécias de Malasartes. Peça aos alunos que levem para a aula os contos já lidos, para utilizá-los como textos de apoio, no momento do planejamento.

Materiais complementares:

Para acessar ao trailer do filme Pedro Malasartes e o duelo com a morte, acesse o link abaixo:

Malasartes e o duelo com a morte. Vídeo (2,45s.) Publicado por: Telecine. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KMfttUDw6q0>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Para acessar exemplares de contos sobre Malasartes, acesse o link abaixo:

SÉRGIO, R. Recanto das Letras. A árvore que dava dinheiro - Histórias de Pedro Malasartes. MS: Campo Grande, 2013. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/causos/1049695>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente aos alunos, em slide, algumas imagens que caracterizam a região Nordeste do Brasil (Personagens, cenários). Explique aos mesmos cada imagem apresentada, para que possam ter esses elementos como base para sua posterior produção. Para auxiliá-lo(a) às explicações aos alunos, clique aqui, que você terá maiores informações sobre o relevo e vegetação da região. Clique também aqui para pesquisar sobre vestimentas típicas do Nordeste brasileiro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente aos alunos, em slide, algumas imagens que caracterizam a região Nordeste do Brasil (Personagens, cenários). Explique aos mesmos cada imagem apresentada, para que possam ter esses elementos como base para sua posterior produção. Para auxiliá-lo(a) às explicações aos alunos, clique aqui, que você terá maiores informações sobre o relevo e vegetação da região. Clique também aqui para pesquisar sobre vestimentas típicas do Nordeste brasileiro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Peça a um aluno que leia aos demais, algumas das expressões típicas da região Nordeste e seus significados, presentes neste link.
  • Sugira que os discentes anotem o endereço do site para utilizarem algumas das expressões ali presentes, em sua futura produção textual, dando assim maior riqueza ao vocabulário dos personagens.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha o planejamento da produção de um Conto popular (individualmente), com a temática: As peripécias de Malasartes. Instigue os educandos a relembrar contos ouvidos em sua infância sobre o personagem Pedro Malasartes. Peça que criem histórias bem diferentes e divertidas que resgatem o personagem (figura característica da cultura interiorana - vestimenta, fala, crenças etc.). Explique que os personagens secundários podem ser tanto humanos quanto animais, como é comum nos contos de animais. Os personagens podem ser encantados, mágicos também, como nos contos de encantamento. O que não pode faltar são peripécias, ou seja, arte, no sentido de ser “arteiro”, “travesso”.
  • Lembre os educandos de que a função de um conto é de entreter, ensinar ou fazer refletir seu interlocutor (os interlocutores, neste caso, serão os próprios colegas).

OBS: O planejamento será realizado em uma folha (esquema) entregue pelo professor. Veja no slide seguinte.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que completem, de acordo com os elementos da narrativa e com as características do gênero Conto popular, dispostas no quadro nos pequenos cartazes, anteriormente, um esquema entregue por você (em folha de ofício, uma cópia para cada aluno). Este material servirá de rubrica de qualidade para a sua produção e será observado, conferido, sempre que houver necessidade, tanto no planejamento, quanto na escrita, revisão e reescrita do texto. Veja um exemplo de esquema nos Materiais complementares.

Materiais complementares:

Para ver um exemplo de esquema com os critérios do gênero preestabelecidos, clique aqui.

Para ver comentários sobre o preenchimento do esquema acima, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Feche a aula com a socialização dos planejamentos em pequenos grupos de quatro integrantes. Cada grupo terá a incumbência de ler os quatro planejamentos e, posteriormente, auxiliar-se mutuamente com ideias, sugestões, acréscimos ou refutações. (Espera-se que compreendam que um planejamento com sentido deverá seguir a temática proposta e ser bem interligado, respeitando o que foi estudado sobre as características do gênero e sobre o personagem proposto. Os critérios apresentados nos cartazes e no esquema devem ser revisados para que o educando tenha certeza de que os está seguindo. É importante que os alunos sintam-se à vontade para sugerir melhorias nos planejamentos dos colegas. Como possibilidades de sugestões temos: volte ao personagem principal - reveja suas principais características; as traquinagens apresentadas não têm sentido ou não têm relação com o problema inicial; repense o desfecho da história, para que tenha mais emoção, humor, reflexão etc.)

OBS: O ideal seria que este momento de planejamento fosse utilizado em aulas geminadas, para garantir a sua realização integral.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto popular e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção textual.

Materiais necessários: Data show, caderno, lápis, borracha.

OBS: Receba os alunos com as classes em quartetos, pois esta disposição será importante para o desenvolvimento e também para o fechamento da aula.

OBS: É provável que você precise de mais de 1 hora para realizar as atividades deste plano. Seria interessante planejá-la para uma aula geminada.

Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não entender a importância da etapa de planejamento e querer iniciar, já nesta aula, a produção textual. Converse com os educandos sobre a importância de pensar e planejar a produção para que o produto do trabalho investido seja de qualidade.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

ARCOVERDE, M. e ARCOVERDE, R. A escrita como processo. UEPB. Campina Grande: Natal, 2007. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A10_J_1_.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Introdução: 5 minutos.

Orientações:

  • Receba os alunos com as classes em quartetos, pois esta disposição será importante para o desenvolvimento e também para o fechamento da aula.
  • Questione os educandos quanto à pergunta do slide. O que é um Conto popular? (É necessário que o gênero em questão já tenha sido trabalhado em aula para que os educandos tentem responder ao questionamento e também para que a escrita do mesmo seja planejada. Veja sugestões de aulas envolvendo habilidades de leitura, análise semiótica e oralidade nos planos de aula desta sequência do gênero Conto popular.)
  • Apresente aos educandos o conceito de Conto popular, dado por Alexandre Parafita. Faça a leitura com auxílio de data show. Veja maiores informações sobre o gênero em Materiais complementares.

Materiais complementares:

Para acessar o conceito de Conto popular, dado por Alexandre Parafita, clique no link abaixo:

PARAFITA, A. O que é um conto popular? Publicado em blog: Alexandre Parafita. Disponível em: <http://www.trasosmontes.com/alexandreparafita/content/view/14/31/>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Para acessar mais detalhes sobre o conceito de Conto popular, clique no link abaixo:

SÉRGIO, R. Tipos de contos populares. Publicado em: Recanto das Letras. 2009. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1634137>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que a aula em questão é destinada ao planejamento de um Conto popular. Seria interessante também, caso queira utilizar os três planos deste módulo, que os alunos fossem avisados de que esta é a primeira aula de um módulo Produção textual, ou seja, que terão aulas dedicadas à escrita, revisão, refação e socialização dos textos. Explique aos alunos que, para planejar a produção de um Conto popular, será necessário pensar em elementos que são essenciais neste gênero: quem será seu interlocutor, quais serão os personagens, os cenários, o tempo da narrativa, o tipo de linguagem que será utilizada.
  • Cole, no quadro, alguns pequenos cartazes com informações sobre gêneros diversos e peça que os discentes deixem colados no quadro apenas aqueles que se relacionam com os textos lidos em aulas anteriores e também com o conceito de Conto popular lido recentemente. Para este momento, as informações que deverão ser relacionadas ao gênero Conto popular são: gênero originalmente oral; representa a cultura de um povo; os personagens e cenários caracterizam a cultura a que pertence o enunciador; a língua é representada com linguagem simples, coloquial, muitas vezes com variedades linguísticas próprias da cultura do enunciador; é um texto em prosa, normalmente escrito em parágrafos; pode utilizar-se tanto do discurso direto quanto do discurso indireto. Veja aqui as sugestões de cartazes e aqui um material que dá orientações ao professor sobre cada cartaz sugerido.
  • Deixe colados no quadro somente os cartazes que fazem referência aos elementos do gênero Conto popular.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Instigue os alunos com o slide 4. Quem seria Malasartes? Por que a expressão “más artes” está em destaque? Espera-se que compreendam que o nome Malasartes quer dizer “má arte”, ou seja, más ações, “arte” no sentido de travessura, traquinagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Proponha a apreciação do trailer do filme Pedro Malasartes e o duelo com a morte. Veja sua indicação nos Materiais complementares.
  • Questione os alunos quanto a alguns aspectos da história brevemente explicitada: Como é o personagem principal? O cenário explícito no trailer é típico de alguma região do país? Como é a linguagem utilizada? (Espera-se que percebam que o personagem é apresentado como alguém que está sempre aprontando, que percebam também que, tanto o personagem principal, quanto cenário e linguagem, representam o povo simples do interior, seja do nordeste ou de outra região do país.)
  • Explique aos alunos que o personagem em questão é conhecido há bastante tempo no país, principalmente no Nordeste, e que suas histórias são muito próximas às histórias do personagem João Grilo, do livro de Ariano Suassuna, O auto da compadecida, adaptado para minissérie e cinema.

OBS: Seria interessante que os alunos já tivessem entrado em contato com Contos populares de Pedro Malasartes e cheguem em aula com conhecimentos prévios a respeito do personagem. Veja nos Materiais complementares alguns exemplos de contos em que são explícitas as peripécias de Malasartes. Peça aos alunos que levem para a aula os contos já lidos, para utilizá-los como textos de apoio, no momento do planejamento.

Materiais complementares:

Para acessar ao trailer do filme Pedro Malasartes e o duelo com a morte, acesse o link abaixo:

Malasartes e o duelo com a morte. Vídeo (2,45s.) Publicado por: Telecine. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KMfttUDw6q0>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Para acessar exemplares de contos sobre Malasartes, acesse o link abaixo:

SÉRGIO, R. Recanto das Letras. A árvore que dava dinheiro - Histórias de Pedro Malasartes. MS: Campo Grande, 2013. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/causos/1049695>. Acesso em: 3 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente aos alunos, em slide, algumas imagens que caracterizam a região Nordeste do Brasil (Personagens, cenários). Explique aos mesmos cada imagem apresentada, para que possam ter esses elementos como base para sua posterior produção. Para auxiliá-lo(a) às explicações aos alunos, clique aqui, que você terá maiores informações sobre o relevo e vegetação da região. Clique também aqui para pesquisar sobre vestimentas típicas do Nordeste brasileiro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente aos alunos, em slide, algumas imagens que caracterizam a região Nordeste do Brasil (Personagens, cenários). Explique aos mesmos cada imagem apresentada, para que possam ter esses elementos como base para sua posterior produção. Para auxiliá-lo(a) às explicações aos alunos, clique aqui, que você terá maiores informações sobre o relevo e vegetação da região. Clique também aqui para pesquisar sobre vestimentas típicas do Nordeste brasileiro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Peça a um aluno que leia aos demais, algumas das expressões típicas da região Nordeste e seus significados, presentes neste link.
  • Sugira que os discentes anotem o endereço do site para utilizarem algumas das expressões ali presentes, em sua futura produção textual, dando assim maior riqueza ao vocabulário dos personagens.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha o planejamento da produção de um Conto popular (individualmente), com a temática: As peripécias de Malasartes. Instigue os educandos a relembrar contos ouvidos em sua infância sobre o personagem Pedro Malasartes. Peça que criem histórias bem diferentes e divertidas que resgatem o personagem (figura característica da cultura interiorana - vestimenta, fala, crenças etc.). Explique que os personagens secundários podem ser tanto humanos quanto animais, como é comum nos contos de animais. Os personagens podem ser encantados, mágicos também, como nos contos de encantamento. O que não pode faltar são peripécias, ou seja, arte, no sentido de ser “arteiro”, “travesso”.
  • Lembre os educandos de que a função de um conto é de entreter, ensinar ou fazer refletir seu interlocutor (os interlocutores, neste caso, serão os próprios colegas).

OBS: O planejamento será realizado em uma folha (esquema) entregue pelo professor. Veja no slide seguinte.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que completem, de acordo com os elementos da narrativa e com as características do gênero Conto popular, dispostas no quadro nos pequenos cartazes, anteriormente, um esquema entregue por você (em folha de ofício, uma cópia para cada aluno). Este material servirá de rubrica de qualidade para a sua produção e será observado, conferido, sempre que houver necessidade, tanto no planejamento, quanto na escrita, revisão e reescrita do texto. Veja um exemplo de esquema nos Materiais complementares.

Materiais complementares:

Para ver um exemplo de esquema com os critérios do gênero preestabelecidos, clique aqui.

Para ver comentários sobre o preenchimento do esquema acima, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Feche a aula com a socialização dos planejamentos em pequenos grupos de quatro integrantes. Cada grupo terá a incumbência de ler os quatro planejamentos e, posteriormente, auxiliar-se mutuamente com ideias, sugestões, acréscimos ou refutações. (Espera-se que compreendam que um planejamento com sentido deverá seguir a temática proposta e ser bem interligado, respeitando o que foi estudado sobre as características do gênero e sobre o personagem proposto. Os critérios apresentados nos cartazes e no esquema devem ser revisados para que o educando tenha certeza de que os está seguindo. É importante que os alunos sintam-se à vontade para sugerir melhorias nos planejamentos dos colegas. Como possibilidades de sugestões temos: volte ao personagem principal - reveja suas principais características; as traquinagens apresentadas não têm sentido ou não têm relação com o problema inicial; repense o desfecho da história, para que tenha mais emoção, humor, reflexão etc.)

OBS: O ideal seria que este momento de planejamento fosse utilizado em aulas geminadas, para garantir a sua realização integral.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano